001 Gardénia, Gardenia grandiflora (Rubiaceae)


Plantei esta Gardénia um destes dias, nos 15 minutos de jardinagem. As flores cheiram bem que se fartam. É um arbusto originário da China e é usado para tingir as túnicas dos mandarins (pelo menos é o que diz aqui). O vaso, bastante grande, compramos na Habitat há uns anos. Foi pena não se ter comprado mais. Por baixo da Gardénia, tem umas bolas de barro que trouxe da Jardiland. Evitam que cresçam ervas e retêm a água, mas principalmente, é uma tentativa de manter os gatos ao largo.

22 Responses to “001 Gardénia, Gardenia grandiflora (Rubiaceae)”

  1. carla afonso

    Confirmo o excelente cheiro desta planta.
    É fantástico.

    Além disso, esta planta é fácil de tratar. Gosta de sol ou meia sombra e tem folhas de um verde escuro que facilmente contrastam com os verdes que as rodeiam.
    Cresce relativamente devagar mas pode atingir um porte médio. Bela escolha para um local abrigado.

  2. rosa

    Adoro as gardénias são lindas e o cheiro….
    Deve utilizar composto ácido e regularmente dar-lhes alimentos para plantas ácidas senão nada feito, só agora depois de muitas tentativas tenho uma gardénia verdadeiramente adaptada ao meu jardim e a florir regularmente. Não foi nada fácil!
    A localização tambem é importante o ideal é colocar em lugar protegido dos ventos (perto de um muro, meia sombra e com um pavimento escuro para absorver o calor no inverno.
    Boa sorte.
    rosa

  3. sara ester

    adoro as gardènias ela é muito bonita e muito boa de se cuida…
    ela tem um cheiro bom!!!
    tenho seta planta no meu jardim por isso que digo isto que é boa de se cuida…

    boa sorte rosa!!!

  4. MARIA CRISTINA DE QUEIROZ

    GOSTARIA DE SABER COMO POSSO TIRAR AS MUDAS DE GARDÊNIA E COMO CULTIVAR EM VASOS?

  5. Gardênia

    Após muitos anos ouvindo as pessoas me chamarem de perfume de Gardênia, sem nem almenos ter sentido o maravilhoso cheiro da flor que levo em meu nome, eis que recebi de presente de aniversário de meu irmão, um garboso vaso de gardênia, onde em pleno mês de outubro encontravam-se repletas de belas flores brancas, que da sacada de meu apartamento exalavam um cheiro maravilhoso, tamanha era minha alegria de receber um presente tão autêntico, mas com o passar do tempo minhas gardênias foram amarelando uma a uma, então esperei que florescessem no proximo ano, floriram, mas não com tamanha beleza, e agora suas folhas não mais são tão verdes como antes, nem mesmo teem o mesmo tamanho (diminuiram), o que faço, para que voltem a ser vistosas como antes????

  6. José Rui Fernandes

    Cara Gardênia, talvez a sua planta homónima esteja a precisar de ser alimentada. Procure um bom adubo para plantas de jardim e siga as instruções da embalagem.
    Considere também transplantá-la para um vaso maior (se estiver no vaso original, habitualmente bastante pequeno).

  7. maria

    Ola, tenho um problema com as minhas gardenias,os botões não abrem e caem no chão,as folhas estao mais pequena,será que alguem me diz o que devo fazer?

  8. fernando nascimento

    Deram-me ontem um vaso com uma gardénia e aconselharam-me a só a transplantar para um lugar definitivo no meu jardim no fim do outono. Moro em S.João do Estoril onde o clima é ameno. ´
    É verdade que devo esperar até fins Outubro / Novembro para a transplantar ?
    Obrigado a que me puder elucidar.

  9. José Rui Fernandes

    A informação não está errada. Deve-se transplantar quando as plantas entram na dormência do Inverno. Mas, estando em vaso e sendo regada regularmente, não vai ter problemas em fazer isso agora. Esperemos que a Gardénia goste do novo local.

  10. Aurea Pinheiro

    Tenho um jarro com gardênia que começou a florar. Tem vários botões, mas as flores ainda não abriram. Demora mesmo, ou sou eu que estou ansiosa para sentir seu perfume?
    Tenho muito carinho a esta planta, embora tenha outras. Ela é linda, suas folhas são belíssimas com seu verde forte e brilhoso, o que he confere um ar de majestade entre as outras. Está entre jarros de mini-roseiras, mini-margaridas e outras. Todas estão floridas, mas ela apenas com botões há dias. Estou preocupada se não a estou cuidando bem.

  11. one-1

    A minha gardénia começou a florir cá em casa, hoje. já consegui sentir o seu perfume.
    Os botões queimavam-se. Mas comecei a regar com água e duas ou três gotas de vinagre. e, ao que parece, os botões mantiveram-se e começaram a abrir.
    Estou muito contente!

  12. gardenia batista

    eu tenho,o mesmo nome e sempre tive muita curiozidade em saber a sua origem por que meus pais, me contaram que e uma planta da amazonia pois sou filha nata da região conseguir uma muda que tinha apenas uma flor,tirei uma foto da mesma as pessoa comentarão que aqui não floria, meu esposo fez uma muda e hoje 29-8-009 ela abril suas duas primeiras flores estou escrevendo e sentindo o seu maravilhoso perfume.Cacoal-Rondonia

  13. João Almeida

    Tenho duas gardenias que estão a crescer muito em altura e as folhas estão mais claras e pequenas.
    Alguém me sabe dizer se tenho que a podar.
    O vinagre funciona mesmo?

  14. Elza

    Boa noite tenho uma gardenia de +- 0,80 cm altura, ela esta em um corredor encostada no muro em um vaso não muito grande, esta em pleno sol as folhas estão todas amarelas, mesmo sendo outono acho que esta demais, e as ultimas flores foi em setembro de 2009, gostaria de uma orientação obrigada Elza.

  15. António santos

    Ola´, vivo no norte da Ilha da Madeira e quero adirir gardenias para plantar num gardim .Gostava que informassem como posso adiquirilas.Obrigado santos

  16. Gardênia

    Oi o meu nome e Gardênia e adoraria ver uma foto de uma Gardênia já que eu não encontro uma muda para conpra.

  17. Dalva

    Ganhei duas mudas de Gardênia, estavam lindas! ate eu mudar pra um vaso maior,
    caiu quase todas as folhas, e as que restam estão amareladas, o que eu faço pra que elas ñ morram?

  18. H Leal

    Acabei de comprar uma gardénia num vaso. Como é que trato dela?

  19. Vera

    TENHO VÁRIOS PÉS DE GARDÊNIA PLANTADOS ENCOSTADOS EM UM MURO E RECEBEM SOL PELA MANHÃ. FLORIRAM APENAS UMA VEZ, NO INÍCIO DA PRIMAVERA E AGORA, AS FOLHAS ESTÃO AMARELAS E CAINDO. O QUE FAÇO?

  20. Edite

    A minha gardénia tem as folhas amarelas e pintadas com uma espécie de pó negro. Que devo fazer para evitar este mal?

  21. milton guedes

    minha gardenia guando veio aquí pra casa tinha as folhas grandes e lindas flores ;seis meses depois não dava mais flores e as folhas agora se renovam em tamanho pequeno .não sei o que fazer me ajude, a cada dia vejo que vou perde-la . obrigado pela atenção ass. milton guedes

Leave a Reply

Basic HTML is allowed. Your email address will not be published.

Subscribe to this comment feed via RSS