O Árctico e o Aquecimento Global (1)


O Árctico é uma região chave no estudo das mudanças climáticas advindas do Aquecimento Global. Os motivos são a sua especial vulnerabilidade e a sua importância para o clima global (da Terra no seu todo).

Debruçar-me-ei sobre o segundo motivo, que se origina de três factores de impacto:

1) O gelo e a neve reflectem a luz solar. Com o seu derretimento as superfícies escuras aumentarão. Estas absorvem a energia solar implicando o aquecimento adicional da região (que por sua vez implica maior derretimento, mais superfícies escuras, mais aquecimento, num ciclo em crescendo);

2) Existe CO2 (dióxido de carbono) e CH4 (metano) armazenados como matéria orgânica nos solos gelados, com especial relevo para as turfeiras da Sibéria e da América do Norte. No Verão, com o derretimento da superfície existe a libertação dos dois gases com efeito de estufa. O aquecimento do Árctico ampliará este fenómeno.

3) O derretimento dos gelos aumenta a quantidade de água doce descarregada para o Oceano Árctico. Além disso, com a diminuição da estação fria há também menor formação de gelo. Ambos terão efeitos no nível do mar e, provavelmente, na circulação oceânica.

É interessantíssimo este último possível impacto. A sua complexidade e as eventuais consequências são de tal forma fantásticas, que foi explorado no filme de Hollywood, “The Day After Tomorrow“.

O oceano não é uma massa homogénea de água. É “estriado” por correntes que formam camadas. A sua existência deriva, à superfície, do vento e em profundidade de diferenças em temperatura e salinidade. É um mundo escondido… Um mundo lento, que transporta pelo mundo energia, nutrientes, oxigénio e sedimentos. Estas correntes definem a vida marinha e pela ligação estreita entre o Oceano e a Atmosfera, também têm implicações no clima.

No Oceano Atlântico uma corrente superficial designada pela Corrente do Golfo transporta calor das águas tropicais para o Norte … (continua)

Imagem: Cortesia da NASA/JPL-Caltech.

Uma resposta para“O Árctico e o Aquecimento Global (1)”

  1. Olá Gabriela, bela primeira parte. Aguardo a continuação. Peço desculpa, quer a ti quer ao JRF mas não resisto a colocar os seguintes links a notícias que achei relevantes e interligados com o que escreveste aqui:

    Já que falas de gelos e sua importância
    Ice explorer readies for launch

    Já que falas dos mares e sobre o seu mundo escondido com os seus equilíbrios próprios que interagem com tudo o resto neste Planeta
    North Sea ‘needs joined-up thinking’

    E já que obviamente não escapamos ao Aquecimento Global acho que é de particular interesse e importância esta notícia
    UK ‘needs yearly climate updates’

  2. Lowlander

    Boa aquisicao! Ja andava a pensar nisso mas agora esta decidido, este blog vai para a minha lista dos “favoritos”.

  3. jrf

    Caro Lowlander, sabes que a Gabriela está cá emprestada por um importante clube alemão :) , mas parece que vai ficar uma temporadazinha.
    Mas, este blog era uma espécie de diário da terra que adquirimos, lá para perto do Rio Bestança…

  4. Lowlander

    Injusto esse comentario caro jrf…
    Nao aprecio futebol e o que escrevi foi com a intencao de cumprimentar os dois.

  5. jrf

    Era a brincar! Eu também não aprecio futebol (era referência ao facto da Gabriela estar na Alemanha). É lógico que agradeço o comentário e visita — a internet dá para muitos mal entendidos.

  6. Gabriela

    Esqueci-me de te dizer, jrf, de como gosto da fotografia que escolheste. E’ belissima.

  7. Jardinagem.org

    […] que se gele por aqui. Uma boa altura para rever uns textos da Gabriela no meu outro blogue “O Árctico e o Aquecimento Global (1)” e “O Árctico e o Aquecimento Global (2)“. São de 2005, um ano em que os […]

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.