Plantação de árvores não adicionando matéria orgânica

A Universidade de Nebraska, nos EUA, dá uma indicação útil bastante curiosa para a plantação de árvores. Curiosa porque contradiz o que tenho lido e feito regularmente:

Não adicione matéria orgânica ao solo quando plantar árvores. Não ajuda a planta a estabelecer-se e pode criar condições que encorajam as raízes a permanecer no buraco, em vez de se espalharem pelo solo circundante. Cave um buraco grande, mas encha-o com a terra que foi de lá retirada.

Uma resposta para“Plantação de árvores não adicionando matéria orgânica”

  1. Italo M. R. Guedes

    Caro José R. Fernandes,
    Isto depende muito do estado nutricional do solo e de que tipo de árvore você deseja plantar. Solos de climas temperados em geral têm maiores teores de matéria orgânica do que solos de climas tropicais ou áridos. Da mesma forma, são em geral quimicamente mais ricos, ou seja, têm maior saturação por elementos básicos, como cálcio, magnésio e potássio. Nestes casos, realmente a aplicação de matéria orgânica poderia representar uma abundância desnecessária de elementos nutrientes em superfície, “desencorajando” o aprofundamento das raízes. Se o plantio for de árvores frutíferas, no entanto, de variedades melhoradas com necessidades nutricionais mais altas, creio que talvez fosse desejável acrescentar material orgânico, dependendo, obviamente, do estado nutricional do solo, que pode ser conhecido a partir de análises químicas em instituições com este objetivo. É necessário atentar-se para o fato que nem toda matéria orgânica é igual, e dependendo da qualidade, pode “competir” com a planta por nutrientes, é o caso de material orgânico com relação carbono:nitrogênio larga, que pode indisponibilizar este último nutriente à planta. O assunto é complexo, mas espero tê-lo esclarecido em linhas gerais.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.