Abril


Regar árvores e arbustos plantados, se o tempo estiver seco.
Plantar árvores e arbustos perenes.
Amarrar novos rebentos de trepadeiras.
Continuar a arrancar ervas daninhas.
Semear novos relvados.
Adubar relvados estabelecidos.
Continuar a semear e plantar vegetais.

Na fotografia: Macieira “Bravo de esmolfe”, Malus domestica, que é uma variedade nacional com Denominação de Origem Protegida.

A tocar no iTunes: The Last Temptation of Susan do álbum “Veil” Band of Susans (Classificação: 4)

Uma resposta para“Abril”

  1. manuela

    Maçãs “Bravo desmolfe” o meu fruto favorito! (e que lindas florinhas). Já agora uma pergunta: A casa do Lódão tem algum lódão… Peço desculpa se já falou sobre isso.

  2. jrf

    Não me lembro se já falei, nem faz mal. Que se veja, tem um, acho que é a árvore grande nesta foto (vê-se mal).
    Então é “bravo de esmolfe” ou “bravo desmolfe”? Esta é de casa, deste ano. O ano passado plantei duas no Sargaçal, estão vigorosas.

  3. manuela

    Bravo de esmolfe, bravo de esmolfe… Durante muito tempo disse bravo desmofo (e ainda agora de vez em quando ;-)

  4. Cerveira Pinto

    Ponto 1. Tomo a liberdade de ser eu a responder à Manuela. Sim, a Casa do Lódão” tem junto uma árvore assim chamada, que acabou por dar o nome à casa. Não sei, infelizmente, pormenores técnicos. Originalmente até eram dois, mas um deles foi cortado (contra a minha vontade). É a árvore que simboliza a cidade de Lamego e, segundo uma belíssima lenda, está relacionada com a presença árabe naquela cidade.
    Ponto 2. Esmolfe é uma terra (distrito de Viseu) e suponho que esta é que deu o nome à variedade assim chamada. Deveria então, talvez (não tenho a certeza, nem sou especialista) escrever-se bravo de Esmolfe (com maiúscula).

  5. manuela

    O lódão é a árvore que simboliza a cidade de Lamego?! Que interessante! Não sabia. E qual é essa lenda? Gostava imenso de a conhecer!

  6. Cerveira Pinto

    O Lódão, na região também chamado “ladoeiro”, encontra-se representado no brasão municipal da cidade de Lamego, assim como um crescente, representando o domínio árabe na cidade… Vou tentar dar uma ideia da lenda… Segundo esta os “mouros” teriam trazido de África a árvore do lódão e tê-la-iam plantado junto à alcáçova do castelo da cidade. Os “mouros” acreditavam que os frutos desta árvore tinham certas capacidades, entre elas a de que, ingerindo os seus frutos, estes fariam esquecer a terra pátria… Assim, deixando de ter saudades da terra-mãe, poderiam ficar na região para sempre. No entanto, apesar de todos os seus esforços, a árvore nunca deu frutos. Diz-se mesmo que fora de África esta árvore não dá frutos. (Será verdade?)
    É mais ou menos assim… Espero que tenha agradado. A minha capacidade de contar não é lá grande coisa…

  7. manuela

    Obrigada pela história. Quando tiver tempo vou ao especialista de heráldica da nossa praça (acho que a página se chama Fisico qualquer coisa…) ver o brasão municipal de Lamego. Os lódãos cá em Portugal são os Celtis australisque dão uns frutinhos, umas drupas redondinhas muito mais pequenas que as cerejas, quase sem polpa. Talvez seja por isso que se diz que não dão frutos porque realmente esta polpa é quase inexistente mas é docinha e eu gosto muito de chupar estas “ginginhas de rua” como lhe chamavam antigamente (e os pássaros então nem se fala). Agora já estão carregadinhos de frutos mas verdes.Há muitas espécies de lódãos e por exemplo nos EU (América do NOrte) em que predominam os Celtis Orientalis com uns frutos mais vistosos (hackberries) costumam fazer compotas e vinhos. (ficava aqui a conversar mais sobre lódãos e etc. mas tenho que ir trabalhar… ;-)

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.