Guerreiros das árvores

Plantar árvores como parte da restauração ecológica tem sido uma preocupação que transitou do século passado, por vezes com grande perfil, como a atribuição do prémio Nobel a Wangari Matai (BBC), mas muito antes, verdadeiros guerreiros das árvores entenderam esta necessidade.

Em 1662, o inglês John Evelyn (Wikipedia) escreveu o seu primeiro tratado sobre este tema, “Sylva, or a Discourse on Trees, and the Propagation of Timber in His Magesties Dominions”.
Por volta de 1880, existiam nos EUA uma série de guerreiros das árvores inspirados por George Perkins Marsh (Wikipedia), considerado por muitos o primeiro ambientalista da América do Norte.
Mas o mais eficiente defensor das árvores foi Richard St. Barbe Baker (Wikipedia). Foi Baker que em 1930 organizou 3.000 guerreiros quenianos em Homens das Árvores, uma nova sociedade secreta dedicada a reflorestar áreas da África Oriental. Também iniciou projectos de reflorestação na Nigéria, Nova Zelândia e Palestina e lançou a Green Front, um esforço internacional para tentar travar o avanço do deserto do Saara com um grande muro de árvores.
Outro herói das árvores é James Lovelock (Wikipedia), autor da teoria de Gaia, em que a Terra se comporta como um único organismo vivo. Com a sua família plantou 20.000 árvores.
Isto é um pretexto que partiu do livreto “Grow Your Own Trees”, para conhecermos mais sobre a vida e obra destes homens e desta mulher. Comecem nos links que coloquei e daí para outros lados. E plantem árvores.

Uma resposta para“Guerreiros das árvores”

  1. Lucia

    Ola! Admirável ordem a desta Quinta e deste blog. Aqui no Brasil a idéia de uma Quinta é a de um lugar nobre, somos mais familiarizados com o quintal. O quintal era o lugar da fartura, da reciclagem, das artes e brincadeiras, nas cidades e no campo. Hoje, existentes ainda nas cidades, mas pressionados por outras necessidades urbanas.
    Conhecendo um pouquinho desta Quinta vemos que há lugar para um pouco de tudo. Parabéns, que alcancem seus objetivos!
    A postagem é inspiradora e me deixa feliz de ver uma guerreira entre os guerreiros, precisamos divulgar a idéia.
    Abraços.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.