Forma simples de destruir o pulgão-lanígero-das-macieiras

Já tinha referido mais este insuportável afídio e agora deparei-me no “Jornal de Agricultura e Horticultura Prática” de 1894, com uma forma extremamente simples de o destruir.
Com um pincel bem humedecido em azeite toca-se levemente as partes da macieira onde existir o branco ou excrecências produzidas pelo insecto. O azeite destrói completamente os ninhos e mata os insectos.

10 Responses to “Forma simples de destruir o pulgão-lanígero-das-macieiras”

  1. Ducapa

    As minhas macieiras também estão com afídios, deitei vários produtos caseiros e o resultado foi:
    as folhas continuam com afídios muitas enrolaram e outras tantas ficaram com pintas castanhas. Já não sei o que fazer
    As boas noticias é que consegui mandar embora os afidios das favas (para já).
    A propósito é possível colocar fotos neste blogue?

  2. José Rui Fernandes

    Que remédios usou?
    Eu agora passei para o Neem, também ando aflito com os afídios — os pretos são os piores.
    Nas favas já não devem voltar — e aqui as nossas foram praticamente destruidas pelo vento do fim de semana (é o seu pior inimigo).

    Eu posso publicar fotos dos leitores, se tiverem interesse para outras pessoas. A largura é 1024px para as versões ampliadas.
    No entanto não publico sob “nicks”.
    Também aceito colaborações, inclusivamente abri o blogue a essa possibilidade aqui há uns tempos, mas não funcionou.

  3. Ducapa

    Olá José
    Passo a descrever os remédios que utilizei (as asneiras que fiz):
    Fervi sabão com água e apliquei nas favas e nas macieiras, como não vi grandes resultados dilui sabão em água e apliquei, como os resultados não eram visíveis utilizei óleo sabonete líquido e água.
    Foi nesta terceira tentativa (penso eu) que algumas folhas das macieiras ficaram castanhas.
    Para onde posso enviar as fotos (macieiras e favas)?
    Gostava de colaborar, mas não sei se vou acrescentar valor ao blogue, porque só comecei a interessar-me pela agricultura este ano, além disso estou aqui mais para aprender do que para ensinar (se não sei para mim não posso ensinar).
    Já agora uma questão, alguém sabe onde se pode comprar minhocas vermelhas no Porto para a minha caixa de compostagem?

  4. José Rui Fernandes

    além disso estou aqui mais para aprender do que para ensinar

    Ah, exactamente como eu! Que é que eu sei? Nada! O que sabia há uns quatro anos atrás? Ainda menos.

    Fotos para o mail do menu.

    Não sei se há uma relação de causalidade entre a última aplicação e as manchas. Talvez a frequência do sabão…
    Mas o óleo será sempre essencial, porque os afídios vão morrer asfixiados. Sem óleo é um banhinho muito jeitoso, com o calor até lhes sabe bem e ficam limpinhos.

    Não sei que diga mais. Experimentar o Neem? Comprei na loja Kapa Verde (na feira bio).

    O problema grave da horticultura biológica é que as atitudes preventivas têm que prevalecer. Para isso é necessário conhecer causas e ciclos das pragas (e as soluções). Os amadores como nós, habitualmente só reagem quando a praga já se instalou e é de difícil controlo.

    Das minhocas não sei.

  5. Agnelo Neutel

    ola eu dedicome ha agricultyura biologica em casa e este ano depareime com varias pragas mas da mesma familia uma é o pulgao preto e uma coisa parecida com o pulgao preto so que é verde. o branco aparece nos morangos e jarros o preto nas flores, eras ervilhas e aipo alem disso as ervilhas apresentam manchas brancas na folha, tambem ando com um problema com a terra em que por um periudo que ela seca apresenta uma camada branca na superficie sera bacterias patogenicas projudicias as plantas? se algum poder responder as perguntas obrigado

  6. RICARDO LEÇA

    caros amigos o metodO mais facil de destruir pulgões e banhar a arvore com uma soluçÃO DE AGUA E SONASOL LAVA LOIÇA EM SEGUIDA PULVERIZAR COM OLEO DE VERÃO

  7. Cecília Pereira

    O óleo de verão, é um produto que destroi os ácaros por asfixia, este cria uma camada impermeável que os impede de respirar. Deve aplicar-se no final do Outono e com temperaturas inferiores a 30ºC. Comercializa-se sob essa designação em qualquer loja da especialidade e nas concentrações recomendadas. Por isso quando se refere o azeite como forma de luta Biológica o efeito é o mesmo, só que o azeite tem de ser pincelado, o que torna mais difícil a sua aplicação em larga escala. Outro auxiliar importante na luta contra o exsudado doce que os afideos e pulgão lanigero e ás cochonilhas produzem é o sabão de potassa. Este já se encontra em comercialização. Este produto é extremamente eficaz pois impede a proliferação da fumagina, que se alimenta dos açucares e que forma uma capa negra nas folhas e troncos das plantas impediondo a fotossintese epodendo levar à morte das plantas.

    Aqui vai um link interessante sobre a eficácia do óleo de Verão, mas não aconselho os produtos quimicos de sintese, como o clorpirífos, por exemplo, existem produtos como o extracto de Neem que são muito eficazes contra grande parte dos insectos, ácaros e afídeos:
    http://www.algarvecitrinos.com/es/acompanhamento.php?id=16

    Mais um site interessante que comercializa auxiliares e outros produtos para Agricultura Biológica e que contem informações importantes sobre as pragas e auxiliares
    http://www.biobest.be/home/3

Leave a Reply

Basic HTML is allowed. Your email address will not be published.

Subscribe to this comment feed via RSS