Maracujá, Passiflora edulis (Passifloraceae)

Maracujá, Passiflora edulis 2
Este maracujá cresceu espontâneo, provavelmente a partir de sementes de uma planta da vizinha do lado. Nunca lhe dei a devida atenção, mas devia. Não só produz muito, como é bonito. Mais fotografias a seguir ao salto.

Maracujá, Passiflora edulis 1

Maracujá, Passiflora edulis 3

Mais na enciclopédia Britannica
Mais na Wikipédia (português)

Uma resposta para“Maracujá, Passiflora edulis (Passifloraceae)”

  1. fernanda

    olá!
    Gostaria de saber como e onde posso arranjar semente da planta do maracujá… é que para além de ter uma flor lindíssima, também gosto muito do fruto, e queria tentar a sua produção no quintal. :) Obrigada :)

  2. Filipe Vale

    Olá gostaria de saber onde posso comprar sementes desta planta????
    Obrigado, é mesmo muito importante….!!!!

  3. JORGE CALIFORNIA

    OLÁ EU PLANTEI MARACUJÁS CUJAS SEMENTES VIERAM DO BRASIL. AS PLANTAS CRESCERAM MUITO , MAS RARAMENTE DÃO FLÕR E ESTAS ACABAM POR CAIR E NÃO DÃO FRUTO
    AGRADEÇO QUE ME INFORMEM QUAL A RAZÃO ?
    OBRIGADO JCALIFORNIA

  4. José Rui Fernandes

    Como digo, cresceu espontâneo. Este ano farta-se de dar fruta, mas a verdade é que percebo mesmo pouco de plantas tropicais. Lamento não poder ajudar.

  5. Andre F

    O maracujá nao da fruta porque esta isolado (e so um, não se consegue autopolinizar) ou porque nao lhe faz a polinização à mão. Os maracujas necessitam de ser polinizados à mão porque nao existem umas abelhas que existem nos paises tropicais.

  6. antonio guerra

    Consultem a net. so no brasil ha cerca de 150 variedades. tenho o roxo em latada (30 pes)e um amarelo que na madeira chamam de banana.o amarelo mais usado industrialmente no brasil nao consigo ter em portugal porque morre com o frio do inverno. normalmente a polinizaçao e cruzada e muitas vezes um so pe nao da.e facil arranjar sementes pois basta dexar secar as mesmas de qualqer fruto e plantar a partir de janeiro em estufa. Ha muitas variedades de jardim que so dao flor.se compararem folhas veem que sao diferentes.As que dao frutos sao penineivias as de flor sao loboladas 4,5 bobolos boa sote.

  7. VASCO SILVA

    Já tive maracujás noutro quintal.Desses que se encontram nos supermercados.
    Deixava secar e as sementes davam para reproduzir fàcilmente.
    Acerca dum maracujá vindo do Brasil e do tamanho de uma maçã média, que está seco, estou para tentar semear, mas pelos vistos, terei que ter alguns cuidados.
    Pelo aroma do fruto seco (este do Brasil) e pelo tamanho apelativo, deve ser uma fruta maravilhosa.

    Já agora deixo a informação do seu benefício como terapeutica da tensão arterial.
    Vou ter pena se não conseguir as plantas, a partir das sementes que tenho.

  8. vania azevedo

    Gostaria muito de plantar um pé de maracujá no meu quintal, de preferencia em cima do meu chuveirão , colocando uma latada de madeira em cima do chuveirão para que ele possa crescer, onde posso arrumar as sementes desse maracujá, moro em fortaleza ceará!!!

    atenciosamente ,

    vania azevedo

  9. José Rui Fernandes

    Cara Vania Azevedo, este blogue é de Portugal, não sei onde pode conseguir as sementes. Mas o mais fácil era conseguir uma planta. Também não sei o que é o chuveirão.

  10. Nuno Ribeiro

    Plantei 2 pés de maracuja no princípio de março. Um deles já está a dar flor que ao fim de 1 semana cai….Poderá ser por causa de não existir polinização? E como se faz a polinização à mão?

    Reparei que um dos meus vizinhos tem um pé de maracuja com flor? Isso não seria suficiente para ocorrer a polinização?

  11. VASCO SILVA

    Acerca de polinização à mão, também agradeço uma dica.
    Haverá certamente um método que possa por em prática com alguma facilidade, mas não faço ideia.
    Aguardo que uma boa alma diga como se faz.
    Obrigado.

