Óleo hortícola

Excrementos de insectos sugadores de seivaNa Organic Gardening, explica-se o que são os óleos hortícolas. Também explica como fazer uma versão caseira e biológica:
Misturar uma chávena de óleo de semente de algodão ou de soja com uma colher de sopa de sabão líquido. Usar uma ou duas colheres de chá da mistura, por cada chávena de água para borrifar. Aplicar apenas com a temperatura abaixo dos 30ºC, em plantas que não sofrem de stress de falta de água ou calor.
O Filipe, já tinha deixado nos comentários uma receita com óleo Fula.
Eu acho que o Savona que adquiri na HDRA há tempos é um óleo hortícola, embora os ingleses lhe chamem um sabão hortícola. Vou experimentar em tudo o que é citrino, porque tanto as laranjeiras como os limoeiros estão cheios de bicharada.

Mais informação:
Colorado State University

Uma resposta para“Óleo hortícola”

  1. Carlos Pereira

    Caros amantes da Terra.Tenho seguido os vossos artigos, e sabem certamente identificar melhor do que eu o que anda nas minhas tangerineiras. Como posso enviar uma foto da “praga” que quero debelar sem recorrer a químicos?
    Cumprimentos a todos(as) C.P.

  2. jrf

    Pelas fotos que enviou, são cochonilhas, afídeos e “ferrugem”. Ora bem o problema é geral — por aqui tudo o que é citrino está assim, sem a parte das cochonilhas (mas também aparecem).
    Eu estou a experimentar o óleo. Passado uma semana, diria que as laranjeiras tem a gosma das folhas seca. Daqui a uma semana dou outra dose, mas diria que está a resultar.
    Há uns óleos de inverno e verão que são à base de derivados de petróleo, que não deve usar.
    Também pode tentar a receita para o óleo caseiro. O Filipe diz que resulta.
    Espero ter ajudado.

  3. Joana Diniz

    Olá!
    Fiquei com uma dúvida em relação à receita do óleo hortícola: as quantidades são mesmo essas? não leva mais nada? é que para pulverizar uma laranjeira são precisas muitas chávenas.
    E ainda outra questão: o óleo passa bem num pulverizador ou num atomizador ou será demasiado espesso?
    Obrigada e bons frutos!

  4. Ademar Amâncio Pereira

    olá José Rui tudo bem eu gostaria de saber,
    com um maquima de 16 litro dágua como eu faço,
    a preparação do produtos e gual o melhor,
    produtos para combater há pinta preta

  5. Maximino Gouveia

    Viva, boa tarde.
    Possuo algumas laranjeiras na minha propriedade plantadas `a cerca de um ano e por isso achei interessante o seu artigo pois desde `a uns meses que comecei a notar as folhas amareladas e encaracoladas. Donde pressuponho que se trate da tal lagarta mineira. Pretendia experimentar a solução caseira que sugere, mas não tenho ideia onde comprar o óleo de semente de soja ou de algodão. Alguma sugestão?
    Muito obrigado.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.