Os problemas dos citrinos do quintal

Cochonilhas e Mosca-brancaComo disse, depois de contactar a Garden Organic (HDRA) fiquei bastante desiludido. Apesar de prestáveis (também faz parte dos direitos dos associados, obter resposta a estas questões), esperava outra capacidade técnica, mesmo tratando-se de pragas que não farão grandes aparições no Reino Unido.
Acontece que também sou membro da Royal Horticulture Society (RHS) e perante a incapacidade da Garden Organic, contactei-os com as mesmas questões.
A resposta chegou no dia seguinte através do senhor Andrew Halstead, entomologista principal da RHS.

Os citrinos estão atacados por vários tipos de pestes. As folhas com uma espécie de algodão branco e um líquido que parece cera, estão provavelmente infestadas pela Mosca-branca lanígera dos citrinos1. Os adultos são pequenos insectos de asas brancas que se enconteam habitualmente debaixo das folhas mais novas. As ninfas imaturas parecem cochonilhas, mas estão cobertas por uma espécie de algodão branco, fazendo com que as folhas infectadas pareçam infectadas por um fungo. Excrementos de Mosca-branca e outros insectos sugadores de seivaOs glóbulos peganhentos são excrementos açucarados produzidos pela mosca-branca e outros tipos de insectos sugadores de seiva.
Uma outra peste presente são cochonilhas (Planococcus citri). Pequenos insectos cinzento claro que infestam habitualmente as partes relativamente mais inacessíveis da planta, como as axilas das folhas (na primeira fotografia podem ser observados nas próprias laranjas). As cochonilhas também segregam uma substância branca em volta do corpo e podem produzir também os excrementos adocicados.
Estrago produzido pela Traça-mineira dos citrinos e uma joaninhaO pequeno insecto preto que se vê na fotografia é provavelmente uma espécie de joaninha, predador tanto das cochonilhas, como da mosca-branca.
Por fim, a terceira praga são as lagartas mineiras de uma traça específica dos citrinos e que se estabeleceu na Europa há cerca de 15 anos apenas. As diminutas traças adultas depositam os ovos na folhagem e depois de eclodirem, as lagartas penetram nas folhas, produzindo túneis sinuosos enquanto se alimentam. Isto causa uma descoloração prateada na parte superior das folhas afectadas, nos locais onde os tecidos internos foram comidos.
Estrago produzido pela Traça-mineira dos citrinosA solução biológica pode ser a que tenho usado que é Savona (óleo e sabão, mas numa solução pré-preparada). De qualquer modo o senhor Halstead confirma algo que descobri entretanto: Os óleos hortícolas têm muito pouca permanência e sendo insecticidas de contacto têm de ser utilizados de forma abundante e frequente.
As larvas mineiras são muito mais difíceis de controlar porque não só produzem várias gerações durante o Verão, como as lagartas estão escondidas de um insecticida de contacto, como o Savona. A minha sugestão é arrancar as folhas mal o problema seja detectado e queimá-las.
Muito interessante a informação que no Reino Unido os únicos insecticidas autorizados para os citrinos são os biológicos como o Savona.

1 A tradução está basicamente literal, não sei se em português o nome será este.

Uma resposta para“Os problemas dos citrinos do quintal”

  1. jardineira aprendiz

    Estes dias ando mesmo sem tempo nenhum, (nem sequer devia estar a espreitar blogs) por isso não posso fazer um comment. muito grande, mas não haverá por aí desequilíbrios nutricionais? Vários problemas juntos podem ser sinal de um desequílíbrio ecológico na fauna auxiliar, mas também uma susceptibilidade anormal da planta, parece-me que poderá ser o caso.

    Penso que há possibilidades de luta biológica, no caso de não haver auxiliares presentes, mas só posso ver isso lá para o fim de semana (vou ver se me lembro)

  2. José Rui Fernandes

    nem sequer devia estar a espreitar blogs

    E eu nem devia escrever, mas não posso desiludir o meu público :) .

    Ora bem, esta situação é do ano passado. Ando a tratar agora como prevenção para não acontecer o mesmo este ano. Também são plantas diferentes e agora já não consigo recordar com certeza o que se passava em cada.

    Não sei que diga sobre os nutrientes, no solo. É possível que exista aí um problema.

    Este ano e para já, todas as árvores se apresentam com muito melhor aspecto. Foram tratadas com calda bordalesa, que apesar de não ser directamente para estes problemas, faz milagres.

