Lírios amarelos

Lilium
Como chamam a estas flores na vossa zona? A minha mãe diz que são “coroas-de-rei”, eu “lírios”. Sei que o ano passado comprei duas variedade ‘Chinnok’ e ‘Escapade’ — e não consigo encontrar informação. A que encontro não coincide com o amarelo e rosa forte que aqui anda.

Uma resposta para“Lírios amarelos”

  1. gintoino

    Por aqui, nos algarves sempre lhes ouvi chamar “coroas imperiais”… Quanto ao nome da variedade ne foto não posso dar qualquer ajuda.

  2. Ema Martins

    Por estes lados, zona de Aveiro, O nome é de “Coroas de Rei” ou “Coroas Imperiais”. Os Lírios são outra espécie que já floriu este ano (nos finais de Inverno), parecidas esteticamente com as Íris mas muito mais frágeis. Pouco sei mais do que isto.
    Cumprimentos

  3. José Rui Fernandes

    No “Portugal Botânico de A a Z” não consta nem “coroas de rei”, nem “coroas imperiais”.
    Na lista dos Lilium …, muitos chamam-se lírios. No entanto os lírios que a Ema fala são capazes de ser os Iris ….

  4. Rosa

    Lírios ou Coroa Imperial, ambos são nomes comuns para os Lilium sp, os de venda São quase todos hibridos e resultam de cruzamentos entré géneros de origens diferentes (Asia, Europa, América do Norte).
    Os Lírios podem-se dividir em 3 grupos, Lírios Orientais – Flores grandes e muito perfumadas, Lírios asiáticos muita variedade e intensidade de cores mas sem cheiro (a este grupo pertencem as coroas imperiais), Lírio Longuiflorum, flor muito grande e sempre branca ou creme.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.