The Art of Flower & Garden Photography

The Art of Flower & Garden PhotographyAcabei the ler The Art of Flower & Garden Photography de Clive Nichols, um dos bons fotógrafos de jardins em actividade. O forte do livro são previsivelmente as próprias fotografias, que na sua maior parte são do melhor que se pode encontrar na área. O livro está dividido em temas, Luz, Cor, Abstractos, Retratos de Plantas, Jardins, Tempo, Viagem, Arte Fotográfica, Pessoas, Vida Selvagem e Sala Escura Digital. Onde o autor se excede é na luz, cor, nos retratos de plantas e jardins, sendo muito mediano nas fotografias de pessoas e no espaço do livro que dedica ao digital.

Não é um livro técnico e a quem não conhecer a sua máquina fotográfica nada ensina. No entanto, todas as fotografias têm a respectiva ficha com indicação da câmara, filme (ou digital), velocidade a abertura. Observei atentamente as imagens e estes factores e terá sido onde aprendi mais. Nichols é também um fotógrafo que conhece o seu tema e raras são as fotografias que não indiquem que plantas estamos a observar. Acho este facto essencial para ser bom nesta, ou qualquer outra área desta arte.
O texto é muito fácil de ler, fácil demais até, sendo redondo em certas instâncias. O autor não consegue sair muito da importância da hora e consequentemente da luz, nas fotografias de jardins e plantas. A fotografia que escolhi para ilustrar este texto, é a da capa do livro e considero-a colossal (aqui não está completa devido a estar dividida em duas páginas do livro), mas Clive Nichols levantou-se depois da duas e meia da manhã, guiou mais de 140 quilómetros e captou a imagem às 4h45. É na Lady Farm em Somerset, no Reino Unido. É uma fotografia encantada e o jardim não lhe fica atrás — a escolha dos locais e temas a fotografar também contribui muito para o resultado final. No nosso país, seria difícil fotografar um jardim destes guiando uns meros 140 quilómetros.
Sendo um livro tão fácil de ler, acho perturbador que praticamente em cada página, exiba um destaque a uma frase do autor, funcionando como dicas ou indicações práticas, um pouco à medida das revistas ou até dos jornais. É uma “feature” para folheadores que só atrapalha os leitores.
Tenho muito poucos livros de fotografia e este revelou-se uma boa aquisição. Se fosse para classificar, daria quatro estrelas (em cinco), mas divididas por cinco nas imagens e apenas três no texto.

Uma resposta para“The Art of Flower & Garden Photography”

  1. Lucia

    Um típico jardim inglês muito bem cuidado, a primeira vista parece uma pintura. Ambos magníficos e inspiradores a fotografia e o jardim!

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.