Lepra do pessegueiro (Taphrina deformans)


Hoje o dia começou com uma desilusão: Os nossos quatro bonitos Pessegueiros (prunus persica) (dois var. Early Red Heaven e dois Mara Rosa) apresentam-se com um aspecto pouco saudável. Após alguma investigação, concluímos que se trata da lepra do pessegueiro (Taphrina deformans).

Este fungo ataca as folhas, ramos, flores e os frutos. Primaveras frias e húmidas favorecem o desenvolvimento da doença. Com temperaturas abaixo dos 10 ºC o fungo não se desenvolve. A temperatura óptima de desenvolvimento é de 20ºC. A partir dos 26 a 30ºC o fungo não tem condições para viver. Esta última condição parece explicar o facto de que as folhas nascidas tardiamente sejam menos atacadas.
O principal cuidado a ter no combate e prevenção é a eliminação da madeira da poda. Na queda da folha, pulveriza-se com Calda Bordalesa. Antes da Primavera, pode-se proteger as árvores com um plástico.

Uma resposta para“Lepra do pessegueiro (Taphrina deformans)”

  1. Glaneuse

    Olá também os meus pessegueiros estão cheios desta doença. Li que devíamos apanhar as folhas doentes e pulverizar com calda bordalesa antes da floração. mas neste caso a floração já se deu e só depois pelas folhas deformadas descobrimos a doença. O que poderemos fazer agora. Nada e esperar pelo outono para tratar as árvores? e ficande de antemão com a certeza que não vamos ter frutos saudáveis? Ou será que podemos ainda salvara a colheita pulverizando agora as árvores? ou isso é improdutivo a até perigoso para nós quando consumirmos os frutos?

    Obrigada

  2. José Rui Fernandes

    Se as árvores estão fortes apesar da doença, dará para ter alguns frutos e são saudáveis. Não podem pulverizar com a árvore em flor, senão não haverá colheita. Depois de os frutos estarem do tamanho de uma bolinha, pode pulverizar, mal não faz. Mas a doença desaparece com o aumento da temperatura.
    Pessoalmente, desisti dos pessegueiros. Só dão trabalho e problemas.

  3. vitor silva

    Gostaria que me informassem como devo nesta altura tratar a lepra bdos pessegueiros.

  4. Cristina Santos

    A lepra do pessegueiro deverá ser tratada do seguinte modo (e começando pelo Outono):
    – Á queda das folhas (Out/Nov) – aplicar um produto cúprico que poderá ser calda bordalesa, oxicloreto de cobre ou a forma mais eficaz o hidróxido de cobre.
    – ao entumescimento dos gomos (inicio da Primavera), ao botão rosa e à queda da pétala com metirame, tirame ou zirame (escolher um dos três).

  5. José Rui Fernandes

    Cara Cristina Santos, há uma série de produtos comerciais da indústria química que se podem utilizar, não há dúvida. Esses três que refere segundo rápida pesquisa que fiz são fungicidas sistémicos, que pessoalmente nunca utilizaria. O Metirame parece que foi proibido nos pessegueiros por falta de dados sobre os resíduos.
    O que gostavamos de saber é como ter pessegueiros sem recorrer à agro-química (ou por outras palavras, segundo métodos biológicos). O que me parece, é que no nosso clima não é possível.

  6. necallopes

    tenho dois pessegueiros plantados este ano com lepra e eatão a comecar a florir que produtos lhe posso deitar para os tratar.

  7. antonio

    Eu também faço parte daqueles que estão desmotivados com os pessegueiros. Faço os tratamentos recomendados e no entanto o aparecimento da lepra nesta altura do ano é um dado adquirido que não consigo eliminar.
    Se me souberem dar umas dicas no sentido de me ajudarem no tratamento ficarei grato.
    As minhas saudações,

    (antonio)

  8. oscar cruz

    Também eu estou muito triste com os meus pessegueiros,apesar de os sulfatar pintar os caules com cal,podar,adobar e regar,ser dos frutos preferidos,não sei mais que fazer para combater esta praga da lepra.
    Aceito dicas,obrigado.

