Uma nota sobre o triturador

Não me lembro se mencionei, mas adquiri um triturador Viking GE250 na Motocapucho. É o mais potente dos eléctricos exceptuando o GE260 trifásico. Diz o fabricante que tritura ramos até 3,5cm de diâmetro. Tenho triturado umas coisas e acho optimista. Tritura, mas com muita tendência a encravar o que obriga a bascular o funil, depois de desapertar duas cavilhas, numa operação fácil mas entediante.
Há pouco tempo, resolvi triturar mais uns ramos de ameixoeira. Delgados, com 15mm de diâmetro no máximo, mas já muito secos. Concluí à minha custa que o ideal é triturar tudo verde porque a lâmina puxa os ramos para dentro.
Nesta experiência, primeiro, a máquina lutava com os ramos ruidosamente e quando eu empurrava o material na direcção da lâmina, o “coice” era por demais. De tal maneira que voavam alguns por cima do muro alto, em direcção ao quintal vizinho. Parecia uma canhoeira circence. Insisti, mas estava a desagradar-me e ainda por cima estava sem óculos de protecção que não encontrei.
Foi por pouco tempo. Ao empurrar mais um grupo no funil, sai um como uma bala e acerta-me em cheio na mão. Estava de luvas de couro e andei para lá aos pinotes. Acabou a trituração num instante. Andei dois dias sem poder mexer a manápula. Só vos digo: Cuidadinho.

Uma resposta para“Uma nota sobre o triturador”

  1. Luciano

    A minha experiência com trituradores é também bastante parecida. Ramos secos esquece, o melhor é mesmo cortá-los com a machada em pedaços curtos que dão muito jeito para acender a caldeira ou a lareira.
    O meu triturador é um Black&Decker (parecido com este modelo mas na versão de há 5 anos atrás). Sacudidelas e alguns encravamentos são o prato do dia, canhão de estilha felizmente nem por isso. Uso sempre luvas e óculos (e abafadores para as orelhas quando faço sessões mais longas) e mesmo assim estou sempre cheio de cuidados não vá a luva ficar presa a um ramo: o triturador não distingue madeira de outras coisas menos rijas.

  2. José Rui Fernandes

    Ainda bem que dizes isto — porque o Viking não permite, nem com muito esforço, que as mãos cheguem à lâmina. Agora pensando nisso, parece-me óbvio e não entendo como não são todos assim (devem estar à espera dos acidentes).
    Outra característica interessante do Viking é que é muito silencioso.

    Qual a diferença entre a trituração e estilhação? E para que usas um e outro? A lâmina para estilha é um extra custoso no meu caso.

    Hoje triturei uns ramos de magnólia acabados de cortar e foi manteiga. Diria que cumpriu os 35mm anunciados, talvez mais (está visto que depende muito da madeira).

  3. Luciano

    Aqui, o destino de tudo o que é lenhoso é ou a caldeira ou a pilha de composto, exceptuando (há sempre uma excepção) as silvas. Essas são queimadas em pequenas pilhas ao ar livre. No fim do Verão, claro!
    Não te sei dizer exactamente qual a diferença entre estilhaçar e triturar. Na minha máquina, quando trituro ramos de maior calibre, o resultado são pedaços de madeira do tamanho de pequenos feijões. Este tamanho acaba por ser perfeitamente aceitável para a compostagem, ficando desfeito ao fim de poucos meses (desde que bem misturado com matéria verde).
    Estava agora a lembrar-me que, depois de ter feito o curso de compostagem caseira na Lipor, em Ermesinde, fui lá buscar uns sacos de estilha (que eles oferecem gratuitamente). Os pedaços maiores pareciam farpas, como se tivessem sido arrancados ao longo da fibra da madeira e não cortados. Foram usados também aqui na compostagem, numa altura em que tinha demasiada erva cortada e poucas coisas secas para misturar.

  4. rosa

    Tenho uma dessas máquinas infernais que não utilizo mais do que uma vez por ano, barulhentas, pouco práticas, e muito assustadoras. Resolvo o assunto com a lareira e o monte (imenso) de ervas, troncos e todo tipo de materiais orgânicos que o tempo calma e silenciosamente se ocupa de decompor. Compreendo que em jardins pequenos isso seja complicado, nesse caso seria oportuno um serviço (camarário?) ao domicílio com maquinaria e pessoal especializado.