  3. adelia

    um dia destes fui supreendida com um segredo.a minha colega de escola disse que para afastar as formigas das horquideas,pulveriza-as com água e leite,porque as formigas gostam de doce e como o leite depois azeda…lembrei-me que podia ser uma soluçao quando diz que os citrinos apresentam globulos vermelhos que sao os excrementos açucarados… porque nao usar a agua com leite.

  4. José Rui Fernandes

    Não conhecia esse truque. Mas neste caso, as formigas são um efeito, não a causa. O que nós queremos é afastar os afídios e sem afídios, não há formigas.

    Numa outra nota, o leite com águra pode ser utilizado para fazer o musgo desenvolver mais depressa nas pedras.

  5. jardineira aprendiz

    Finalmente consegui voltar. Mas não consegui trazer o que pretendia. No meu manual de agricultura biológica vem referidos alguns produtos comerciais de parasitóides, mas apenas para moscas mineiras do género Liriomyza, que não é a dos citrinos. De qualquer forma, se voltar a acontecer pode tentar perguntar às empresas que comercializam estes produtos, o manual que tenho refere a Biosani e a Eibol, mas sei que já há por aí outras empresas que comercializam auxiliares. O problema mais frequente é que há muito poucos produtos homologados em Portugal, porque o mercado reduzido não justifica a trabalheira que é a homologação.

    Ficam as alternativas de tentar aumentar a resistência da planta, e aumentar o controlo natural. Se calhar devia ir por aí, porque se no ano passado teve mineiras e este ano afídeos (ainda não li com atenção o post seguinte) pode haver por aí desequilíbrios que passem por prevenção ao nível do solo e da biodiversidade local. E isto tem muito que se lhe diga!

  6. José Rui Fernandes

    Esta situação é do ano passado e as fotografias de Outubro se não me engano — ou seja, fim do Verão e auge do problema.
    Publiquei também para me lembrar da questão e tentar evitá-lo este ano. De qualquer modo, para já todas estas árvores se encontram com bastante bom aspecto.

    Os afídios aqui são aos montes em qualquer planta e cada qual com a sua variedade. Este ano com a chuva constante, ainda não foi possível atacar com Savona.

    Não sei que diga quanto ao solo e desiquilíbrios. No geral, as árvores têm muito bom desenvolvimento e o crescimento vegetativo em cada época é excelente.

    Têm é muitas pragas. Obrigado pelas sugestões.

  7. João Afonso

    É interessantíssimo este blog, pelas experiencias que poderemos trocar.

    Gostava de colocar aqui em análise a utilização do enxofre.
    Li, em revistas antigas, que a aplicação do enxofre faz milagres no combate aos afidios e outros parasitas. Esta aplicação far-se-ia por enxofradeira, ou então, colocando enxofre a arder por debaixo das árvores, actuando o fumo libertado como insecticida.

    Gostaria de saber se alguém tem experiencia com a aplicação este produto.

  8. José Rui Fernandes

    Nunca li… Basicamente o que sei é que a calda bordalesa (sulfato de cobre e cal) é contra fungos (designadamente o míldio); quando se junta enxofre, ataca-se o oídio.
    Mas observei que plantas tratadas são menos atacadas por afídios devido à película que a calda deixa nas folhas. A calda em si não os mata, mas acaba por repelir.

    O enxofre a arder debaixo das árvores é uma péssima ideia porque vai prejudicar, e muito, os pássaros que nelas se abriguem (até ouço dizer que era uma forma maldosa e destrutiva de caçar pássaros).

  9. Figueira

    Acho muito interessante esta troca de conhecimentos/ajuda.
    Também tenho graves problemas com as cochonilhas de algodão e vou experimentar alguns dos conselhos. Vejo com frequência mencionarem o “extrato de fumo” ou “rolo picado” mas ainda não percebi o que é, concretamente. Alguém poderá fazer o favor de me explicar?
    Desde já o meu obrigada

  10. Figueira

    Considero de muito interesse esta inter-ajuda.
    Vou experimentar o “fumo” nas malvadas cochonilhas e também vou aplicar calda bordalesa noutras plantas. Aliás, lembro-me, que há muitos anos, era este o tratamento que o meu Pai fazia nas vinhas. Muito obrigada e bons êxitos.

