Diospireiro, Diospyros kaki (Ebenaceae)


Temos dois diospireiros já grandes que dão fruta muito tardiamente. Antes as folhas passam de verde a vermelho espectacular. A quantidade de diospiros é tanta, que alguns ramos partem com o peso. A solução passa por ainda na fase inicial de maturação, aliviar a árvore de parte da fruta.

Uma resposta para“Diospireiro, Diospyros kaki (Ebenaceae)”

  1. marcio adriano

    olá, turma. gostaria de saber como é o processo de inicialização do kaki. do 1º passo que é a semente até a colheita da fruta.
    é que a minha mãe está muito curiosa, e quer saber um pouco mais sobre esta fruta tão linda e gostosa.

    obrigado!

  2. Ana Castro

    Olá!

    O meu avô e a minha avó tem um quintal muito bonito onde cultivam não só alguns vegetais comuns, como também tem flores e árvores de fruto. Há sempre muita “discussão” entre a família quanto à poda e ao tratamento das árvores de fruto!!!É uma confusão, porque uns dizem isto e outros dizem aquilo, mas ninguém é verdadeiramente entendido naquilo!!!Bem…o que eu queria perguntar era como é que me posso informar somos a época de poda de cada árvore de fruto e quais as melhores técnicas para tratar delas.há algum site na internet onde possa saber disso?

    Obrigada,

    Ana Castro.

  3. Bruno

    Bom,até agora a maioria do pessoal fala mal que se farta deste “fruto dos deuses” , como dizia Lineu.
    Devo confessar que gostos nem se discutem, mas sinto que é quase um dever dizer-vos(digamos que é quase como fazer serviço público),que deliro quando sinto aquela polpa maravilhosa a escorregar na minha garganta, ainda por cima docinha que nem mel(ou quase)!
    Gostos nem se discutem, além para quem não sabe faz muito bem aos cabelos, unhas, é um óptimo auxiliar intestinal, e a maioria dos seus oxidantes serem utilizados para cremes anti-envelhecimento, além de ser rico em vitaminas A,B,C,CÁLCIO,TANINO,FÓSFORO,SÓDIO,entre outras coisas que o nosso organismo necessita,pronto tudo bem tudo tem um senão , o diospiro contém algumas calorias, ou seja não é nada bom para quem está de regime, mas como eu me preocupo essencialmente em desfrutar dos prazeres da vida, porque mais tarde ou mais cedo envelheço e bato a bota , continuarei a disfrutar deles … principalmente de um bem redondinho vermelho- alaranjado … docinho que nem mel!

  4. José M. Martins

    Desejava ser informado se o diospireiro nascido duma semente, pode ser plantado sem ser enxertado, como normalmente se faz em diversas àrvores de fruto, se sim, como o qaundo se deve proceder a essa operação?

  5. José Rui Fernandes

    Acho que a resposta é depende — se a árvore for híbrida, quase de certeza não sairá verdadeira à qualidade; se não for, em princípio sairá, mas também não é certo que não regrida.
    Isto em termos gerais.

    Relativamente ao diospireiro, de facto não sei. Lamento não poder ajudar.

  6. VASCO SILVA

    TENHO UM DIOSPIREIRO COM QUATRO ANOS E DEVO AGRADECER-LHE A GENEROSIDADE COM QUE ME PRESENTEIA DE FRUTOS. TENTEI PLANTAR OUTRO,MAS NÃO VINGOU. COMPREI OUTRO QUE COLOQUEI NO MESMO LUGAR, MAS TAMBÉM NÃO PASSA DA “CEPA TORTA”. HÁ UM ANO QUE NÃO EVOLUI NADA E JÁ TEM RAMITOS A SECAR. QUE DEVO FAZER?
    SERÁ DO LOCAL? DISTA DO OUTRO CERCA DE VINTE METROS. A TERRA É IGUAL. DIZEM QUE NÃO QUER MUITA ÁGUA. O VIVEIRISTA NÃO TEM RESPOSTA PARA O FACTO.