  5. western rider

    Arrangem um triturador com um moinho de martelos.Eu tenho um com motor Honda de 4 cv.É economico para trabalho que faz e tb tem 1 lamina que tritura até cabos de enxada.trituradores electricos são pura poesia pois tambem tenho um da Wolf que tenho à venda por €300 com motor de 4 cv (3 KW).Para silvas uso uma roçadora com rodas(com tracção) que é um espanto,consome 1 litro de gasolina s/c 98 em aprox.1:45 h.A compostagem é muito boa para qm a ensina a fazer e não para quem a faz;aproveitem o material triturado para paillage:agilizem a vossa imaginação eo vosso trabalho.Alem disso,tenho aqui uma planta brasileira que me faz cobertura verde,cobre sem grandes problemas 250 metros quad.em estufa e afoga as infestantes.Porque não experimentam a fazer as culturas que não dão trabalho algum?Mais esclarecimentos,falem…#

  6. Luca

    Boas

    Eu procuro um Triturador usado para triturar madeira ja grossa….Tipo madeira de casas antigas ect.
    Gostava de adiquirir um usado e “barato”…
    Aceito todo o tipo de respostas..

    Bom Natal

  7. neide

    qual seria o preço de um triturador de lenha usado???
    e quais as condições de pagamento???

  8. jose antnio

    tenho interesse em adquirir triturador para madeiras em gral.exemplo pinos ostaneiras, e gostaria que alguem entra-se em contato pois compro matas de pinos.fon 016.3345.1816ou 16.81292475

  9. wilson

    Tenho muita sobra de madeiras tipo sobra de serras, palets, caixas etc. Peço ajuda dos amigos; qual seria a maquina ideal para triturar esses materiais. Nota madeiras pesadas com pego e tudo.
    Agradeço, MUITO a quem puder me ajudar
    Abraço

  10. NEDIR

    Preciso de um triturador para triturar galhos e folhas de arvores. Passar caracteristicas e opções do triturador e preços.

  11. Fernando Carlos de Souza

    Srs.

    Boa noite.

    Estou pensando em adiquirir uma trituradora para folhas, pequenos galhos de árvores em minha chácara, visto que pretendo utilizar em compostagem para humus… mas pelo que observei poucos deram sorte nesta atividade, gostaria que alguem me desse uma opinião a respeito de uma mais simples, barata e eficiente que fomenta uma granulometria consumível para minhocario.

    grato.

    Fernando Souza ( fc_souz@hotmail.com )

  12. jadir pereira

    Tambem procuro um triturador industrial usado para casca e residuo de serraria,se alguem souber por favor entre em contato.ok.

  13. Fernando Carlos de Souza

    Srs.

    Como ainda ninguém respondeu-me, talvez haja também alguém que tenha experiencia em triturar coco verde e possua um modelo de baixo custo que possa me apresentar, bem como alguma experiência em utilizar as fibras geradas… quanto ao triturardor de folhas, ainda estou esperando…. grato.

    Fernando.

  14. Emerson Souza

    Ola pessoal! Gostaria de mais informacoes e de como adquirir a maquina de triturar galhos, qt custa, qual e a forma de pagamento e como fazer p/ ter uma. Desde ja agardeco a atencao de vcs.

    atenciosamente,

    Emerson Souza

  15. Debora Gonçalves

    Gostaria de triturar cocos para utilizar em minha composteira, mas até agora não encontrei um triturador adequado, gostaria de informações sobre o assunto e se possível endereços para compra

  16. Cesar

    Precisaria de ter informações sobre um triturador grande poa galhios de arvores, quem está disposto a farme uma força!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Obrigado.

    Cesare

  17. helton lessa de oliveira

    ESTOU A PROCURA DE DE UM FORNECEDOR DE UMA TRITURADORA DE MADEIRA PARA GALHOS MEDIOS E MADEIRAS DE PEQUENO PORTE FAVOR QUEM PODER ME AJUDAR ENTRE EM CONTATO COMIGO DESDE AGORA MUITO OBRIGADO!