  11. Alberto Pereira

    Caro Senhor Rui Pereira espero não roubar muito tempo da sua actividade, mas visto ser um interessado da matéria, saberá certamente esclarecer-me sobre a doença que a fecat as minhas clementineiras e tanjeiras cujo os sinais são umas manchas amarelas alaranjado associado a um ligeiro enrolar de folha, vindo muitas vezes a secar. Eu penso que será mildio, hà quem diga que é falta de boro. Qual é a sua opinião?

  12. José Rui Fernandes

    O míldio será visível na forma de uma espécie de pó esbranquiçado… Vê isso?
    A falta de nutrientes é sempre possível… Este ano utilizei um adubo biológico numa laranjeira sempre com problemas e está excelente.

  13. Paulo Grilo

    Boas a todos entrei sem querer e acabei ficando a ler os vários temas, e este em particular, e vou dar a minha opinião, nada de químicos e muito menos o enxofre nesta altura, porque onde chegar o fumo e aja pássaros caiem de redondinho para o chão, faça o seguinte, compre uma barra de sabão azul e branco, lave as mãos num balde e com o sabão azul e branco, corte ¼ da barra e coloque dentro do balde com a agua, ao fim de 48 horas o são esta completamente mole, com um pau agite muito bem a agua ate o ¼ do sabão ficar completamente diluído, coloque o liquido num pulverizador e pulverize todas as arvores infectadas e as não infectadas e vai ver que o problema fica resolvido.
    Cumprimentos.
    P.GRILO

  14. José Rui Fernandes

    Caro Paulo Grilo, obrigado por ter passado. Tenho falado umas vezes sobre os óleos hortícolas, que parecem ser uma outra versão da sua solução.
    Só um esclarecimento: Nós não usamos enxofre queimando. Habitualmente é utilizado junto com sulfato de cobre e cal, para pulverizar. É uma solução tradicional contra o míldio e o oídio, aprovada para a agricultura biológica.

  15. Maria Figueira

    Obrigada por este blog tão interessante.
    Aproveito para solicitar um esclarecimento. Costumo usar a calda bordalesa como desinfectante. Segundo a informação no pacote, uso 4 colheres de sopa para 10 litros de água. Se quiser juntar-lhe o enxofre, que porção devo usar?
    Desde já o meu bem-hajam pela ajuda.

  16. José Rui Fernandes

    Enxofre… Se for de saqueta seria a quantidade lá indicada. Comprado em pó não sei.
    Li que uma solução concentrada deve ser diluída na proporção 1 litro para 8 a 12 litros nos tratamentos de inverno. No período vegetativo 1 litro para 30 a 120 litros de água. Para citrinos 1 litros para 30 a 50 litros de água.
    Tendo em conta isto, para as suas quantidades não utilizaria mais que meia colher, uma no máximo.

  17. José Rui Fernandes

    Cancro do pessegueiro que eu saiba não tem tratamento biológico. Aliás, tenho dito que desisti de pessegueiros porque é impossível ter pêssegos sem químicos no nosso clima.
    Mas o cancro, que eu saiba nem outro tratamento tem. Só cortado até apanhar madeira sã. Ouvi dizer que pintar com calda bordalesa bem concentrada que atrasa os efeitos, mas não resolve totalmente.

  18. joaquim figueira

    Entrei aqui por curiosidade, e li com interesse, em relação ao enxofre que normalmente se vende em pó,também conhecido por flor de enxofre, este não se dissolve em àgua, daí ser vendido em embalagens como pó molhável.Quanto ao fumo, ou seja o vulgar tabaco, é normalmente feito com qualquer tipo de tabaco mas como é obvio será melhor com o mais forte ex:charutos, “oncas de tabaco para enrolar etc.,tambem pode ser utilizado em conjunto com o sabão já descrito em blog anterior.Sou apenas um curioso .

  19. marco

    limpeza da flora envolvente, fosfito de potassio, bacillus turgencis, enxofre,lavagem com detergente, introdução de auxiliares, armadilhas cromotropicas, com feromonas ou atractivos, adubaçao correcta…penso que se enkuadram dentro da p.biologica e resolvem todos esses problemas.

