Flor de laranjeira

Flor de laranjeira
Quando as laranjeiras passarem esta bonita e cheirosa fase e os frutos atingirem o tamanho de uma bolinha de chumbo (já está um na fotografia), deve-se pulverizar com calda bordalesa (sulfato de cobre e cal). É uma atitute preventiva, perfeitamente aceite nos métodos de cultivo biológicos. Três pulverizações por ano evitarão muitas doenças e parasitas.

135 Responses to “Flor de laranjeira”

  1. Carla

    Tenho uma laranjeira, viçosa de 20 anos que sempre deu frutos, de umbigo , neste mes ela perdeu todas as folhas, e os galhos parecem estar secando. O que estará ocorrendo ?

    Carla

  2. Carlos Lima

    Tenho várias laranjeiras vulgarmente denominadas de umbigo.
    Pela primeira vez todas as árvores deram frutos. Sucede que muitas das laranjas parece que o “umbigo” cresceu de tal forma que rasga a casca o que leva que as mesmas apodreçam. Náo foi por excesso de água que tal aconteceu já que em zona até é sobre o seco. Alguém sabe a razão deste fenómeno. Obrigado

  3. Joao dos Santos

    Simplesmente quero agradecer esta partilha gratificante.
    Cumprimentos a todos em especial ao fundador desta magnifica ideia.
    Obrigado

  4. jaf

    Boa noite
    Também tenho uma laranjeira. Já é a 3ª que planto no mesmo local.As 2 primeiras morreram devido a excesso de água JUNTO AO TRONCO . Foi num livro velho sobre citrinos que adquiri para tentar perceber o que provocava a morte da árvore que encontrei a explicação : A laranjeira alimenta-se pela seiva que corre pelo interior do tronco e,pela casca, envia para as raízes os açúcares que fabrica nas folhas . O excesso de água junto ao tronco cria bolores no mesmo destruindo a casca e impedindo que os açúcares cheguem às raízes e, deste modo as raízes não se renovam e vão morrendo provocando a morte da árvore. Esta última já tem 5 anos e, a rega é feita onde estão as raízes capilares que é onde acaba a sombra se o sol estivesse na vertical. Cumprimentos

  5. paula santos

    ola amigos,à 3 anos plantei uma laranjeira, mas até hoje nao deu fruto nem flor, só espinhos e folhas finas. o que posso fazer?

  6. RONIVALDO BOLETTA

    ola boa tarde, tenho em casa um pé de mexirica aquela bem cheirosinha e um pé de poncã, a ultima safra em 2010 carregaram que uma beleza frutos grandes e muito doces, na proxima florada o pé de mexirica começou a secar as folhas e os galhos acabou morrendo em 2 meses, agora o pé de ponca está com uma carga muito boa, só que os frutos e as folha estão amarelando e taambem caindo, e alguns galhos começaram a secar, me ajudem a salvar essa arvore, dizem que meu quintal por ser calçada esta retento muita umidade por baixo e essa umidade atacou as raizes, sera??

  7. Marco Rodrigues

    E o Sulfato de cobre durante a floração não prejudica os polinizadores? como por exemplo a abelha?
    Não serão eles também importantes para o seu pomar de laranjeiras?

  8. Sousa Costa

    Caro José Rui Fernandes: em primeiro lugar obrigado pela sua dedicação “à causa”. Tenho aprendido imenso.
    Recentemente comprei um terreno no interior alentejano com algumas laranjeiras. Todas elas têm grandes espinhos e dão uma laranja muito ácida. Não têm rega (contam apenas com a chuva…). Há alguma coisa a fazer para as trazer para o “lado bom”? Devo retirar os espinhos das laranjeiras?
    Um abraço amigo

  9. José Rui Fernandes

    Obrigado… julgo que os espinhos são da variedade… se bem que as bravias também têm espinhos… não ter rega não é muito bom, porque os citrinos precisam de água. Talvez possa começar por aí, regando no Verão. E talvez as laranjas melhorem.
    Não sei qual a hipótese de enxertar com uma qualidade mais do agrado. Não tenho experiência desse tipo com laranjeiras grandes, nem sei qual a hipótese de sucesso.

  10. Paredes

    Caro José
    Gostava que de saber ´qual o Mês em que se enxertam as laranjeiras e qual o melhor metodo, ( Borbulha ou garfo ? ) Obrigado

  11. Suzana

    caro Sousa gostaria de saber o que acontece quando a laranjeira produz a primeira carga e o enxerto começa a morrer.Isso é comum?

