O quintal novamente aceitável

Depois de três tardes, não completas, o quintal está novamente com aspecto decente. Isto é, a minha parte. O resto, mais ou menos. Por acaso é irritante saber que em pouco tempo se consegue dar um aspecto bom, ter as plantas mais saudáveis, etc., e mesmo assim adiar continuamente. Aliás, se a tarefa fosse regular, com meia hora por dia resolvia o problema facilmente, com mais um ou outro dia mais intenso no mês. Então, porque não?

Por isto. Perco energia quando chega a hora da manutenção.
Mas estas tardes renderam. Arranquei a maior parte do ervado, estaquei e reforcei os tomateiros. Também retirei o que restava do feijão francês anão e no local fiz sementeira de Penca da Póvoa e Couve Chinesa (não sei lá o que isto é, mas vamos experimentar). Também fiz a última sementeira de agriões com as sementes da época anterior.
Além disso, recolhi feijão francês anão de vagem amarela e de vagem verde para semente; também feijão trepador rajado; ainda há feijoeiros que dão um feijão castanho escuro e que foram recuperados este ano — recuperados porque de todas as sementes apenas três estavam viáveis, pois tinha havido um ataque de gorgulho.
Ainda recolhi semente de aipo, salsa, ervilhas de cheiro, mizuna e agriões. Resta semente de rúcula, alface e chicória para recolher mais tarde, além da de courgettes, tomates cereja, coração de boi e alicante, pimentos e coisas assim.
Apesar de alguns insucessos (o mais desanimador foram as ervilhas que tanto gostamos), este é o melhor ano de colheitas desde 2003, quando comecei a cultivar qualquer coisinha.

Uma resposta para“O quintal novamente aceitável”

  1. Ema Martins

    Boas
    Acompanhando as suas tarefas, ganho força para manter o meu quintal aceitável…
    Ver se arranjo um tempinho para arrancar as ervas que crescem a olhos vistos.
    O meu comentário vem motivado pela Couve Chinesa. Não imaginei que cá se pudesse cultivar… Nunca semeie nem plantei, apenas utilizo. Garanto-lhe que depois de cozinhada tipo estufada é excelente. Com o seu mote, este ano também vou tentar o seu cultivo. Espero que não aconteça o mesmo que me aconteceu com as endivias – muito, muito difícies de cultivar.
    Já agora pergunto: E os canonigos? Já os encontrou?
    Eu espero que me entreguem as sementes que encomendei.
    Continuação de bom trabalho
    Ema Martins

  2. José Rui Fernandes

    Cara Ema, eu vou ganhando forças também com o exemplo dos outros. Mas o facto é que faço tudo praticamente sozinho. Antigamente o meu avô andava no quintal e o meu tio no terreno ao lado, o vizinho do outro lado. Iam falando, trocando… era diferente…

    A Susana já viu os canonigos à venda, mas ainda não comprou. Sempre tem sementes? Quer trocar? Se sim, por mail combinamos algo.

    Quanto a estas sementeiras, pareceu-me estar tudo a germinar passados dois dias. Os agriões são agriões sem dúvida, o resto espero que não sejam mais ervas :) .

  3. Sementeira quase falhada at Quinta do Sargaçal

    […] Como tinha dito, tenho o quintal novamente aceitável e agora ainda está melhor, pois tenho passado lá tempo regularmente. Aconteceu uma coisa que aqui não é muito comum — na sementeira de penca da Póvoa e de couve chinesa, houve uma interferência com características invasoras (tal a quantidade) de rúcula e mizuna. Resultado, começo só agora a identificar as pencas lá para o meio e a couve chinesa, nem vê-la. Nem tudo é negativo, na prática com este tempo ameno, vai ser uma segunda colheita destes dois óptimos vegetais. Hoje já comemos uma salada de folhas bebés de ambos. Entretanto fiz também outra sementeira de salsa. Gasta-se sempre e gostamos de ter todo o ano. Numa outra nota negativa, ao abrir uma lata onde já tinha guardado favas para semente, noto tudo furado e uma saudável população de gorgulho a passarinhar. Pior do que isso, os feijões amarelos e brancos (dos anões franceses), também estão a ser atacados pelo gorgulho. Eu na minha infinita ignorância, julgava que o ataque de gorgulho era externo e fiquei admirado de o ver dentro da lata das favas. Uma observação mais de perto demonstrou-me que as larvas se desenvolvem dentro dos feijões e das favas. Quando saem já são gorgulhos totalmente desenvolvidos e pretos. Isto é um nunca acabar de pragas. […]

  4. Joaquim Dias

    Peço instruções para cultivar agriões na minha hortapara consumo familiar.

    Peço me enviem essas instruções para o meu e-mail

    Obrigado

    Joaquim Dias

  5. José Rui Fernandes

    Caro Joaquim dias, não posso estar a enviar instruções a cada leitor. De qualquer modo os nossos agriões são de terra e basta fazer uma sementeira normal. Passados poucos dias despontam.

  6. irene luis

    eu queria tanto cultivar canonigos mas nunca consegui comprar sementes. entao certo dia pensei uma maneira e consegui.demorei dois anos mas tenho as sementes e cultivo os famosos canonigos. podem fazer o mesmo que eu

  7. Luis Silva

    Tenho uma horta para consumo familiar e tambem gostava de saber como conseguir sementes de canonigos.
    Obrigado pela atenção.

  8. ivo

    eu ouvi dizer que no Lidl vendem canónigos mas tenho que confirmar isso. Boa sorte com as hortinhas

  9. Célia Nunes

    Gostava que me indicassem qual a altura propicia para semear os canónigos?

    Desde ja o meu bem haja

  10. Filomena

    Embora com muito atraso..vi que havia gente a procurar erva dos ca

    nonigos. Em qualquer boa casa de sementes encontram. Em Alcobaça comprei no Bricomarché.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.