  20. A. Moreira

    Olá a todos,
    Tanto as minhas larangeiras assim como as tangerineiras, que são de porte pequeno, estão a ser devoradas por gafanhotos, as folhas chegam a desaparacer. Gostaria de saber qual é a melhor atitude para fazer face a esta situação/praga.
    Cumprimentos,
    A. Moreira

  21. José Rui Fernandes

    Nunca me deparei com esse problema… Gafanhotos nessa quantidade e no Inverno? É no Algarve?
    Fiz uma pesquisa e existe um controlo biológico que é a introdução de um fungo que já existe naturalmente como adversário e é fatal para os gafanhotos. Se percebi o mesmo com outro organismo, um protozoário. Fora isso, só pesticidas.
    Veja nesta pesquisa no google (em inglês).

  22. Daniel

    estou com um problema na cultura do maracujá, cochonilas, já usei oleo mineral e não tive muitos resultados, agua sanitaria, mas acontece que por um instante parecia ter o controle mas agora esta começando a morrer plantas novamente,quero saber as amigos visitante do blog se tem uma solução para mim ter um controle.pois está muito atacada a cutura…
    desde então agradeço a todos que mim ajudarem

  23. Julyana Martins Leiva

    Bom dia!
    Gostaria de saber como devo proceder para que minha laranjeira dê mais frutos, seria interessante podar a copa para aumentar a ventilação ou existe algum produto que estimule a maior produção? As vezes surgem três brotinhos verdes claros na ponta dos galhos, pergunto é interessante eliminar um para dar mais forca aos outros dois? Obrigada desde ja! Julyana

  24. Rui Silveira

    Para fazer desaparecer a cochonilha algodão basta pulverizar bem a arvore (tambem de dentro para fora)com uma calda de 1lt de sonazol amarelo para 1000 lts de agua.
    A lavagem provoca a eliminação da subs. branca e, a consequente morte das ninfas expostas ao ar.Barato, eficaz, e , não prejudica os insectos uteis.

  25. Luís Alves

    Olá!
    As minhas clementinas abrem totalmente, expondo os gomos ao ar, antes da maturação. Saberão a solução biológica para esse problema?
    Obrigado.

  26. Luís Alves

    Para fazer desaparecer a cochonilha algodão basta aplicar jactos de água com pressão suficiente para lavar o algodão sem desfolhar as plantas. Mais barato não deve haver.

  27. Joaquim Caldeirinha

    Tenho uma serie de citrinos e apos utilizar varios produtos cheguei a seguinte conclusao que o melhore é o pop limão com água e passado algum tempo lavar só com água.

  28. Pedro Araújo

    Hoje tropecei neste site e posso-vos dizer que fiquei bastante impressionado. Embora seja Eng.º Industrial, tenho uma paixão por tudo que seja plantas/árvores. Tenho um pequeno quintal aonde tenho algumas plantas e em concreto uma laranjeira/tangerineira/oliveira.

    Curiosamente a oliveira, foi plantada dois anos depois de ter plantado ambas os citrinos e em termos de desenvolvimento/tamanho já ultrapassou ambas as árvores, que teimam em não crescer/desenvolver. São árvores que não ultrapassam um metro de altura e têm sempre poucas folhas. Ao longo dos anos sempre me convenci que seria um problema do terreno, mas por outro lado, todas as outras plantas/árvores têm-se desenvolvido bastante bem.

    Hoje dei de caras com este site, e o que captou a minha atenção foi a 3.ª foto (a contar de cima). As folhas da minha laranjeira são em tudo idênticas. Por outro lado, quando li algures que alguém via formigas a subir pelo tronco da árvore….fiquei intrigado e pensei “Será, que é isto o meu problema?”

    Curiosamente tinha um vaso com um palmeira relativamente perto e comecei a verificar que as folhas da palmeira começaram a amarelar e por trás tinha as famosas manchas de algodão.

    Ou seja, presumo que o meu problema seja cochonilhas.

    Penso eu, desgraçadas árvores que andam a sofrer há dois anos e eu pensar que era o terreno….:-(

    Peço o V/ aconselhamento: Calda Bordalesa ou a mistura de óleo “Fula”?…Ainda tenho esperança de ver as minhas árvores bonitas!

  29. Mônica Monteiro Neco

    A plantação de frutas da familia está cheia de cochonilhas = pulgão branco.
    Tem uma nova pesquisa na EMBRAPA que usa leite de vaca a 5% com 95% de agua. Acabei de pesquisar, estarei usando amanha mesmo.
    Entrem no Site da EMBRAPA.
    Um Abraço.

