Remédio para combater a ferrugem e as manchas castanhas das folhas

A ferrugem, doença que ataca um grande número de plantas e que se manifesta por manchas circulares que aparecem nas folhas, e muitas vezes se tornam confluentes, fazendo-as secar; as manchas castanhas que aparecem nas folhas e são produzidas por um cogumelo* Uromyces, cujo micélio desorganiza os tecidos parenquimatosos, combatem-se bem, tratando as plantas preventivamente, seringando-as uma vez por semana com uma calda de sulfato de cobre, preparada da maneira seguinte:
100 litros de água
1 quilo de sulfato de cobre
2 quilos de cal extinta
1 quilo de açucar

Jornal Horticolo-Agricola, Julho de 1905

* Se fosse hoje dir-se-ia “fungo”. Outras palavras actualizei.

24 Responses to “Remédio para combater a ferrugem e as manchas castanhas das folhas”

  1. José Figueiredo

    Tenho uma nespereira cujas folhas aparecem todos os anos com umas pintas castanhas, assim como os frutos que não chegam a desenvolver-se convenientemente. Será isso a tal ferugem?
    Nesta receita, fala em “burrifar” a planta uma vez por semana. Durante quanto tempo e em que altura do ano se deve começar?
    Adorei conhecer este site!

  2. José Rui Fernandes

    Isso é capaz de ser ferrugem. Infelizmente não tenho mais informações.
    No geral, não se deve pulverizar na floração nem quando os rebentos novos estão a despontar. Depois do fruto estar formado (tipo bolinha de chumbo) pode-se.
    Relativamente ao tempo, esperaria para ver resultados. Por exemplo durante um mês.

  3. Cristina

    Oi José, vou experimentar essa outra receita na minha muda de cajamanga que está com umas manchas marrons em duas de suas folhas, é uma muda de uns 50cm, tenho medo que fique doente. Adoro essa planta. Obrigada pela receita.

  4. José Rui Fernandes

    Olá Cristina, depois gostaria de saber se deu resultado.

  5. Oliver

    Minhas folhas das minhas plantas estao se fechando, e quando abro tem umas bolinhas laranjas e castanhas. Primeiro eram poucas mais acabaram se desenvolvendo cada vez mais. Estou desconfiado q seja ferrugem. Oq pode ser?

  6. Samuel

    Tenho uma caraíba nativa no fundo do meu quintal, quase todas as folhas tem uma mancha redonda que pra mim é esse ferrugem. É uma crosta que da até pra raspar, tem um relevo. É uma arvore ainda pequena, uns 2,5 metros de altura. Será que posso usar esse mesmo método de combate que vc passou?

  7. Silvia F. A.

    Algumas de minhas plantas estão apresentando manchas escuras nas folhas que seca o local atingido, algo semelhante a uma queimadura que não cobre a folha por completo mas provoca sua queda. Tenho cortado essas folhas assim que percebo o problema e borrifado a planta com água de fumo mas não sei se vai resolver pois não faço idéia de que doença é essa. Tenho medo que isso mate todas as minhas plantas. Aguém sabe me dizer o que é isso? e como faço para livrar minhas plantinhas desse mal?

  8. gonçalo

    BOA NOITE, TENHO VARIAS ARVORES FRUTIFERAS NO MEU QUINTAL,ESTOU ABORRECIDO COM DUAS DELAS, A ARAÇA E A PITANGA, A 1ª É A FERRUGEM, A 2ª É OS BICHOS, (BIGATOS)DENTRO DA FRUTA; O QUE DEVO FAZER?
    MUITO OBRIGADO!

  9. mauro reis

    Como vai José Rui, tenho um lindo abacateiro que por sinal é famoso na vizinhabça por sua produção que é realmente surpreendente. ele neste ano, mais precisamente há dois meses , tem apresentado uma “ferrugem” em suas folhas, que inclusive passou ou pegou de uma pequena planta ornamental que fica perto dele. Ele esta atualmente na florada, e esta receita de aplicar em seringas, acho que nao é possivel,pois seu caule é muito duro, qual seria o procedimento neste caso?

