Colecção árvores e florestas de Portugal

Há algo de estranho com esta colecção do jornal “Público”. Já fui a nove locais de venda e à excepção de dois no Norte Shopping, todos desconhecem a sua existência e nunca a receberam. No site estão os três volumes “temporariamente indisponíveis”.
Desconfio que foram dados à estampa meia-dúzia de exemplares. Não me acredito que de repente o português tenha passado a interessar-se muito por árvores. “O maior projecto editorial alguma vez realizado sobre a floresta portuguesa”, é grande, mas invisível.

Uma resposta para“Colecção árvores e florestas de Portugal”

  1. mário venda nova

    No quiosque onde costumo comprar o Público ninguém viu um único livro desses. Aqui pela zona os quiosques nem ouviram falar, quanto mais ver! Um mistério…
    Gostava de ver os livros para poder decidir se compro, ou não, a colecção. Assim é impossível tomar uma decisão! Coisas do marketing do Público que ninguém entende.

  2. Greenman

    Por aqui (Benfica / Lisboa), há nos quiosques sem problemas. Se quiseres posso comprar e enviar-te pelo correio.

    Mário Venda Nova, os livros estão numa embalagem de plástico. Não dá para ver muito para além da capa e contra-capa.

  3. Pedro

    Pelo Algarve (nomeadamente em Albufeira e Silves) é praticamente impossível encontrar um único exemplar à venda em quiosques, excepto em grandes superfícies (Modelo, Continente).

    Na Covilhã, o meu pai conseguiu o primeiro por “encomenda”…parece-me que talvez a distribuição pelo país não esteja a ser equitativa ou que a tiragem tenha ficado um pouco abaixo da procura.

    No entanto, quem mora no Porto ou Lisboa tem sempre as lojas do “Público” em determinados centros comerciais.

    Penso que estas questões não retiram mérito à iniciativa do “Público”, que mais uma vez se substitui a outras entidades, nomeadamente as editoras portuguesas, que não têm iniciativa para apostar neste tipo de edições e nem sequer se aventuram em traduzir certas obras de referência publicadas em países estrangeiros.

  4. Zé Bonito

    Quando saiu o primeiro volume, nenhuma das papelarias de que sou frequentador tinha recebido um único exemplar. No entanto, todas referiam os protestos de vários clientes, interessados na obra. Pensei, então, que o problema ficasse resolvido- puro engano.Até agora, apenas consegui o volume 2, “Os Carvalhais”, que, pelo que já li, ainda me fez lamentar mais tão pobre distribuição.

  5. Rosa

    A colecção é excelente a iniciativa é de um bom gosto invulgar em Portugal, até a qualidade gráfica é muito boa, existe provavelmente um problema com a distribuição ou as expectativas eram baixas. Quem é que ia imaginar que em Portugal as pessoas estavam interessadas em livros sobre florestas. Estou certa que a colecção vai chegar a todos os interessados mais tarde ou mais cedo.

  6. Greenman

    Sim, todos os volumes vão voltar às bancas.
    Podem também solicitar para encomendar nas bancas ou nos pontos de venda do PUBLICO.

    :-)

  7. Rosa

    Hoje na pequena banca de bairro onde compro os jornais, perguntei quantos exemplares recebiam. Todas as quintas-feiras recebem 50, são todos vendidos e ainda recebem pedidos extra… Mas afinal o que é que se passa neste país, afinal as pessoas gostam de árvores, mas têm vergonha de o confessar publicamente. Porquê que ninguém se preocupa quando abatem as árvores dos nossos jardins.

  8. José Rui Fernandes

    Aleluia! Consegui hoje o meu primeiro volume! Espero depois conseguir os três em falta.
    Obrigado pela oferta Greenman, acho que não será necessário.

    Aproveito para informar que o Público já não tem banca no Norte Shopping.

    Pequena banca de bairro, 50 exemplares, é obra. Não sei como interpretar isso.

    De qualquer modo, algo falhou na distribuição e seria uma pena que os interessados (digamos, eu), não conseguissem adquirir a colecção.

  9. mário venda nova

    Green man , obrigado pela ajuda. De qualquer maneira pelo que li estamos perante uma colecção interessante e bem feita, com interesse.
    Já agora José Rui, como é a qualidade das fotografias?

  10. José Rui Fernandes

    Ainda vi mal. Mas é boa. Tem umas fotografias aéreas com umas propriedades plásticas interessantes.
    Pelo que vi, os livros estão muito bons.

  11. Joana

    Boas notícias! O Público vai reforçar a tiragem dos livros para satisfazer pedidos dos leitores. O conselho dado foi fazer reserva dos exemplares pretendidos no vosso quiosque. Realmente há mais pessoas do que se pensava interessadas nas florestas… Não desistam!

  12. Joaquim

    Caros
    Aqui fala o coordenador da edição :-)
    Fiquei muito satisfeito com os comentários que li nesta página. O esforço que representou para toda a equipa a elaboração e a publicação desta série de livros é largamente recompensado pelo acolhimento que ela está a ter junto do público.
    abraço a todos
    Joaquim Sande Silva

  13. José Rui Fernandes

    Caro coordenador, queremos livros! Ainda só tenho um.
    Para já só por esse — parabéns para si e para a equipa. Parece que estamos em presença de uma bela obra.

  14. Liliana

    Só agora tomei conhecimento da obra! e queria muito ter a colecção toda, pois parece ser bastante interessante. Tenho pena de nao ter havido a divulgação suficiente! e agora receio que ja nao tenha oportunidade de a adquirir! Mesmo assim ja pedi na tabacaria onde costumo ir se me conseguem a restante colecção!

  15. António Caniço

    Só agora ouvi falar da colecção arvores e florestas de portugal, ainda é possivel adquiri-la por completo

  16. Endovelius

    Muito procurei essa colecção mas até à data … como encomendar ?

    A proposito de carvalhos …
    dois volumes monumentais, bem ilustrados e completos sobre os carvalhos do planeta :

    “Guide illustré des chênes”, vol 1 & vol 2 (cerca de 700 p. cada volume)
    A. le Hardÿ de Beaulieu & T. Lamant,
    Ed. du 8ème, Paris.
    150 euros os dois volumes.

    – E –
    ——————-

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.