  7. Paulo Pereira

    Boa tarde
    Tenho um dispireiro em Moledo – Caminha, aí com uns 10 anos e só deu fruto no 2.º ano; a partir daí nunca mais frutificou.
    Todos os invernos lhe dou uma poda, sulfato com sulfato de cobre e cal e no verão rego regularmente. Será que não gosta das nortadas que vem do mar.
    Não sei mais o que fazer e já me apeteceu cortá-lo.

    Agradecia a v/ ajuda.

    Cumprimentos,

    Elisabete Pereira

  8. Hernâni Pinto

    Olá muito boa tarde, agradecia informação sobre um mal que meu diospereiro pessui. quando rebentam as folhas estas começam a ficar enroladas e depois secas o fruto vem em quantidade mas depois começa a cair até ficar meia duzia de frutos já o polvurizei com um anti fungo mas não sei qual o produto melhor para o fazer, agradecia encarecidamente alguma informação sobre o assunto muito obrigado -um bem-haja

  9. Roberto Valadas Preto

    Eu também sou dos que adoram comer diospiros!
    Mas gostaria de saber, se alguém souber claro está, onde posso encontrar à venda um diospireiro para eu plantar aqui na zona de Lisboa. Alguém me poderá elucidar?!

    Desde já muito obrigado

    R. Valadas Preto

  10. GILBERTO MAIA

    PAULO, não sou muito entendido, mas fui criado no campo; a minha opinião,não se pode podar as arvores todos os anos, caso contrário não dão fruto no ano seguinte ou mais.
    Tenham atenção ás fases da lua quando fazem as podas e mais importante quando são plantadas, porque não crescem!

  11. RICARDO LEÇA

    bom dia
    antes de mais parabens pelo facto de terem diospireiros, e uma arvore magnifica relativamente aos ramos partirem tenho a dizer que a unica solução e efectuar uma poda correcta e equilibrada .
    plantar diopireiros por obtidos por via seminalnão me parece ser boa opção devido ao facto de ser uma incerteza relativamente a qualidade .
    em relação aos fungos uma apluicação de um produto a base de cobre (tipo calda bordalesa) resolve o assunto. boas colheitas para todos.

  12. Joao Fernandes

    Reparando no citado “não se pode podar as arvores todos os anos, caso contrário não dão fruto no ano seguinte ou mais.
    Tenham atenção ás fases da lua quando fazem as podas e mais importante quando são plantadas, porque não crescem!”

    Tenho alguns diospireiros. Não sei os nomes. Foram comprados em feiras e traziam uma etiqueta dizendo DIOSPIRO. Uns são pequenos e com muitos ramos. Outros maiores e menos ramos.
    Os mais produtivos são os pequenos, mas partem-se-lhes a pernadas com o peso dos frutos.
    Será que lhes posso fazer uma poda mais agressiva para remover algumas pernadas de modo a que as outras fortaleçam.
    Obrigado pela eventual ajuda.

  13. Joao Fernandes

    Haverá alguma árvore mais resistente para fazer enxerto de Diospiro?
    Novato nestas “lides”, perguto: em relação às fases da Lua, quando devem ser plantados e podados os Diospiros?
    Obr

  14. José Rui Fernandes

    Os diospireiros não gostam de podas drásticas, nem de poda em geral. Aliás, suspeito bastante dessas podas drásticas relativamente a todas as árvores. O mais natural é estragar.
    A solução para as pernadas que se partem é mondar os frutos. Os que ficarem serão melhores.
    O enxerto (que desconheço), não iria fortificar os ramos, pois os frutos dão no garfo, cujos ramos irão continuar com características quebradiças. O porta-enxertos ser forte neste caso é indiferente.

    Quanto à Lua, ainda não li nada científico que secunde essa relação entre o astro e as culturas. Pelo contrário, já José Marques Loureiro no fim do Séc. XIX dizia que é uma crendice depois de ter feito diversas experiências. Mas suponho que mal não fará. Quem tem dúvidas que faça experiências.