  10. José Rui Fernandes

    Alguém da zona e conhedor que possa ver o que se passa, seria o indicado para dar conselhos. Eu na dúvida ou ignorância acho que uma calda cúprica tipo calda bordalesa faz sempre milagres e é pouco agressivo.

  11. cristiane winckler

    Boa Noite!
    Tenho uma Raphia na sala, muito bonita, mas tenho notado que vem aparecendo algumas manchas marrons ou amarelas na planta,será que é ferrugem? O quê devo fazer, ela vai morrer? pois suas folhas novas também nascem com as pontas já secas ou marron.
    Muito Obrigada.
    Cristiane.

  12. Gláucia

    Tenho dois pés de laranja de umbigo tem rugas que acabei queimando elas, as folhas estão comidas e as folhas com ferrugens, ela está com o fruto formado( maior que uma bolica) o que devo fazer ? e qual o momento certo da aplicação do veneno?

  13. ANDREIA

    Tenho uma horta e nela cultivo alface.Gostaria de saber se a soluçao acima pode ser aplicada nelas ja que os pés estao cheios de ferrugens.

  14. paulo

    ola boa noite minhas plantas lirio da paz estao com ferrugem tem algum remedio pra combater estas ferrugem

  15. GUSTAVO

    OLA AMIGO TENHO AGUMAS GOIABEIRAS ELA ESTA COM FERUGEM NAS FOLHAS POSSO USAR ESSE MESMO PRODUTO QUE VC ENFORMA MAS EM CIMA AGUARDO A SUA RESPOSTA

  16. Barbara Cristina

    Olá boa noite
    Adquiri uma licuala em agosto(verão) e agora verifico que as folhas estão com manchas castanhas escuras. Penso ser por causa da rega, mas como sou inexperiente, agradecia que me indicassem os cuidados devo ter e as causa desta anomalia.
    Obrigadíssima
    Bárbara

  17. luciano

    ola eu luciano tenho varias anturia que esta com mancha de feruge o que devo com prar

  18. marcio ricardo americo

    gostaria de saber qual e o tempo ou més para fazer a pulvarizaçao

  19. Anelise

    Tenho pés de franboesas que a folhas mais velhas ficam pintadas de castanho e elas amarelam, não acontecendo com as mais novas, nesta época costumam dar frutos mas as minhas ainda não deram, o que eu devo fazer?

  20. Jorge

    Olá José Rui. Muito obrigado por sua boa vontade para conosco, simples mortais. Meu caro eu não posso citar uma cor daqui nem outra dali porque sou daltônico. Complicou né? rsrs. Mas eu assumo toda responsabilidade sobre o que vamos fazer, ok? As árvores de meu pequeno pomar estão infestadas (nos ramos) de todo tipo de limo e até um negócio paracido com ourico. E o que fazer para fortalecer as árvores.

  21. Leonardo

    Olá, bom dia! Tenho várias plantas icsórias (ecsórias ou equisórias) faz uns 03 meses. Elas ainda estão pequenas e médias, mas já deram a primeira floragem. De uns tempos pra cá estão aparecendo umas manchas castanhas, circulares e seca nas folhas das plantas. Não sei o que pode ser! Rego as plantas e gramas de manhã e a noite…será q estou regando demais as plantas? O que posso fazer para saber o que está acontecendo? Preciso de sua ajuda!
    Obrigado!

  22. JORCELIA

    MINHAS FLORES ESTÃO COM MANCHAS QUE SE PARECEM COM FERRUGEM O QUE DEVO FAZER PARA NÃO PERDE-LAS? POIS JÁ BORRIFEI VARIAS COISAS QUE ME INDICARÃO MAS AINDA NÃO CONSEGUI ACABAR COM O PROBLEMA.

Leave a Reply

Basic HTML is allowed. Your email address will not be published.

Subscribe to this comment feed via RSS