Semear Abóbora, Curcurbita Spp. várias (Cucurbitaceae)

Todas requerem um solo rico e que retenha bem a humidade, embora bem drenado. Necessitam de rega muito regular. Todas ressentem a perturbação das raízes, portanto ao semear protegidas para transplantar para o local definitivo, são óptimas candidatas para módulos biodegradáveis, como por exemplo o interior dos rolos de papel higiénico.
Semear em vasos ou módulos no início da Primavera em substrato comum, cobrindo as sementes com uma fina camada. Coloca-se num local protegido e com a temperatura a rondar os 21º. A germinação deve ocorrer passados uns 5 ou 10 dias. Planta-se no local definitivo a uma distância de 90cm a 2m, dependendo da variedade.
Em alternativa, no fim da Primavera, semeia-se no local definitivo, previamente preparado, a uma distância de 90cm. A temperatura à noite não deve descer dos 10º. A germinação acontece passados entre 10 a 18 dias.
Como podem imaginar, são plantas que necessitam de uma apreciável quantidade de espaço. Como vimos no texto As Três Irmãs, funcionam bem a consociação com milho e feijão.

Nutrition facts, abóbora crua

Nutrition facts, abóbora cozinhada com sal

Muita informação adicional na University of Georgia.

Uma resposta para“Semear Abóbora, Curcurbita Spp. várias (Cucurbitaceae)”

  1. Fatima Costa

    Gostaria de saber qual a melhor maneira de guardar as abóboras para não apodrecerem.

    Obrigada

  2. Thiago Borges de Oliveira

    Estou procurando a respeito do problema da flor cair e a abobrinha murchar. Pelo que encontrei até agora a causa parece ser a não fecundação da flor fêmea.

    Isso ocorre quando não há insetos suficientes para polinizar, já que o pé de abóbora dá flor fêmea e macho na mesma planta.

    Na plantação que observei o problema não há sinal de fungo ou bolor. A flor simplesmente cai e a abobrinha murcha.

    Vou fazer polinização manual para ver se melhora.

  3. PATRICIA

    Estou triste, plantei uma semente de abobora no vaso depois transferi para o chao , o pé cresceu que uma maravilha, as abobrinhas nascem ,fico toda feliz e derrepente a flor dela murcha, e cai e dai a abobora não cresce, gostaria de saber o que faço, acho tão bonito catar verduras,frutas…… do pé, tbém tenhop um pe de tomate que nasceu sozinho e ele está dando tomate a rodo, e não fiz nada pra ele nascer nem dar frutos. MMMEEEE AAAAJJJUUUDDDA

  4. adauto oliveira brito

    TENHO TENTADO PLANTAR ABOBORA. MAS ELAS SÓ DÃO FLORES. OQUE FAZER?
    POR FAVOR ME AJUDEM…
    SDS ADAUTO

  5. angel

    Fiz a polinização das minhas flores fêmeas(são as que tem a futura abóbora embaixo) com um cotonete, tira o pólen da flor macho e passa dentro da flor fêmea… e pronto! Minhas abóboras ficaram enormes!! Mas agora estou com outra dúvida… as flores fêmeas pararam de nascer… será q é a época?

  6. Herly Ferraz Alves Flores

    Alô pessoal, para cultivar a abóbora vocês terão que plantar uns 15 dias de antecedência um pé de moranga, esta será a doadora de polem para fecundar seu pé de abóbora. Caso contrário seu pé de abóbora produzirá poucos frutos e abortará muitos outros.
    Forte abraço.

  7. Zilda da Silva Tarlei

    Meu pe de abóbora só da flor macho….o que fazer para prodizir se não tem aflor fêmea para poleinizar?

  8. Vasconcelos de Brito

    Queria também saber o porque o pé de abóbora só dá flor masculino. Seria suporte também para Zilda da Silva Tarlei 20 de Janeiro de 2018 e para Adauto Oliveira Brito 31 de Janeiro de 2016

  9. Valeska

    Boa noite eu fiz um platio de abóbora mais não produz Flôr femia só macho ó que posso fazer para ajudar a produzir está muito bonito mas só dá Flôres macho gostaria de alguém para mim ajudar.

  10. Guiomar trigueiro

    Gostei imenso das explicações achei muito uteis vou ver se consigo tratar das minhas abóboras . Obrigada!!!

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.