  12. toste mendes

    Em resposta alguns comentadores relativamente ao piolho das laranjeiras eu posso dar uma achega porque conheço muito bem o remedio contra o piolho.Há umas carteiras de pó com o nome de ACTARA junta-se 10 litros de água e polvoriza-se a arvore todas as vezes que ela tiver piolho ou pulgão.
    Esta resposta é só para os que desejam saber o que mata o piolho

  13. toste mendes

    Em resposta ao Sr. Paredes informo VEXA que o melhor enxerto de laranjeira é o que se faz num rebento da própria laranjeira ou seja voce escolhe um rebento que tenha uma boa formação que tenha por menos tres galhos e abaixo dos tres galhos a uma distancia de 20 centimetros voce fas um anel do tamanho de 3 centimetros e limpa a casaca até ficar bem branco, depois abre um garrafão de 5 litros ao meio de cima abaixo ou seja ao alto para poder meter o garrafão no galho fecha-o com adesivo e pincela o anel que arranjou com uma massa que se chama enrreisador depois enche o garrafão de terra e acalca bem, de 10 em 10 dias ponbha bastanta água para a terra estar sempre umida e dali vai sair um belo encherto, no fim do ano voce vai á laranjeira e corta o galho, tira o garrafão e lá está o encherto com uma bela raiz

  14. toste mendes

    Sr. Sousa Costa, ao comentar que as laranjeiras que tem espinhos, pois isso não é normal, provavelmente que as mesmas não enchertadas de boa qualidade, aconcelho-o a fazer novos enchertos na própria laranjeira e na própria casca fazendo um rasgo em T e colocar um rebento de outra laranjeira de boa qualidade e mais tarde se esse encherto vingar voce corta o resto da planta, eu chamo a essas laranjeiras azedas que serva para ariar as tripas dos porcos quando eu faço linguiça. Okey

  15. toste mendes

    alguem comentou aqui qual o remedio para matar formigas , pois bem o que eu conheço bem tem o nome de BIOKILL em pequenas latas de pistola-spray e vende-se nos estabelecimentos comercais e mata todas as formigas que apareçam mesmo depois de voce deitar o spray num determinado lugar elas ao lá passarem morrem okey.
    Cump. Toste-açores Ilha das Flores
    Minha pagina é http://www.hotelocidental@hotmail.com

  16. Pedro Sanches

    Parabéns pelo blog.
    Parece que alguns dos males que afetam as arvores de citrinos são provocados pelas moscas e varejeiras que depositam seus ovos nas folhas. Há um remédio utilizado por muitos (e por mim também) que dá os seus resultados ajudando a manter a árvore limpa.
    Corta-se uma garrafa de plástico de litro, pela parte superior, criando um copo. Enche-se de água e colocam-se dentro, de molho, alguns rabos de bacalhau. Qualquer supermercado fornece esses rabos porque são praticamente as barbatanas que eles deitam fora quando cortam os bacalhaus secos. As moscas são atraídas irresistivelmente para a garrafa e não descansam enquanto não mergulham. Passado uns dias a tona da água está cheia de moscas mortas.
    O inconveniente é que se mexermos na água cheira um bocadinho a bacalhau contudo é um método barato eficaz e ecológico. Não custa experimentar. Cumprimentos.

  17. José Aparecido

    Tenho umas laranjeiras com fungos no tronco,posso retira-lás com uma escova de aço e depois passar aguá com cal para acabar com estes fungos??

    como eliminar os parasitas de erva de passarinho que esta grudada no tronco das laranjeiras????

    qual a melhor época para poda-lás e aduba-las???

  18. Helena Miguel

    Bom dia tenho uma laranjeira com cerca de 8 anos esteve 5 anos sem dar fruto depois resolveu-se há 3 anos deu imensas
    laranjas,o ano passado praticamente não vi flor e deu 9 laranjas, este ano está coberta de flor, mas tem uma praga
    de PIOLHO NEGRO, pulverizei 4 vezes o produto PIRIMOR G um
    granulado azul e nada dá a impressão que aparece mais todos os rebentinhos que nascem estão cheios. Por favor diga-me se existe alguma mesinha boa para eu extreminar esta praga.
    Obrigado
    Helena Miguel

  19. Bruno

    Sulfatar as laranjeiras em flor com sabao tem consequências na frutificação?

  20. vitor bastos

    No ano passado uma das minhas relativamente jovens laranjeiras morreu. Começou por apresentar folhas amarelas em aparente carência de clorofila. Durante a doença apliquei-lhe mais adubos, sulfatos de ferro em pó carência dos solos da região, mas morreu na mesma. Duas que estão na área contigua apresentam os mesmos sintomas. Não será acção de fungos ou bactérias? Será cancro? Como se trata? Quem me pode aconselhar? Obrigado.

