Energia Solar Térmica

Se tudo correr como planeado, iremos instalar ainda este ano, painéis solares térmicos, destinados ao aquecimento de água.
Contactamos a empresa Solar City (o site não é muito amigo do Mac), que nos enviaram um orçamento que totaliza 3.699,00 euros (incluindo IVA misto a 12% e a 21%).
O orçamento considera a instalação de dois painéis e um depósito da marca Sonnenkraft, grupo de bombagem, todos os acessórios e respectiva montagem.
Posteriormente, a nosso pedido, enviaram-nos uma análise económica, considerando os nossos gastos de gás propano. Paralelamente, fizemos aqui as nossas contas (com muitos arredondamentos e poucos dados). Segundo a Solar City, o retorno do investimento dá-se ao fim de 5,7 anos (a nós deu entre cinco a seis anos). Em termos práticos, consideraremos seis anos. Achamos aceitável, pois ainda há os benefícios ambientais e a incerteza do crescimento do preço da energia. No presente, as garrafas de gás aumentam numa base quase mensal.
As emissões de CO2 que podemos evitar anualmente com este sistema, ascendem a 1126Kg.

Uma resposta para“Energia Solar Térmica”

  1. Lowlander

    Peco desculpa pelo comentario off-topic e que nem sequer e para o autor do post.

    Cara Gabriela,

    Peco-lhe encarecidamente que nao se deixe levar pelo panico gerado pelos media a volta da Influenza Aviaria. O Joao Miranda e um toto mas as vezes ate ele acerta.
    A influenza aviaria representa um risco, que nao e desprezivel, para a saude humana. No entanto o principal problema que ela neste momento coloca e veterinario, e deve ser resolvido a esse nivel tal como se faz com tantas outras epidemias nos nossos efectivos pecuarios.
    Para o potencial perigo humano o que ha a fazer esta a ser feito: acima de tudo controlar o quanto antes o problema nos animais, treinar e preparar medicos e outros profissionais para o cenario de epidemia, tentar incutir nas populacoes habitos basicos de higiene pessoal.
    Tudo o resto e ruido mediatico.
    Vacinas nao existem, anti-virais nao sao antibioticos e nem se sabe se a temida estirpe quando e se surgir sera sensivel aos existentes.

  2. jrf

    Caro Lowlander, preferia que não houvesse comentários “off-topic”, que não derivem do próprio seguimento da conversa. Obrigado.

  3. Lowlander

    Caro jrf,

    Percebo perfeitamente. Mais uma vez as minhas desculpas, nao voltara a suceder.

  4. Gabriela

    Obrigado Lowlander. Estamos em casa do jrf e ele e um bocadinho austero. Temos de respeitar. Eu digo-lhe onde e o meu casebre e assim ja nos podemos juntar em alegre cavaqueira. Com castanhas e jeropiga. Combinado? E o jrf fica de fora…

  5. jrf

    Jez… Ainda agora ouvi que o prof. Cavaco Silva tem um estilo de vida austero… Por este andar, estão a dizer para me candidatar.

  6. Gabriela

    A minha mae diria que es demasiadamente serio (ela usa o termo para honesto, integro)… Eu votava em ti. :-)

  7. emerson

    não deixe que os seus medos tornan-se o obstaculo do caminho dos seus sonhos

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.