Sementeira de tomates e pimentos

Tomates e pimentos
Neste estufim do Lidl tenho tomates ‘alicante’, ‘pimentos padrão’ e tomates ‘cereja’, na fotografia. Os tomates ‘alicante’ são descendentes de um único pé que germinou o ano passado, de umas sementes que o João (o blogue Terraforma aparentemente acabou) me deu.
Fora da fotografia ainda ficaram tomates ‘coração de boi’ e ‘brandywhine’. Estes últimos também com sementes recolhidas por mim, mas aparentemente inviáveis, pois ainda não se vê nada.

Uma resposta para“Sementeira de tomates e pimentos”

  1. Lumena Martins

    Gostava de semear uns pezinhos de alho em vasos. Agradecia uns palpites sobre o assunto: é o dente que se coloca na terra, ou há sementes? Vasos grandes, médios ou pequenos?… Desculpem a ignorância de uma citadina cada vez mais cansada da cidade e a pensar arranjar um cantinho de terra despoluído, algures no nosso País, para ser veradeiramente uma vegetariana biológica.
    Também adquiri um pacotinho de sementes de tomate da Lidl. Já as deitei i num vaso. Tenho de transplantar os rebentos?…
    Obrigada.
    Ah!… Lindo “site”. Vou ficar agarrada a ele!

  2. José Rui Fernandes

    Cara Lumena, são os dentes que se plantam, quase à superfície (há quem diga à superfície, mas o ano passado os meus apodreceram). Em vaso, não tenho experiência.
    É suposto transplantar os rebentos. O tomateiro é muito exigente em nutrientes e água, o ideal é colocar na terra.
    O ano passado tive um em vaso com umas alfaces. O vaso era mesmo grande e apenas deu dois ou três tomates e cinco alfaces.

    Se quiser um terreno lá para Cinfães, há muitos.

    Para iniciar e uma vez que tem muita falta de conhecimentos, a comprar só um livro, que seja este. É mesmo muito bom.

  3. Lumena Martins

    Caro José Rui Fernandes:

    Mensagem recebida e palmatoada apanhada! De facto, narcisos brancos (nunca os vi, só aos amarelos) não têm mesmo nada a ver com alhos!
    Quanto ao livro, vai ser encomendado rapidamente. Tenho um sobre agricultura biológica, mas antigo, que pouco ou nada nada esclarece.
    Ando a pensar em Cinfães. Já pesquisei e a zona parece-me idílica, mas necessito de ter comunicações, sobretudo Internet, para o meu trabalho. Fui jornalista, durante 23 anos, mas optei por pedir a demissão e passar a trabalhar em casa, em revisão e tradução de livros para as editoras. Entretenho-me ainda com os vasos que transformam a minha casa numa pequena selva, e algum artesanato para os amigos. Os que têm gatos e cães pequenos, serão brevemente presenteados com caixas de fruta apanhadas na rua, que pinto e decoro.
    O meu apelo à terra vem do facto de ter nascido numa fazenda do Sul de Angola. Continua bem viva a memória do meu “canteirinho à parte”, onde semeva cenouras, nabos, batata doce…
    A quem me posso dirigir para falar sobre os terrenos (de preferência com casa…) em Cinfães?… E que tipo de comunicações existe na zona? Netcabo?…
    Já plantei os alhos. Darei notícias quando (e se…) brotarem. Estou entusiasmadíssima.
    Já agora: tenho um amigo (também tem uma sequoia) que possui mais variedades de palmeiras que o Jardim Botânico de Lisboa. Anda desesperado, pois não consegue uma palmeira que dê tâmaras comestíveis. Conhece alguém que o possa esclarecer?…
    Até breve e muito obrigada.

  4. José Rui Fernandes

    Mensagem recebida e palmatoada apanhada!

    Tem de ser!

    Quanto ao livro, vai ser encomendado rapidamente.

    Da Amazon? Clique no nosso link!