  12. José Rui Fernandes

    Para ocorrer a polinização precisa de algo muito importante que são os insectos polinizadores. Grandes vítimas dos pesticidas. Os mais conhecidos são as abelhas.
    Para polinizar à mão, tem de identificar as flores macho e fêmea. As fêmeas normalmente têm um pequeno “fruto” na base”. Depois transfere-se o pólen da flôr macho para a flôr fêmea com um pequeno pincel. Isto em plantas com os dois géneros, não sei qual é o caso dos maracujás.

  13. VASCO SILVA

    Obrigado amigo JRF.
    Por acaso, abelhas não faltam por aqui, graças a Deus.
    Se não estou em erro, alguém referiu que no Brasil, determinado insecto tinha essa tarefa. Porém ele não existe cá.
    Oxalá não seja o “demdem”.No entanto, as nossas amigas abelhas, devem cá cumprir a tarefa. Estou a reportar-me ao tal maracujá grande(trazido do Brasil) e de que ainda tenho algumas sementes para tentar reproduzi-las.
    A pessoa que mo ofereceu, semeou.Nasceu bem mas frutos nem um.
    Talvez noutro sítio, com mais abrigo, seja possível.
    Obrigado.

  14. Marcia Faria

    Essa flor é muito linda.Aqui ela abre sempre ao anoitecer e o seu perfume é suave e adocicado.Os polinizadores aqui,(Rio de Janeiro)são os besouros, um inseto preto com mancha amarela e bem gordo.Ficam vários,e chegam a assustar,porque voam baixo.

  15. Wilson

    O maracujazeiro precisa de insetos polinizadores, que são as abelhas do gênero Xilocopa sp, conhecidas popularmente como mamangavas. Em locais onde há baixa população dessas abelhas pode-se fazer a polinização manualmente. Para isso, deve-se coletar pólen de flores de diferentes plantas, distantes umas das outras e, com a mão carregada da mistura de pólen, proceder a polinização de forma contínua numa linha. Com as pontas dos dedos, fazer um movimento ascendente nas flores completamente abertas. Para melhorar a aderência do pólen no estigma, os operadores podem proteger os quatro dedos de cada mão com dedeiras feitas de flanela de lã.
    Wilson
    Jundiai-São Paulo-Brasil

  16. Luis Sequeira

    Caro amigo
    Deram-me alguns maracujas e um deles caiu-me no jardim.Meses mais tarde,deparei-me com algumas plantas nascidas,transplantei-as para outro sitio do quintal,apenas um sobreviveu após uma espera de 3 anos.No segundo ano deu poucos mas no ano seguinte carregou bastante dando alguns do tamanho de uma maçã. Gostava de perguntar se é necessário podar de um ano para o outro e que outros cuidados se deve ter pois já me cobre uma area de 10 m2. Não sei qual é a espécie mas a cor do fruto é roxo.Obrigado.

  17. maria José Mnteiro Pereira

    para quem quer semente de maracujá deve comprar maracujás e atirar com as sementes para a terra no ano seguinte tem dezenas de maracujás crescendo deve depois deixar crescer um pouco e depois abrir uma cova deitar algum estrume e depois transplantar um pé para lá mas não pôr a raíz directamente no estrume convém pôr um pouco de terra entre o estrume e a planta regar com frequência e esperar é uma planta que quer muito sol e precisa de ser colocada num local onde haja rede onde ela se possa agarrar pois é trepadeira e é tudo M.José

  18. Paula.

    Ola Jorge California.
    Eu vi sua postagem acima querendo saber por que não nascem os frutos do seu maracujazeiro. Desde ja aviso, não sou especialista no assunto. Mas ja tive maracujazeiro em casa e sempre fiz a polinização manual. A polinização manual é simples: Com o dedo mesmo, vc passa no pó amarelinho que fica na haste pendurado virado para baixo, depois passa nas tres hastes que não tem o pó, que estão na parte mais elevada.
    Ah! Não precisa ser de outra flor, pode ser da mesma.
    Boa sorte, espero que a dica de certo, pois as veses a repodução da planta pode depender do clima.

  19. Idalina

    Bom dia. Gostaria de saber se quando se referem às sementes, estão a falar da polpa do maracujá, ou se de outro elemento qualquer que desconheço.
    Também queria saber se o maracujá pega de estaca ou se precisa de ter raiz.
    Obrigada.