  9. José Rui Fernandes

    Sem utilizar químicos próprios na época adequada não há hipótese de ter pessegueiros sem lepra no nosso clima. Note que a lepra passa naturalmente mal aumenta a temperatura.

  10. malheiro

    gostaria de saber tecnicas para combater afideos verdes e pretos.
    podem ajudar?
    obrigado
    Cumprimentos
    Malheiro

  11. maria de fatima coelho

    carissimos

    tenho alguns pessegueiros e floridos, estou na serra da mantiqueira a 1530 de altitude, temperaturas variando, nesta época, entre 8 e menos 2 graus, tenho seguido recomendaç~es acima só que os frutos quando amadurecem dão uma podridão e não consigo um fruto sequer para consumo.
    existe ajuda para isso.
    gratos

    fatima

  12. Celestino

    Os meus pessegueiros padecem dos mesmos males que os vossos (lepra) e também resina nos ramos. Estão localizados a 200 metros do mar,na região do Oeste, numa encosta abrigada e orientada a sul, onde a amplitude térmica diurna raramente desce dos 17º no Inverno ou passa dos 27 no Verão.
    Vou agora começar a luta. Agradeço conselhos.

  13. domingos sa

    os pessegueiros, sao das arvores que realmente dão bastante trabalho, mas no norte onde me encontro faço os seguintes tratamentos:
    inverno-oleo verão (garbol, soleol fitanol) -Novembro-Dez-Jan. sulfato de cobre e cal (notem que o sulfato tem mais 5% de cobre do que a calda bordaleza ja feita. fim da floração (captan intervalado com Mancozan e Pomarsol ) tratamento para bichado bactil 2 ou se preferirem o Decis.
    esta e a minha experiencia e resulta. residuos apos exame
    laboratorial, dentro dos limites.

  14. Carlos H. Duraes de Carvalho

    Foi bom encontrar esta discussão. Tenho tirado as folhas afectadas dos pessegueiros e de facto a determinada altura a doença desaparece. Aprendi agora que a doença desaparece com o calor!

  15. jose carlos

    antes de mais para haver susesso com os pessegueiros devamos começar pelas raizes eziste já no mercado um porta enxertos hibrido que é nada mais nada menos que amendoeira brava com pessegueiro dois em um alterado em vitro é o chamado GF677 muito mais resistente a doenças e com maior longitividade pois eu sou um amante desta arvore e tenho tido exito com estes novos porta enxertos.

  16. António Martins

    Moro na Serra do Caldeirão e tenho alguns pessegueiros novos.
    Também por aqui a lepra é uma inevitabilidade. No entanto, tenho conseguido controlá-la arrancado as folhas afectadas e as que lhes estão adjacentes (sobretudo se se tocam). Parece-me também que molhar as folhas ajuda (não percebo porquê). realmente, a partir de certa altura a doença desaparece (descobri aqui que é por causa da temperatura. Este ano, o ataque está a ser muito mais suave que nos anos anteriores. alguém me saberá explicar porquê?

  17. Fernando Alves

    boas tardes a todos.
    Pelo que aqui vi, afinal o mal e geral. Eu que pensava que só os meus pessegueiros e que tinham este problema.
    O que eu não sabia é que com o aumento da temperatura a doença desaparece.
    Espero que os meus pessegueiros recuperem, até mete dó olhar para eles (apesar dos tratamentos que fiz), carregados de fruto e todos doentes.
    Obrigado pelas dicas.Continuem a informar o pessoal, da minha parte muito obrigado.

  18. joão Gonçalves

    Obrigado a todos.
    Depois do que li já me sinto esclarecido.
    O meu problema é o mesmo

  19. António

    Boa noite,

    Moro no Norte e tenho o mesmo problema todos os anos,mas o que é estranho é que o caso está a piorar.

    Embora tenha feito os devidos tratamentos de Inverno não consigo eliminar o problema.