    Ando a pensar em Cinfães. Já pesquisei e a zona parece-me idílica, mas necessito de ter comunicações, sobretudo Internet, para o meu trabalho.

    Não sei se é idílica. Mas sei que ganharia em ter novos habitantes com sensibilidade para a terra. Eu hei-de mudar, se tudo correr.
    Netcabo existe na vila pelo menos. De resto, há ADSL. Todas as aldeias têm luz e telefone.
    Segundo John Seymour que tinha mesmo muita experiência (ver o livro), quando as pessoas da cidade se mudam para o campo, convém que tenham alguma actividade a meio-tempo que assegure boa parte dos rendimentos.
    Não há ninguém a quem se possa dirigir… Posso ir vendo e perguntando. Sei que há duas em Vila de Muros (a aldeia junto do nosso terreno) para venda. São pequenas casas, com pequenos quintais. Água de nascente. Posso saber mais, falamos por mail.

    Sobre as tâmaras, não sei de nada. Lembro-me que no antigo Colégio Marista do Porto, agora o BES, havia exemplares desses e nós (os alunos) comiamos os frutos. Mas o banco arruínou grande parte do jardim e o que o banco não arruinou, arruinaram os empreiteiros muitos anos antes, construindo prédios nas traseiras, onde ficava o campo de futebol grande.

  5. Zeca Peixe

    Queria que me informasse onde poderei encontrar pimentos de Padrão para plantar.

    Costumo ir a uma feira mesmo em Padrão (15 Kms de Santiago de Compostela).

    Essa feira realiza-se ao Domingo de manhã e lá não faltam pimentos para plantar.

    Não tenho disponibilidade de me deslocar a Padrão nestes próximos Dmingos, pelo que agradecia me informasssem onde poderei adquirir ditos pimentos, nos arredores do Porto.

    Muito obrigado.

    Zeca Peixe

  6. Jovanir Morari

    Procuro sementes ou mudas de tomates CARME Ou MAJESTADE em quantidade até 2000 (duas mil) para plantiu em estufa. Fico gratificado por informações.

    Jovanir Morari.

  7. Rebeca Branco

    Boas noites Sr. José Rui Fernandes,

    Ando à procura de uns conselhos sobre como plantar pimentos padrão.
    A minha mãe tem um “catinho de terra” no Alentejo onde começou recemente a plantar uma serie de legumes, uma horta caseira, sem quimicos!
    Vim de espanha de ferias e fiquei apaixonada pelos ditos pimentos…uma delicia!! Comprei-os em sementes (em barcelona) mas no que diz respeito aos métodos de plantação não encontro nada..Não sei se me poderá ajudar, precisava apenas de algumas sugestões básicas,(época do ano para plantar, como plantar,será necessario germinar as sementes?, em estufa ou directamente na terra, muita água ou nem por isso??..)
    Desculpe se estou a ser oportuna..se me poder ajudar..
    Agradeço-lhe muito!

    Os meus melhores cumprimentos
    Rebeca

  8. José Rui Fernandes

    A sementeira deve ser entre Fevereiro e Abril; transplante para o local definitivo entre Abril e Junho; colheita entre Julho e Outubro.
    Espero ter ajudado.

  9. André

    Boa noite amigos,
    Ganhei de minha avó algus tomatinhos pequenos,não sei o nome deles mas são bem pequenos tem 2 a 3 sentimetros, eu queria plantar ele em meu jardim, mas nunca plantei nada, gostaria de saber passo a passo como faço, se tirar a semente dele e colocar p secar da p plantar? tem que adubar ? um abraço André

  10. David

    oi
    eu plantei uns tomatinhos cereja ja faz um tempo, ele ja ta com mais de 25 centimetros…qual e o tamanho que eles alcansão?e quando que eles começão a brotar?obrigado…