  15. nemesio alves

    boa tarde so tenho a acrescentar que talvez seja boa ideia escorar os ramos mais frutificados boas colheitas

  16. Joao Fernandes

    Fica o meu pedido de desculpa por colocar aqui esta questão.
    Tentei noutro espaço sobre o tema em causa, da Quinta do Sargaçal, mas não tinha como editar. Daí a razão.
    Tenho uma Ameixeira (Ameixa preta e grande) que há anos lhe aparece uma goma tanto nas pernadas como no tronco.
    Inicialmente combati com Calda Bordalesa, mas o resultado foi ineficaz.
    Este ano, no inverno, raspei com uma navalha os locais onde estava a goma e reforcei através de pincelada com Calda Bordalesa, os locais raspados para além de polvorizar também toda a árvore com a Calda.
    Agora com rebentos a aparecer, a goma em menor quantidade começa a dar ar da sua “graça”.

    -O que observo, é uma doença ou é característico da espécie de árvore?
    -Será que a árvore está doente e pode contaminar as outras à sua volta?
    -Terei que e retirar?
    -Sendo uma doença, haverá meio para a combater?

    As que estão à sua volta são de outra espécie.
    Nela, o ano passado já fiz enxertias que pegaram. Ainda não dá para perceber se os enxertos vêm de boa saúde ou se vão ter o mesmo comportamento.

    Grato pela colaboração

  17. Joao Fernandes

    Mais um pequeno comentário ao anterior.

    O terreno onde está plantada, é arenoso.

    A rega é feita com gotejadores, 50cm acima do solo, num sistema contínuo de rega para as outras árvores.

    À sua volta tem uma Macieira(Reineta) e Ameixeiras de “espécies” diferentes.

  18. albanodealmeida

    bom dia para todos. Bom, eu não posso fazer nenhum comentario porque não sou entendido em nada de plantação de arvores. Sou de Montalegre Alto Barroso “tras-os-montes” e gostaria de plantar diospireiros, porque também eu8 adoro os tais “caquis” mas nao sei se nesta zona do pais esta plata dará bem, estamos a uma altitude de + -1.000 metros, zona muito ventoza, onde gea e neva muito e gostaria de saber se esta arvore o “diospireiro” se ele se dara por estas bandas?.A todo o meu muito obrigado pelas ajudas que me possam dar.

  19. Joao Fernandes

    Bom… parece que fomos abandonados às nossas boas intenções.

    Sobre o diospiro em climas rigorosos, penso que se dão. Depende da espécie.
    Em Viseu, onde neva também, tenho lá alguns que se dão muito bem.
    Têm pele encarnada (não sei o nome)

  20. ManuelLourenço

    Muito boa tarde,

    Tenho acompanhado este fórum e encontro mais dúvidas do que resposta. Vou, pois, acrescentar mais uma. Tinha um diospireiro que ia no terceiro ano de produção com bastantes frutos, para a idade, a meio do desenvolvimeto quando as folhas começaram a apresentar em volta de todo o bordo uma zona castanha de cerca de 8mm de largura. Os fritos não cresceram mais embora tivessem amadurecido até um certo ponto. Depois a árvore secou. Como entretanto plantei outro, neste momento bastante viçoso, receio que possa ser atacado do mesmo mal que, nem sei qual é nem sei qual é o tratamento. Se alguém me poder dar informações das doenças e rspectivo tratamento que atacam esta cultivar muito grato ficaria. Tenho gasto horas de pesquisa e não consigo encontrar nada – nabice minha concerteza!
    Localização – Palmela

    O meu bem haja a todos.