    Ajudem-me o mais rápido possível.
    Cumprimentos

  20. Emilia Almeida

    Nós também temos um pequeno quintal no Norte, próximo da Serra da Estrela. Todos os pessegueiros sofrem deste mal. Este fim de semana, como tínhamos mais tempo, arrancámos todas as folhas doentes. Espero que os pessegueiros recuperem, ficaram um bocadinho despidos. Não sabia que as folhas que caem ou tiramos tinham que ser queimadas, lemos que assim que as folhas caem o fungo passa a ser inofensivo. Confirmam a necessidade de queimar as folhas??
    Obrigada

  21. joaquim bento

    Boa tarde a todos.Tambem tenho pessegueiro e ameixoeira na zona do Marco de Canaveses que já deram grandes e sucolentos frutos e que tambem tem esta “maldita doença”´. O pessegueiro está ficando sem folhas e cosequentemente sem fruto. O ameixoeiro esta indo pelo mesmo caminho. A doença é a mesma. Que devo fazer, que tratamento tenho que seguir para salvar as árvores.Obrigado pela vossa atenção.

  22. Aurora Puga de Carvalho

    Sou aprendiz nestas matérias, mas muito motivada para aprender. Comecei o meu “Pomar” o ano passado.plantei pessegueiros, macieiras, cerejeiras,uma pereira e ameixeiras.
    Nao sabia que os pessegueiros eram tão sensiveis e agora como acabei de constatar,um dos pessegueiros apresenta lepra do pessegueiro.Como sou adepta da agricultura biologica, gostaria de saber como trata-los sem quimicos. O que vou fazer de imediato é tirar as folhas afectadas e queima-las.obrigadas pelas possiveis sugestoes.
    Como

  23. José Sousa

    Este ano foi o primeiro que me deu em ter pessegueiros e tratar deles com carinho. Ifelizmente vejo-os com as folhas torcidas e as pontas a queimarem-se. Fiquei desesperado mas ao ler este arftigo e comentários já mew sinto mais alegre. Obrigados a todos que colloboram nesta iniciativa. Vou retirar as folhas estragadas e esperar que a temperatura faça de sua justiça. Muito obrigados pelas dicas!

  24. Paulo Soares Gastaud

    Bom dia a todos. Sou produtor de pessegos na regiao de Pelotas e sigo as recomendacoes da Embrapa Clima Temperado que recomenda para o controle da Taphrina deformans(tambem conhecida como “crespeira”) o uso de Calda Bordalesa no inverno quando nao há mais folhas.Deve-se observar que este sintoma de folhas retorcidas tambem ocorrem devido a presenca de pulgoes sob as folhas novas na brotacao e para este controle a recomendacao é o uso de inseticidas registrados.

  25. Paulo Soares Gastaud

    O inóculo do fungo Monilia fructicola(podridao parda) está sempre presente em nossos pomares. O que nós devemos fazer é controlar a sua populacao e assim evitar a sua disseminacao oque nos trará perdas importantes. O primeiro controle que deve ser feito é no tratamento de inverno conforme sugeri antes pois a calda bordalesa tambem incide sobre a podridao . Depois,tambem preventivamente, o controle da doenca se da, principalmente, com a aplicacao de fungicidas de contato especificos e registrados para o pessegueiro intercalados com fungicidas sitemicos durante a floracao. E por ultimo, a aplicacao de fungicidas na precolheita. Nesta etapa deve-se tambem controlar a mosca das frutas com a utilizacao de armadilhas para que as mesmas nao causem danos nas frutas e consequentemente, evite a entrada do fungo nas frutas.

  26. Rosa Branca

    Tenho um pessegueiro desde Junho 2010 num pequeno pátio.
    Estamos em Setembro e fiquei admirada porque está a dar flor.Não sei se é normal…

  27. joao fonseca

    para o tratamento da lepra do pessegueiro,o melhor produto a usar é o POMARSOL da Bayer !…

  28. carmindo silva

    Aqui uma dica,para coservar,matar o piolho,a lepra da folha etc,deite uma tampa cheia de sonasol original em 4 litros de agua e polvurije a arvure,deixe 2 dias ,depois faça o mesmo com agua limpa ,incrivel mas e verdade.

  29. rosa marques

    meus pessegueiros estão queimados. com um produto que me foi indicado para combater a doença da lepra, como sou novata nestas andanças não sei o que fazer (socorro9 hvará alguem que me posso indicar algo para ajudar os pessegueiros a voltarema ter folhinhas , pois dá dó ve-las cairem .

