A verdade inconveniente

Verdades inconvenientes, andam por aí a granel. Há uma em particular, a de Al Gore, que por algum motivo é mais inconveniente que as outras. É sobre o aquecimento global.
O ex-quase-presidente-dos-EUA, para a direita nas suas várias nuances, representa a esquerda. O ambiente, também representa a esquerda. O ar, as árvores, os ouriços, as joaninhas, o alto das montanhas e as profundezas do mar, são todos de esquerda.
Não me agrada totalmente o modo como Al Gore apresenta o problema, muito centrado no “mercado interno”. Agrada-me menos, por exemplo, observar que também a direita mais à direita, já descobriu o novo grande argumento de negação das evidências: A pressão e o inefável Bjorn Lomborg… Esta conversa já tem cinco anos e nestas alturas é uma verdadeira vantagem não ser de direita nem de esquerda…
Em Portugal, ninguém contribuiu mais para o descrédito das causas ambientais como o partido ecologista “os verdes”. Uma manobra típica do partido comunista que neste país continua tão intocável quanto impenitente. Numa verdadeira democracia, o povo devia ter direito a saber quanto valem “os verdes” e o que sustenta essa coligação para além do símbolo. Verdades inconvenientes, andam por aí a granel.
[Para tentar entender alguns dos intricados mecanismos da relação do partido comunista com o ambiente, o blog A-Sul].

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.