Árvores centenárias destruidas em Leça da Palmeira

Estava eu a jantar num cafezito na Boavista e distraidamente a ler o JN, enquanto na TV passavam pela enésima vez os “importantes casos” do Benfica-Porto, quando deparo com uma notícia chocante! Abateram todas as árvores centenárias da Quinta dos Ingleses, em Leça. Pedi aos proprietários para cortar o jornal, para ler melhor em casa. É intolerável.
Ao visitar o Dias Com Árvores, não só reparo que a notícia já lá está como inaugurou a secção de más notícias. Mas as más notícias não se ficam por aqui.

No jornal Matosinhos Hoje, um artigo publicado em Julho de 2004, não só dava eco à preocupação da população sobre o destino daquele espaço, como demonstra de forma contundente a velhacaria dos promotores imobiliários, contrutores, arquitecto e Câmara Municipal de Matosinhos, com esta pérola do marketing moderno: “Na tranquilidade paisagística do parque urbanístico, foram projectadas pelo arquitecto Bernardo Ferrão nove habitações de qualidade exemplar, com a integração de uma automação doméstica (domótica), conjugando a estética arquitectónica com a perfeita integração no meio ambiente, preservando o palacete e os exemplares arbóreos existentes no mesmo”.
Isto está em linha com o raciocínio sinistro de nos virem fumigar com herbicidas à porta numa carrinha da “Divisão da Qualidade de Vida”. É mais uma página edificante no curriculum ambiental do Sr. Narciso Miranda e da Câmara a que preside. A ver se sai uma fotografia do senhor presidente, junto aos exemplares abatidos, na Revista Municipal de Matosinhos. Afinal, não é todos os dias que arranca uma importante obra de nove habitações de luxo. Que importa que aquelas árvores sejam insubstituíveis pelo menos para duas ou três gerações?

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.