  30. albano coutinho

    pelo que li nestes comentarios, a doença afeta nesta altura do ano os pessegueiros.quanto à minha experiência deve-se tratar do seguinte modo:tratamento no inicio do outono com 1kg de cobre e 2kg de cal/100l agua e juntar o ” cofidor ” esse tratamento faz-se 15 em 15 dias, até inicio de fevereiro. Depois deve-se fazer o tratamento com um oleo de verão 2 vezes.Quando já o fruto está em crescimento tratar com o pomar sol 3 vezes de 15 em 15 dias.verá os seus pessegueiros saudáveis e bons frutos. nao esquecer uma poda adequada e retirar toda a poda do terreno e queima-la se possivel

  31. preciosa Guedes

    Em 02 de Abril do corrente o Sr. Carmindo Silva deu uma dica que eu pretendia aplicar nos meus pessegueiros que estão com a lepra. O Sonasol que fala, qual é concretamente? Eu pergunto porque existem vários produtos com esta marca para diferentes usos, será que me poderia elucidar sobre qual devo comprar?

  32. Paulo Silva

    Se precisam tratar dos pessegueiros em qualquer altura existem dois fungicidas muito baratos e com resultados excelentes que eu já experimentei e funcionam.
    Essas substâncias são o sumo de limão ou o eucalipto, excelentes fungicidas, basta juntar água e borrifar as árvores e o problema fica resolvido.

    Boas colheitas.

  33. Porfiro Malheiro

    Caros amigos por 2 vezes me aconteceu que 2 pessegueiros começaram a deitar uma espécie de cola pelo tronco e posteriormente começaram a secar lentamente. Algém me sabe dizer qual é a doença e como fazer o tratamento. Obrigado

  34. M.Deus

    o meu problema é com uma ameixeira,está com as folhas todas encolhidas, enroladas porque tem qualquer fungo ou piolho não sei bem,não sei como devo tratar,não gosto muito de usar pesticidas, se alguem soubesse de um produto mais natural… obrigada.

  35. antonio

    senhor profirio a sua árvore apresenta sintomas de seca em que a própria árvore começa a segregar a sua seiva como sintoma e protecção deve ser protegida junto ao caule com casca ou palha para não perder tanta humidade , sendo assim essa mesma humidade fica retida dando mais consistência á árvore

  36. Afonso Santos

    Boa noite a todos. Acho uma uma excelente ideia as dicas aqui publicadas, ajudam bastante para quem tem 2 ou 3 pessegueiros,porque para quem tem pomares,não li nenhuma ajuda,provavelmente nos pomares de pessegueiros a lepra não ataca. Já tomei nota de algumas dicas, só encontrei isto demasiado tarde.Os meus 4 pessegueiros estavam uma beleza,no espaço de 10,15 dias arderam todos com a lepra. Apliquei várias vezes o POMARSOL não resultou,retirei todas as folhas,agora foram os frutos que têm estado a cair todos secos e os ramos mais finos a secar. Não sei realmente o que fazer! Vou ter de arrancá-los!? Isto ainda não tinha acontecido,fica a cerca de 500 metros do mar,próximo de Sintra. Muito Obrigado

  37. Ivete Rutsatz

    boa noite gostaria de saber como faço pois meus pêssegos sempre são podres

  38. Manuel Cardoso

    D. Ivete:
    Procure no Google “Quinta do Sargaçal, os problemas dos citrinos do meu quintal”.
    Tem lá todas as respostas.
    Cumprimentos