  21. Luis Graça

    Boa tarde José Rui Fernandes,

    Antes de mais, parabéns pelo blog.

    Recentemente (cerca de 2 meses) comprei a minha primeira laranjeira. Ela tem cerca de 1 metro e vinha num vaso mais pequeno, poucos dias depois de a comprar troquei-a para um vaso maior.

    Como não twnho quital tenho-a numa varanda com bastante sol. Há cerca de um mês as folhas começaram a ficar amarelas e gradualmente começaram a cair. Actualmente também as verdes estão a cair.

    Algumas folhas parecem ter sido “comidas” embora eu não encontre lagartas.

    Já me disseram que pode ser excesso de água, já retitei o prato do vaso para não acumular água.

    Disseram-me para raspar um pouco para ver se está verde, assim o fiz e tem uma cor verde saudavel.

    Não sei o que fazer, que ajuda/dicas podem dar-me!

    Abraços

    Luis

  22. Eufémia

    parabéns pelo blogue tem muita informação,junto mais uma,o pulgão dos citrinos pode ser atacado pulverizando com leite gordo informação fornecida por um viveirista eu testei e dei resultado.um abraço.

  23. izabela

    Tenho um pe de laranja de quase 2 metros e mais de 2 anos.Nunca deu uma flor muito menos laraja.Podem me ajudar?

  24. benjamin monteiro alves filho

    plantei um pe de tangerina que esta com aproximadamente 70 cm , e ja deu flores ,umas 6 , o que fazer devo eliminalas pois acho que enfraquecera a muda …

  25. Marta

    Fiz este fim de semana uma poda muito leve nas minhas laranjeiras, tangerineiras e limoeiros (retirei os ramos ladrões e pouco mais) para arejar as árvores. Estas já têm frutos novos a crescer e estão bonitas. gostaria de saber que tipo de sulfato devo usar e quando, para prevenir doenças nas árvores (uma vez que no inverno costuma ganhar ‘piolho’)…

    obrigada.

  26. F. Ladeira

    Bom dia,Amigo J.Rui!

    Muito interessante seu trabalho mas, sobretudo corajoso de falar de uma arvore de origem oriental.
    Porquê?
    1) A calda bordalesa, composta de cobre e cal, é toxica para os humanos e para os insetos “amigos”. Por isso tambem nao deve ser utilizada durante a fase flores/ bolas de chumbo.
    2) Antes de aplicar calda deve conhecer a percentagem aconselhada.
    3) Ja existe calda bordalesa biologica no mercado Europeu.
    4) Saber se uma laranjeira tem doença,se tem falta ou excesso de agua é muito simples. Mas isso sera alvo de outro debate.

    Força, amigo!

  27. Gustavo

    Boa tarde, podei a laranjeira e infelizmente, em seu tronco surgiu um descascamento, mais ou menos de 20cm. Disseram-me que e uma bacteria e que surgiu devido a poda. Tem coloracao esbranquissada e no miolo um pouco marrom. Alguem pode me ajudar? Desde ja agradeco.

  28. JOCELI DA SILVA MENEZES

    JRF, SOU DO ALEGRETE TCHÊ, FRONTEIRA DO RS, AQUI NAO SE USA ESSAS CÔZAS, SO SABAO COM GRAXA E SODA PRA LAVAR OS PELEGOS E OUTRAS COZITAS MAS….PEGUEI MEU MATUNGO E PROCUREI EM TODOS OS BOLICHOS DA CIDADE O TAL -FAIRY- E NAO ENCONTREI, TE PERGUNTO, POSSO USAR O DETERGENTE DE LOUÇA COMUM VERDE? OU ONDE ENCONTRO ESSA COZA?…. E NAO ME PERGUNTES ONDE FICA O ALEGRETE……ABRAÇO CHINCHADO E DESCULPE QUALQUER COISA, AGUARDO TUA RESPOSTA PRA CURAR AS BICHEIRAS DAS MINHAS LARANJEIRAS.

  29. maria Santos

    Como sei quando as laranjas estão maduras? Não dá para as ir comendo…experimentando. Se alguém souber agradecia esclarecimento.
    Obrigada

  30. janaina

    tenho em casa uma pequena jaranjeira que esta com as folhas deformadas(tortas) e um pe de mexerica que esta com as folhas pretas. o que fazer?alguem pode me ajudar?obrigada

  31. Antonio Mario Ribeiro

    tenho uma muda de ponkan nova e me disseram para cortar os brotos novos que saem na parte inferior do tronco alguem pode me ajudar

Comments are closed.