  30. fatima pica

    comprámos agora uma quintinha em Montemor e queríamos limpar o terreno dos químicos e das «Curas» que o antigo proprietário sempre lá fez nas laranjeiras, tangerineiras, faval, etc.
    Como devo proceder para tratar o terreno?
    POsso usar os restos de frutos e outros da cozinha para fazer compostagem e produzir húmus para melhorar a qualidade do terreno?
    Queremos acima de tudo fazer jardim para embelezar, manter as árvores saudáveis, plantar plantas que se dêem bem e queria saber nome de plantas que atraiam joaninhas que ouvi dizer que são muito benéficas às plantas. Obrigada

  31. José Rui Fernandes

    Não há nada a fazer para tratar o terreno relativamente aos químicos. Só o tempo. Para um terreno ser certificado para agricultura biológica por exemplo, julgo que são dois anos sem utilização de químicos.
    Sobre compostagem e joaninhas por favor procure no motor de busca daqui que já escrevi algo sobre isso. Pela minha experiência, as joaninhas e outros insectos benéficos começam a aparecer logo após deixarmos de utilizar químicos. Boa sorte para tudo!

  32. Ordélio Silva

    O dito “rolo” é a forma como antigamente o tabaco era comercializado, em fumo de rolo, onde picava-se o tabaco e punha-se de molho em água por 24 horas. Esta calda era coada no fim e passada para um recipiente maior e diluida para 10 litros de água e de preferencia juntar com um pouco de sabão em pedra ralado, que também devia estar de molho por algum tempo, para dar mais aderencia da calda às folhas e galhs.

  33. Osmar Meireles

    Prezados senhores.
    Também sou um eterno adimirador da natureza, de um modo geral, especialmente as plantas frutíferas. Tive a felicidade de encontrar esta preciosas informações e parabenizo o autor por tanta boa vontade e atenção ao atender a todos.
    Paz e bençãos

  34. Lavrador do ribatejo

    Dediquei-me agora à agricultura para passar ocupar horas de reforma.Tenho um pequeno quintal onde tenho alguns itrinos. Uns estão com folhas amarelas e enroladas. Outros têem uma espécie de pó branco em filhas e no tronco. Não sei se é devido a rega a mais ou rega a menos. Alguém é capaz de dar indicação dos cuidados a ter com estas árvores, periodicidade de rega e outros conselhos .
    Obrigado

  35. mario inacio

    Acho tudo isto maravilhoso ,(perguntas e respostas) tudo relacionado com àrvores de fruto e os tratamentos biológicos, mas, devo dizer que, sem tratamento quimico não consigo comer um pessego ,pera rocha e outros do género sem que os mesmos não tenham larvas. já plantei rosmaninho, alecrim, mangericão e outros, mas o problema persiste , por isso, gostaria de saber, se existe um c alendário que informe como e quando e que produtos devo usar para tratar as minhas fruteiras, mesmo c/quimicos. Muito obrigado pela atenção dispensada.

  36. José Sousa

    Olá a todos.
    Também eu tenho um limoeiro que está uma lastima. Tem as folhas cheias de um tipo de “fungo branco ” na parte de baixo. Acho que ao ler as intervenções acima já percebi do que se trata. Lavar com uma solução de detergente e água, borrifando de dentro da arvore para fora e de baixo para cima, perece ser uma boa solução. Pelo menos já alguem me tinha aconselhado isso mesmo. Já há uns dois anos experimentei esse tratamento e a coisa melhorou bastante, mas agora está outra vez pior. Pelos vistos temos de repetir o tratamento de vez em quando.
    Queria saber uma outra coisa…quando e como é que se devem podar os limoeiros. Alguém sabe ?
    Desde já obrigado pela ajuda que possam dar.

  37. José Rui Fernandes

    Todos os citrinos que aqui temos estão assim neste momento, deve ser das condições do tempo… é necessário frio. Tenho utilizado o óleo hortícola, mas com fracos resultados para já.

  38. josé duarte

    Boa noite sr. Fernandes. Gostava que me desse um conselho para o tratamento de citrinos, como por exemplo: tratamento para a mosca da fruta,cochonilha e lagarta mineira. Gostava também que me informe sobre os fortificantes que estão à venda no mercado.
    A minha pequena propriedade é na zona de Aljezur (vale da telha). Muito obrigado pela atenção dispensada.