  18. VASCO JOSÉ CINTRA

    Senhoras e Senhores,

    Foi por puro acaso que acedi a toda esta informação que mais se parece com um ‘blog’ (!!). “Por acaso” sou vendedor de biotrituradores (máquinas que CORTAM porque utilizam facas) e desfibradores (máquinas que PARTEM porque utilizam martelos); o produto resultante não é igual e a sua aplicação também pode ser diversa. Existem muitos modelos, muitos tamanhos e muitas capacidades de produção o que faz com que este equipamento possa e, perdoem-me a força da expressão, DEVA ser utilizado como uma forma de popupança no consumo de energia; porque, para mim, é muito desagradável saber que as pessoas queimam os seus resíduos que o mesmo é dizer que queimam o seu dinheiro.

    É verdade que estou a aproveitar esta oportunidade para vender… Mas também é verdade que gosto de passar a informação de que disponho para que este tipo de equipamento se torna mais vulgar. Na Dinamarca (país de origem de uma das marcas que vendo) já é normal que os proprietários que têm alguma parcela de terreno com árvores utilizarem estas máquinas para triturarem os restos das podas das árvores e arbustos para as suas caldeiras de aquecimento; as folhas servem para composto.

    Se – e quando – estiverem interessados/as não hesitem em me contactar (vasco.cintra[at]sapo[ponto]pt).

    CUMPRIMENTOS A TODOS.
    VASCO CINTRA.

  19. Fabricio Severo

    Convido aos interessados em picadores/trituradores de galhos a visitarem nosso site, http://www.engemac.com.br , somos importador exclusivo da marca BearCat, e estamos aptos a prestar assitência técnica, com ampla estoque de peças, treinamento operacional, entrega técnica, diversos modelos e capacidades, versões rebocáveis ou estácionarias, moorizações elétrica, diesel ou gasolina. Equipamentos de procedência dos EUA, cercados de tecnologia e dispositivos de segurança, tenho certeza de que aprovarão o porduto assim como diversas prefeituras que já possuem o equipamento.

    Atenciosamente Engº Fabricio Severo –
    Engemac – O Shopping Center dos Equipamentos.
    São Paulo – Sp – (11) 5522-0533.
    http://www.engemac.com.br

  20. Moises

    gostaria de saber qual maquina adquirir para transformar toras de madeiras de + – 30cm de diametro em pó de serra ?

  21. alexandre bezerra

    gostaria de saber qual o preco de uma maquina para triturar madeira e transformar em pó de serra!!

  22. filipe

    Tenho 1 motor de rega pequeno e antigo (a gasolina)
    Gostaria de saber se é possivel adaptá-lo a um triturador de ramos. Onde posso arranjar o triturador sem motor (barato), e quem pode fazer essa adaptação? Obrigado.
    respondam para:
    filipe_mp@hotmail.com

  23. prefeitura

    necessito do orçamento do picador e triturador de galhos. Secretaria de meio ambiente.

  24. elio

    Gostaria de comprar um biotriturador com motor, ramos até 5cm, de preferencia usado

  25. J. Fernandes

    Sr. Vasco Sintra,
    Tem website para poder dar uma olhada? Procuro um triturador e gostaria de ver modelos e preços.
    Em que parte de Portugal está sediado?

    Grato pela atenção

  26. f silva

    tenho 1 biotriturador honda 5,5cv 3600rpm gasolina 98 como novo rela madeira ate 6cm nao deve ter mais de 40h de trabalho sou jardineiro de profiçao comprei-o tinha uma carrinha pequena nao dava para trasportar lenha fez-me jeito agora comprei um camião ja a despenço porque tenho forma facil de levar a lenha mas tenho tambem um espaço bastante reduzido pela aquesisao de + uma maquina teno muito pouco espaço é essa a razao da venda esta como nova vivo perto de sao joao da madeira valor de novo 1350e vendo-a por 900e

  27. f silva

    peço desculpa pelo meu lapso foi uma falha o anunçio anterior da venda do biotriturador nao tem contacto vivo perto de s j da madeira telm 918316750

  28. celio luiz burgani

    Estou procurando um triturador de galhos para chácara
    usado. 3cv. Gostaria de saber qual o melhor em tudo.e também o preço e forma de pagamento.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.