A Sequóia-gigante, Sequoiadendron giganteum (Taxodiaceae), cresceu


Podem comparar com a foto de há dois meses. Notem o tronquinho vermelho, daí o nome comum Sierra Redwood.

Uma resposta para“A Sequóia-gigante, Sequoiadendron giganteum (Taxodiaceae), cresceu”

  1. Renato Neves

    Estou positivamente surpreendido com esta vossa faceta. O prazer que vocês sentem e transmitem é motivador. Para quem, como eu, alimenta uma fantasia de vir um dia (a voltar) a sentir prazeres iguais. Pouco provável, contudo.

    Que sorte vão ter a Luísa e o irmão em poder crescer nessa escala de tempo.

    Muito pequeno, ia passar as férias grandes com o meu avô numa pequena quinta que ele tinha no Douro. Ainda hoje sinto saudades desses dias: dos cheiros; do trabalho – pouco e que me davam mais para entreter de que outra coisa – que executava com um enorme e ingénuo sentido de responsabilidade; do pequeno riacho; da comida; do primeiro copo de vinho que bebi; da unica vindima que fiz; da filha de um dos caseiros – a minha namorada de faz de conta; dos passeios de domingo; da escuridão nocturna; dos lagares de azeite; do enxofre queimado; do entrar nos toneis para os calefetar com fio e banha; da água pé; do velho piano que nunca ouvi tocar mas que nos fazia uma serena companhia nas noites sem tv; de tudo. Infelizmente, ele teve que a vender. Um péssimo negócio, em família.

    Não se deixem desmotivar pelos problemas que vão encontrando: para além de tudo, vocês já deviam estar habituados. Talvez aquele despejo de lixo no rio seja o mais grave de todos. Murar a propriedade é, aparentemente, inevitável.

    Por favor, continuem. Por mais que custe em feridas e notas.

    Parabéns.

  2. Pedro

    Ok, o outro link era do resultado da pesquisa de “sequóia” no google e também este.. continuo a querer, se possível claro, notícias dela… diz na foto que foi publicada em 2004, julgo que ou está enorme por esta altura ou já nao existe.
    Abraço, aguardo noticas

    ps-agora tou nas plantas por uma questão de espaço, mas hei-de conseguir plantar uma árvore e vê-la crescer ate ao fim dos meus dias.. por falar nisso, espécie de árvore que fique enorme, se dê bem na zona norte interior de portugal e nao absorva demasiada água?

  3. José Rui Fernandes

    Está viva e até tem umas companheiras mais novas. Ainda está em vaso, bem maior, e tem um metro. Só este ano é que irá para a terra e terá oportunidade de crescer a sério.

    Árvores grandes não faltam, falta é tempo para as ver ficar realmente grandes. A Sequoia sempervirens, Liquidambar, Castanheiro, Nogueira, Carvalhos vários… Não faltam escolhas.

  4. LEONARDO OLIVEIRA

    Olá ! Tenho disponíveis mudas de sequóia-gigante (Sequoiadendron giganteum), a pronta entrega em tubetes de 180ml ! Obrigado. Leonardo Oliveira.

  5. Rogelio Raimundo Dosouto

    Boa noite!!
    Sr Jose Ruy Fernandes
    Como vai ?
    A ultima vez que lhe escrevi ja fazem3 anos !, gostaria saber como estao as Sequoias. aquela que fotografou com 5 cm e dois meses depois como esta hoje ?
    Poderia me enviar uma foto recente ?

    Rogelio

  6. José Rui

    De momento não tenho fotografias. Essa Sequóia foi plantada no Sargaçal e lá ficou, como vou lá pouco não sei como estará. Quando tiver fotografias publicarei. Obrigado por passar cá.

  7. Cristiane Bertoldo

    Bom dia gostaria de saber a diferença da sequoia gigante (taxodiaceae) da sequoia gigante (Cupressaceae)

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.