  39. Manuel Cardoso

    Caros comentadores:
    Antes de mais, os meus agradecimentos a todos aqueles (muito especialmente ao sr Rui Fernandes), que gastam (não perdem) o seu tempo a ajudar graciosamente quem está aflito com as pragas dos seus quintais, como foi o meu caso no ano findo, excessivamente agressivo para os citrinos.
    Entretanto estou a estranhar a ausência de opiniões após novembro, o que espero tenha apenas como razão o facto de todos termos “hibernado” até ao surgimento de novos problemas.
    De facto, vi-me aflito com a cochonilha branca e com as nectarinas: para a cochonilha, tive de usar químicos em cada 15 dias, sem sucesso. Depois, pelo que li aqui, usei o super-pop, primeiro muito diluído, sem resultado, depois muito concentrado. Pelos químicos, pelo S-pop ou porque passou a época, desapareceram lá para julho.
    Quanto às nectarinas, não comi nem uma, por efeito daquilo que aprendi agora ser a mosca do mediterrâneo, porque apodreciam na árvore, ainda pouco maduras.
    Este ano usei a calda bordalesa bem forte. Verems o que acontece. depois comunicarei o resultado.
    Cumprimentos
    M Cardoso

  40. tom arouca

    olá sou motorista de transportes internacionais e neste momento estou na holanda. sou um apaixonado pela agricultura. o meu tempo é pouco mas com a ajuda da minha esposa e filhos lá vou conseguindo ter a minha quinta com horta e muitas arvores de fruto. de tudo o que está escrito neste blog é bastante interessante. tenho a minha opinião em relação ao biológico, ou seja penso que não é por tratar os cultivos com adubos ou fertilisantes, que vai tirar a qualidade ás nossas colheitas, só a sensação de sermos nós a colher já vale a pena. cumprimentos

  41. Maria Amália H.C.

    Para “caçar” insectos,sobretudo moscas, que atacam citrinos:

    Numa garrafa transparente plástica de um litro, fazer um orifício de 2cm aproximadamente,a meio da garrafa.
    Introduzir algum sumo de laranja na garrafa.Deixar a garrafa com a tampa.
    Pendurar a mesma na árvore.
    Dá bons resultados.

  42. Pereira Franco

    Boa tarde a todos. Sendo um apaixonado pela natureza, tenho um refugio no alentejo de cerca de 2 hectares onde tenho algumas arvores entre as quais 58 laranjeiras e 10 limoeiros parte deste pomar plantado ha cerca de 4 anos. Há 2 anos tive uma infestação de um intruso, que vim a saber mais tarde tratar-se de mosca do mediterraneo, o qual destruiu toda a possivel colheita. Embora tudo isto seja somente para consumo interno o facto é que foi desolador assistir á queda dos citrinos. Quando em cada fim de semana me deslocava ao alentejo e via o “chão” coberto de amarelo, garanto-vos que doia imenso. Entretanto comecei por pesquizar informação e um dia ocasionalmente deparei-me com garrafas furadas penduradas numa laranjeira de um amigo, pelo que ao perguntar a razão me respondeu o dito amigo de que eram armadilhas para a mosca dos citrinos. EUREKA. A partir daqui desenvolvi pesquisas varias, e destas fiz a minha propria experiencia, a qual tem dado um resultadão.
    então aqui vai:
    Uma garrafa de 1,5 lts, fazer 3 buracos á volta, em cima 10 cms abaixo da entrada. Pintar a dita garrafa de amarelo laranja, desde a boca ate aos buracos. Colocar dentro da garrafa sardinha esmagada/triturada, misturada com agua de forma a ficar liquida mas espessa. O cheiro vai atrair a mosca de uma forma incrivel. Pendurar a garrafa na arvore de forma a que esta fique bem visivel, ou coloca-la ao lado da arvore não mais distante que 80 a 100cms.
    A cor amarela e o cheiro da sardinha irão atrair a mosca para dentro da garrafa. Em caso de varias arvores pode optar-se por usar garrafoes. Usem e vão ter uma surpresa. A esta armadilha é dado o nome de garrafas mosqueira. Tambem existe nas casas de produtos para a agricultura um po com um cheiro muito activo para usar como armadilha nestas garrafas, mas eu aconcelho a sardinha ou barbatanas de bacalhau. Abraço e boas culturas.

  43. Pereira Franco

    Mais uma dica….os buracos na garrafa ou garrafão não deverão ter um diametro muito grande. Baste que entre o dedo minimo 1 cm, ou seja que permita a entrada das moscas grandes e pequenas normalmente. abraço

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.