  39. Manuel Cardoso

    AS NECTARINAS-O FIM DE UM CICLO:
    Escrevi em 23/07/2012 que estava num sininho com a produção das m/ nectarinas: puro engado, porque a Natureza pregou-me uma partida.
    Estavam de facto vermelhinhas e bonitas, mas, ao abri-las, lá estava a bicharada no caroço.
    Este ano fiz um teste: pulverizei com químico na floração, enquanto esta durou, coloquei as armadilhas como disse em 2012, plantei hortelã pimenta à volta das árvores, como aconselham os produtores bio, e fiquei com a seguinte certeza:
    O bicho no caroço provém dos ovos que as borboletas põem na flor; a mosca do mediterrâneo ataca na casca do fruto maduro, começando este a apodrecer de fora para dentro, com o aparecimento de uma roseta que vai alastrando, salvando-se se forem apanhados bem cedo e vigiados para serem comidos antes que as larvas se desenvolvam. Os produtores não têm este problema porque antes ou a seguir à apanha lhes aplicam químicos, eliminando os ovos e as larvas invisíveis.
    Como não uso normalmente químicos, tomei uma decisão drástica: vou cortar as árvores, porque contra factos não há argumentos.
    Cumprimentos a todos

  40. Manuel Cardoso

    O sr. José Rui Fernandes, e eu mesmo, já dissemos tudo que havia a dizer sobre os pessegueiros. O que noto, é que as pessoas entram aqui e não se dão ao trabalho de ler o que vem de trás, fazendo perguntas repetidas que já estão respondidas.
    Nomeadamente sobre a lepra, que ele já esclareceu, diz a minha experiência de muitos anos que não é preciso aplicar nada. É a mesma coisa que o pelo de leite dos animais quando nascem, que cai com o tempo.
    A folha encarquilhada cai no fim de fevereiro/março, com a subida da temperatura, nascendo outra saudável, sadia, bonita.
    Trata-se de uma questão de aparência, que, se quiserem amenizar, o podem fazer abreviando, com o corte, a inutilização dessas folhas.
    Nunca notei que tivessem qualquer influência na produção. Se fosse esse o maior mal, não os ia cortar, como já disse, já que não uso químicos.
    Para grandes males grandes remédios, pelo que vou plantar cerejeiras no seu lugar.
    Cumprimentos

  41. António

    Dizia o sr. José Rui Fernandes em 9/4/2008 ” que não se devem pulverizar os pessegueiros com flor, senão não haverá colheita”.
    Li aqui na net nas condições de aplicação do Pomarsol ” na Primavera iniciar os tratamentos ao intumescimento dos gomos e repetir os tratamentos durante o período da floração”.
    Gostava de ver aqui algum esclarecimento sobre isto.

  42. José Rui

    Eu não utilizo Pomarsol ou outros químicos fora da agricultura biológica, que considero nocivos para a natureza. Devia referir-me — quase de certeza —, à calda bordalesa. Se nas condições de aplicação desse produto diz isso, não vejo que possa haver dúvidas relativamente a esse produto.
    De qualquer modo, os pessegueiros morreram há muito tempo e não plantei outros, são árvores cheias de problemas.

  43. António

    Agradeço a informação prestada.
    Eu também sou por princípio pela agricultura biológica, mas será possível obter frutos razoáveis quer em quantidade quer em sanidade sem aplicações de produtos à venda no mercado?
    Quanto aos pessegueiros comungo da exclusão dos mesmos dada pelo sr. J. R. Fernandes

  44. José Rui

    Sim, em termos particulares. Em termos de produção comercial, sinceramente não sei responder e é algo que me pergunto muitas vezes. Gosto de acreditar que sim.

  45. António

    Tenho estado atento a este blog sobre os tratamentos da lepra do pessegueiro. A troca de ideias é sempre benéfica e neste sentido li no blog “paixão da horta” umas mesinhas como colocar no pessegueiro um saco de cascas de ovos e plantar em redor da árvore cebolinho e alhos, entre outras.
    Será que me podem dizer da eficácia, ou não, destas mesinhas, e em caso afirmativo que potencialidade preventivas têm as cascas dos ovos.
    C/cumprimentos, António Gonçalves

  46. jose lopes

    Meus caros. Também eu sofria bastante com a desilusão e decepcões constates por causa dos meus queridos pessegueiros: cancro, lepra, pedrado, podridão do fruto, etc. Gastava rios de dinheiro tentando o impossível. Agora, feliz e finalmente tenho o problema resolvido: – quando quero comer pêssegos, vou ao supermercado mais próximo, escolho aqueles que mais me agradam, pago e delicio-me comendo-os regaladamente. Conclusão:- para grandes males, grandes remedios.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.