  21. António Rei

    Com respeito à póda do diospireiro
    Pela informação que tirei de um livro que trouçe de frança e que dis respeito à poda de todas as árvores de fruto o diospireiro ou plaqueminier KAKI é podado da seguinte maneira ,desde a plantação ou seja primeiro ano ,deixár 5 olhos que vão dar 5 Pernadas e todos os anos deixar 5 olhos em cada ramo novo ,e ao 5º ano lá estarão os ditos cujos prontos a ser consomidos

  22. José Maria

    tenho um diospireiro que carrega de frutos. Mas quando os mesmos tem um diametro de 2 cm começam a cair( o que esta acontecer nesta epoca) não sei o que fazer alguem me pode ajudar

  23. António Rei

    Caro josé Maria
    Saiba que o diospireiro é uma árvore que em geral deixa caír bastante fruto quando este é pequeno, mas o melhor sería que na época da poda cortaçe alguns rámos mais velhos para renovar a cópa e dar mais vitalidade à árvore
    (ao cortar sempre a 40/50 cm do tronco para a árvore poder arebentar no ano seguinte)

  24. Ana Garcia

    Plantei um diospireiro fez este Agosto 1 ano.
    Gostaria que alguém me informasse quando devo podá-lo.

  25. Cândida Tavares

    Tenho um diospireiro que todos os anos dá uma grande quantidade de frutos grandes e doces. Como adoro aquela fruta, como diàriamente e por vezes mais do que um. Últimamente tenho-me sentido diferente com tonturas matinais. medi as tenções e não vi grande alteração. Disseram-me que este meu mal estar é do fígado devido aos dióspiros. Ainda não fui ao médico, faço intenção de ir amanhã. No entanto gostava de saber se realmente o diospiro faz mal, pois sempre ouvi dizer que era equivalente a um bife. Diga-se de passagem que prefiro de longe um diospiro do que um bom bife.

  26. Joao Almeida

    Tenho um diospireiro ha mais de 10 anos. Só deu duas vezes fruto. A primeira vez deu uma producao muito escassa e a segunda vez teve uma boa producao. Agora já há uns anos que promete dar muito fruto e depois cai todo. Já nao sei que mais fazer a nao ser corta lo pelo pé
    Existe algum produto no mercado para evitar que os pequenos frutos caiam? é que caiem todos mesmo
    Peço que alguém me ajude. Obrigado

  27. António G.Fernandes

    Falando de diospireiros tenho um na cidade de Seia ha mais
    de quinze anos .todos os anos da uma grande quantidade de
    frutos e muito grandes.No entanto nesta epoca muitos caem
    mas fica sempre com quantidades mais que suficientes.
    Quanto à poda todos os anos podo parte dos ramos velhos geralmente em Janeiro e se possivel na lua cheia.
    Quanto a tratamento,so trato apos a poda com calda bordalesa ou outro produto a base de cobre misturado con oleo de verão.

  28. Joaquim Gonçalves

    Este ano plantei dois diospireiros, um Fau-Fau, e outro Coroa de Rei.O coroa de Rei rebentou no bravo. O Fau-fau rebentou bem, mas passados três meses, já cairam as folhas e parece que secou, o que devo fazer?

  29. José Lopes

    Tive um diospireiro que carregava todos os anos, a partir do 6.º ano.
    Todos os anos o podava, em Dezembro/Janeiro, retirando-lhe metade dos pequenos ramos e cortando as extremidades dos ramos mais compridos.
    No ano passado o vento partiu-o, junto à terra.
    Este ano apareceram vários rebentos em vários locais e necessito de enxertá-los.

    Qual a melhor altura e quais as melhores técnicas?

  30. E. Matos

    Olá a todos!

    Depois de ler todos estes comentários e pedidos de ajuda, não resisto a comentar também, baseado na experiência que adquiri com 2 diospireiros “coroa de rei”, comprados e plantados em 1985, portanto há já 26 anos.

    Desde o segundo ano (após plantação) que sempre deram frutos grandes e em abundância, apesar de pràticamente estarem abandonados à sua sorte, pois nunca lhes fiz qualquer tratamento ou poda.

