Conservar abóboras

Os exemplares a conservar devem ser de alta qualidade, maduros e firmes. Para testar a maturidade, pressiona-se a casca com a unha — as maduras resistirão ao risco. Evite abóboras quebradas, pisadas ou com a casca excessivamente massacrada.
Pode-se guardar as abóboras durantes vários meses, num local seco, arejado, temperatura entre 10 a 14ºC e humidade do ar de 60 a 75%. Deve-se manusear as abóboras cuidadosamente, para evitar danos na casca, o que conduz ao apodrecimento. Remover da prateleira rapidamente, exemplares que mostrem sinais de degradação.
Nós conservamos abóboras com segurança de Setembro a Fevereiro, o que as torna uma das colheitas mais interessantes.
Para conservar por períodos mais longos, pode-se congelar as abóboras previamente preparadas (sem casca e sementes).

3 Responses to “Conservar abóboras”

  1. Luciano

    Por cá seguimos as mesmas regras na escolha das que podem ser conservadas ao natural e das que têm de ser consumidas de imediato ou congeladas.
    Já na forma de as conservar somos um pouco mais relaxados: elas ficam mesmo no exterior sem qualquer tipo de protecção; o único cuidado é garantir que estão numa superfície bem drenada, por exemplo em cima de um muro, e não na terra, onde não tardariam a apodrecer.
    Ainda temos algumas por consumir, portanto vamos a ver até quando resistem. Não sei é se manterão todas as suas propriedades nutritivas.

  2. Artur Sousa Silva

    Sou um apaixonado pelo cultivo de aboboras esta colheita de 2009 devo ter 2000 a 2500 kilos, Tenho procurado encontrar algum produto que evite o apodrecimento sem quaquer resposta. Terei que desistir desta cultura porque a maior parte apodrece e assim não compensa. Outro aspeto negativo é que na altura da colheita não se consegue vender.Agradeço solução para o assunto

Deixe uma resposta

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.