  20. Helena

    ai Pessoal no youtube, ta cheio de videos ensinando e tirando duvidas a respeito dos maracujas
    bjinhos
    Helena (Brasil)

  21. ana rosa de jesus

    plantei um maracuja doce no meu quintal,sua semente demorou seis meses pra nascer agora ele esta viçoso mais não da frutos, toda flor começa a nascer e cai o que faço?já adubei com 10/10 e ele continua o mesmo.

  22. maria augusta

    costumo ter sempre sementes em casa,guardadas,paa faz-la compro um maracujá bem bonito,tiro as sementes e com uma peneira coloco embaixo da torneira,e suavemente vou lavando-os,depois deixo ardo dentro de casa coberto com redihas de cobrir bolo,por 1 semana,depois no sol mais semana, ele fica bem limpinho e guardo em um saquinho com data e tudo, se vc quiser me passe o endereço que mando sementes a voce,ou a quem quiser.
    sauddações

  23. pedro andrade

    preciso de ajuda, eu tenho um maracuja que comprei no lidl pequenino e coloquei ao pe de uma rede…..hoje a rede está cheinha, dá muitas flores e muitos frutos, mas os frutos são todos ocos.

    a minha questão é se é maracuja de jardim, ou se devo comprar outro maracuja e de que especie para ver se passo a ter frutos.

    deixo uma foto do tipo de flor e folha que é o meu maracuja: https://dl.dropbox.com/u/472420/2012-07-22%2019.51.23.jpg

    obrigado a todos.

  24. João Franco

    Olá!

    Caro Pedro Andrade, necessita de outra planta para obter frutos. O maracujá que tem é o “passiflora caerulea”. Produz frutos comestíveis laranjas por fora com sementes vermelhos. Contudo o sabor não justifica o seu cultivo.

    João Franco

  25. fabio silva

    boa noite.
    Tal como todos vós, os maracujeiros fascinam-me, alias tenho um gosto especial por frutiferas. Lamentavelmente tenho muita dificuldade em encontrar sementes e até mesmo plantas aqui, nos açores, onde vivo. Faço um apelo a quem estiver interessado em vender sementes ou plantas de maracujeiros que produzam frutos COMESTVEIS, ou mesmo qualquer outra fruta, peço que contactem para o meu email (fmnsm84@gmail.com)

  26. Naurides Camargo

    O maracujá, passiflora edulis, precisa de pelo dois pés plantados para dar fruto. É polinizado por um besouro, mais corpulento que às abelhas e por isso se adaptam melhor á polinização. Mas às abelhas tb lá chegam. Pode-se polinizar a mão, há videos na net, com um pincel muito levemente.

  27. antonio gameiro

    Boa Noite gostaria que me informassem onde posso comprar sementes de maracujá

    Um muito obrigado Ant. Gameiro

  28. Luis

    Se algum dos interessados em sementes de maracujá for do algarve posso dar. É só entrarem em contacto cmg por e-mail (luispvc@sapo.pt).

    Cumprimentos,
    Luis

  29. costa

    tenho 60 plantas de maracuja roxo doce com 2 anos de idade prontos a dar fruto este ano. plantas com 3 mudas .vendo 4€ cada planta. .

  30. elsa

    Tem plantas? donde é?
    Gostava de adquirir. aguardo seu contacto

  31. Maria Tereza Ferreira Cardoso

    Gostaria de contactar o 33costa porque estou muito interessada 4 plantas de maracujá roxo doce já enrraisado. por favor envie informação para o meu Email. È para um hospital e faz parte de terapias que estão a meu cargo. Também preçiso de kiwi – macho e fémea, franboesas, cabaças… tudo o que trepe e dé fruto. obrigado. Tz

  32. Marisa

    Tenho,mudas de maracújá ,sementes e um pé enorme no meu quintal já cheio de maracújá mas ainda muitos verdes. Trouxe maracujá azedo ,aquele amarelo bem grande quando vim do Brasil ano passado e usei o fruto para sumo e plantei a semente. Bom,quem tiver interessado é só mandar um email para marisinha.caria@gmail.com vivo em Seixal amora Portugal a 15minutos de Lisboa. Tem um segredinho para as folhas pararem de cair e também para a planta que não da flor e frutos.

  33. Manuel Torres

    Gustaria de de contactar o 33Costa ou alguem que me possa vender algumas plantas de maracuja no Algarve.
    Muito obrigado e até breve

  34. Helio sousa

    Estou nos Açores e passados 3 anos, estou a começar a ter maracujás passiflora edulis ou azedo. Será que a altura do ano- Novembro e boa para dar bons frutos.

    Barbatana007@gmail.com
    Como faço o plantio

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.