Diospireiro, Diospyros kaki (Ebenaceae)


Temos dois destes no Sargaçal. Os frutos amadurecem lá para Dezembro, com a árvore completamente despida de folhas. Os meus pais têm uns que amadurecem agora, com as folhas ainda verdes. Alguém sabe qual é uma e outra variedade?

5 Responses to “Diospireiro, Diospyros kaki (Ebenaceae)”

  1. armando

    O que dá agora é chamado “Coroa de Rei” (nome cientifico nao sei) – nota que existem duas variedades (casca fina e grossa).
    O de Dezembro (que é amarelado e rijo) creio que se chama “Frau Frau”.

    São ambos deliciosos.

  2. Filipe

    Concordo com o Armando, embora em Portugal exista à venda ainda as variedades, O’Gosho e Fuyu, mas estes dois têm uma secção transversal quase quadrada. Existe também o rojo brilhante, embora seja o que produza mais é o menos saboroso(pelo menos o que provei e foi só uma vez). O Fau-fau tem uma particularidade, penso que é o único que se pode sem estar completamente maduro porque não é adrisgente.
    O mais saboroso para mim (mas gostos não se discutem) é o Coroa de rei.O Fau fau tem a grande vantagem de se aguentar muito tempo na árvore e ser uma fonte de fruta quando muitas outras escasseiam.

  3. jrf

    Obrigado pelos comentários. Efectivamente, agora me lembro do Coroa de Rei.
    Andei à procura de Fau-fau e não encontrei nada. Apareceu um “Fau de Verzy”, que já deve ser uma especialização francesa.
    Uma última nota, os tardios que lá temos, também acabam por ficar altamente moles, mas este ano vou tentar colher um ou outro antes.

  4. João

    Boa tarde

    Estou interessado em plantar um diospireiro que dê diospiros de roer, mas não sei que árvore devo comprar pois não conheço muito bem as variedades. O que me aconselham e já agora quais são as variedades de diospiros de roer?
    Aproveito também para perguntar, uma vez que a árvore era so para plantar daqui a um mês, se a comprasse agora como podia mantê-la até ir mesmo para a terra, para o seu sítio definitivamente?

    Obrigado

  5. José Rui

    Não conheço quase nada de diospireiros. Manter a árvore, num vaso seria fácil. Com raíz nua, devia enterrar as raízes numa pequena vala pelo menos.

Leave a Reply

Basic HTML is allowed. Your email address will not be published.

Subscribe to this comment feed via RSS