  11. Maria

    ola a tds
    eu semeei em pequenos vasos sementes de tomates cereja e xuxa, o tomateiro cereja deu 2 tomatinhos pequenos mas mt saboroso, e agora está parado, o tomateiro xuxa ainda n deu nada apesar de estar muito alto ( já tive de colocar uma estaca)mas já tem 5 flores amarelas.
    Também semeei em vaso claro (vivo num ap em Lisboa) uma tamara e já tenho uma palmeira de cerca de 1 metro, semeei uma nespera e a nespereira com 1 metro de altura deu este ano 3 nesperas, para além disso tenho vários limoeiros um deles com 2 metros de altura, mt cheirosos mas q ainda n deram limões.Tenho mais arvores de fruta mas q tb n deram nd. Cumprimentos

  12. Beatriz

    Acho que o tomate dá melhor em estufa. Ganhei uma pequena de 60 X 80, que coloquei na varanda que mede 2,5m X 1m. Está um jardim. Estou fazendo uma experiência, plantei um pé de tomate dentro da estufa, e outro fora. O dentro já tem vários tomates, enquando o outro ainda não deu flores. Também adoro a terra.

  13. Armando

    Olá. Também acho que o tomateiro desenvolve mais em estufa, mas, neste caso só deve ser efectuada em altura de frio. Só assim se poderá tirar o maior proveito da estufa. Ela existe para cultivar produtos fora da sua época.
    Nesta altura estou a pensar construir uma pequena estufa e cultivar ervas de cheiro para culinária.

  14. João Caxias

    Boa tarde.
    Gostaria que me pudesse arranjar uns pés de pimentos padron de preferência daqueles que não piquem tanto ou que não piquem mesmo :)
    Se for possível diga-me p.f como adquiri-lo e se possível uma sugestão para que os pimentos cresçam da melhor forma.
    Serão para consumo próprio já que eu e a minha mulher somos apreciadores natos deste grande petisco.
    Obrigado.
    mail: jmcaxias@gmail.com

  15. Quanta inucência...meu Deus!!!

    Para ter tomateiros
    1 tem de ter semente—pode começar por aproveitar semente de qualquer tomate que e sdteja a cozinhar–basta retirar as sementes para dentro de um copo ou crivo e com água lavar muito bem—depois secar a sombra—Guardar em local seco
    ————————-
    Época normal
    semeia em fins de Janeiro—-procura uma caixa ou saquinho plastico–enche com terra misturada com alguma matéria organica, e, se tiver um pouquinho de adubo 111.
    Proteje do frio usando outro saco plastico cobrindo este—mantenha umido , e , ao sol de fevereiro , vai ter tomateiros que crescerão até 15-20 com—nesse tempo já estaremos em Abril—deve mudar para local definitivo
    local definitivo deve ter sido preparado em fevereiro—local muito quente.
    Faz um fundo rego onde coloca estrume e algum adubo 111—-depois em Abril é só abrir uma covinha e Põr as plantinhas, regar abundantemente—regue quando precisar , nunca demais, nem todos os dias
    Depois quando as plantinhas estiverem a crescer bem deve retirar os raminhos que querem sair–tambem as folhas junto da terra
    Deve manter as plantas desinfetadas do mildio—dentro de Julho vai ter tomates para consumir até vir a chuva de outubro matar tudo
    Deve escolher um local bem ensolarado
    Eu já vi um local muito interessante—a plantação foi feita num local alto, e pelo muro abiaxo caiam as astes de tomate carregadas–era lindo de verdade
    Abraço do
    Eduardo
    coimbra

  16. luismarques

    tenho sementes de pimento já secas,queria saber qual a data certa para as semear,e qual a maneira correta para o fazer,espero que me possa ajudar e o muito obrigado.

  17. Sandra

    Olá a todos,

    Comprei uns pimentos padrão no supermercado e queria saber o que devo fazer para retirar as sementes na altura certa e como conservá-las. Tentei tirar sementes com os pimentos frescos, outras tirei depois de secar o pimento mas acontece que nas duas situações as sementes ficam secas e pretas. Queria saber quais os cuidados a ter para secá-las e conservá-las, alguém pode explicar sff.

    Obrigada.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.