    No entanto, o ano passado, resolvi fazer uma poda profunda num deles, cortando-lhe a copa a 3 metros de altura e encurtando os ramos laterais, de forma a não ter que escorar tanto. O outro cortei-o pelo pé, mas a 1 metro de altura, já que o seu tronco era bastante grosso e pensava aproveitá-lo para fazer uma mesa.

    Resultados: – O primeiro não estranhou a poda, porque frutificou tal qual como nos anos anteriores, com a vantagem de me parecerem os seus frutos maiores que o costume; o segundo, ou seja, o tronco de 1 metro, como não fui rápido a fazer o estrado de madeira para lhe por em cima a servir de mesa, começou a rebentar por todos os lados, de tal maneira que desisti dos meus planos e deixei crescer os rebentos, amparando os mais vigorosos e cortando os restantes. Como resultado desta operação, alguns dos rebentos frutificaram (embora em menor quantidade), mas os frutos cairam todos. Este ano, quando chegar a altura, vou aparar-lhe os rebentos maiores (alguns têm quase 3 metros) e esperar pelo próximo ano, para ver se já como dos seus frutos.

    Moral desta “experiência”:

    Muitas vezes, por muitos cuidados que possamos dispensar a um ser (seja humano, animal ou vegetal), os nossos esforços são infrutíferos e os resultados da nossa dedicação péssimos; outras vezes, sem qualquer espécie de assistência e contrariando tudo o que é racional e lógico,
    a natureza encarrega-se de fazer verdadeiros milagres.

    Abraço.

  31. Viny

    Olá Boa noite.
    Tenho 1 dióspireiro no meu pequeno quintal, já deve ter uns 5 anos. Todos os anos dá grandes frutos, doces, enfim… maravilhosos! E todos os anos é podado, isto porque o meu quintal é pequeno e não o posso deixar crescer muito. É certo que não são grandes podas, só mesmo os rebentos do ano. Mas nunca deixou de dar fruto.

    Por outro lado, o meu dióspireiro dá imensas sementes, todos os anos as semeio, mas nada… não consigo fazer com que vinguem. Não sei se há alguma técnica especial, o que é certo é que não consigo… até já tentei quebrar a casca da semente para ajudar na germinação e nada…

    Cumprimentos,
    Viny

  32. rui

    Ola boa noite
    Gostava de saber qual o sulfato adequado para os disopireiros.
    Cumprimentos
    Rui

  33. Miguel Madureira

    Quria tambem que me informassem como e quando enxertar um diospireiro, para preservar uma espécie rara, muito boa, cuja árvore por ser muito antiga está morrendo aos poucos.Obrigado.

  34. Olga Maria Pereira

    Olá a todos
    Tenho um diospireiro com 4 anos que nos 2 primeiros anos deu muitos frutos grandes e saborosos.
    Acontece que no ano passado,apesar de ter muitos frutos,eles cairam todos, nao vingando nenhum. Pensei que tivesse sido do tempo, ou que o vento os tivesse feito cair.
    Infelizmente este ano verificou-se o mesmo problema,e todos os frutos cobrem o chao como um manto.Só cai mesmo o fruto,tendo cada um, duas manchas pretas .
    Que poderei fazer? Será que a arvore tem alguma doença?
    Está tão viçosa e grande!!! Que poderás ser???
    Alguém poder-me-á ajudar ??? Obrigada.

  35. gil silex

    Para responder a isto..

    “Queria tambem que me informassem como e quando enxertar um diospireiro, para preservar uma espécie rara, muito boa, cuja árvore por ser muito antiga está morrendo aos poucos.Obrigado.”

    Pesquise no google por “alporquia” e tente a sua sorte… já fiz noutras especies de arvores e funciona, este ano vou fazer o mesmo num diospireiro 5 *****

  36. Jose Rodrigues

    ola gostaria se me podiam dizer como fazer para a melhor maneira para arrancar um diospireiro e planta lo em outro logar , e se e posivel enchartar o diospireiro noutro tipo de arvore de fruto e qual delas da .

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.