Os problemas dos citrinos do quintal

Cochonilhas e Mosca-brancaComo disse, depois de contactar a Garden Organic (HDRA) fiquei bastante desiludido. Apesar de prestáveis (também faz parte dos direitos dos associados, obter resposta a estas questões), esperava outra capacidade técnica, mesmo tratando-se de pragas que não farão grandes aparições no Reino Unido.
Acontece que também sou membro da Royal Horticulture Society (RHS) e perante a incapacidade da Garden Organic, contactei-os com as mesmas questões.
A resposta chegou no dia seguinte através do senhor Andrew Halstead, entomologista principal da RHS.

Os citrinos estão atacados por vários tipos de pestes. As folhas com uma espécie de algodão branco e um líquido que parece cera, estão provavelmente infestadas pela Mosca-branca lanígera dos citrinos1. Os adultos são pequenos insectos de asas brancas que se enconteam habitualmente debaixo das folhas mais novas. As ninfas imaturas parecem cochonilhas, mas estão cobertas por uma espécie de algodão branco, fazendo com que as folhas infectadas pareçam infectadas por um fungo. Excrementos de Mosca-branca e outros insectos sugadores de seivaOs glóbulos peganhentos são excrementos açucarados produzidos pela mosca-branca e outros tipos de insectos sugadores de seiva.
Uma outra peste presente são cochonilhas (Planococcus citri). Pequenos insectos cinzento claro que infestam habitualmente as partes relativamente mais inacessíveis da planta, como as axilas das folhas (na primeira fotografia podem ser observados nas próprias laranjas). As cochonilhas também segregam uma substância branca em volta do corpo e podem produzir também os excrementos adocicados.
Estrago produzido pela Traça-mineira dos citrinos e uma joaninhaO pequeno insecto preto que se vê na fotografia é provavelmente uma espécie de joaninha, predador tanto das cochonilhas, como da mosca-branca.
Por fim, a terceira praga são as lagartas mineiras de uma traça específica dos citrinos e que se estabeleceu na Europa há cerca de 15 anos apenas. As diminutas traças adultas depositam os ovos na folhagem e depois de eclodirem, as lagartas penetram nas folhas, produzindo túneis sinuosos enquanto se alimentam. Isto causa uma descoloração prateada na parte superior das folhas afectadas, nos locais onde os tecidos internos foram comidos.
Estrago produzido pela Traça-mineira dos citrinosA solução biológica pode ser a que tenho usado que é Savona (óleo e sabão, mas numa solução pré-preparada). De qualquer modo o senhor Halstead confirma algo que descobri entretanto: Os óleos hortícolas têm muito pouca permanência e sendo insecticidas de contacto têm de ser utilizados de forma abundante e frequente.
As larvas mineiras são muito mais difíceis de controlar porque não só produzem várias gerações durante o Verão, como as lagartas estão escondidas de um insecticida de contacto, como o Savona. A minha sugestão é arrancar as folhas mal o problema seja detectado e queimá-las.
Muito interessante a informação que no Reino Unido os únicos insecticidas autorizados para os citrinos são os biológicos como o Savona.

1 A tradução está basicamente literal, não sei se em português o nome será este.

Uma resposta para“Os problemas dos citrinos do quintal”

  1. José Rui

    Só um comentário sobre as minhocas: Não conheço um único artigo que tenha as minhocas como de alguma forma prejudiciais às plantas, muito pelo contrário, são extremamente benéficas, a fertilizar a terra e a revolvê-la, permitindo que o ar circule.
    Estragar as raízes nunca será muito boa ideia, excepto em raras excepções.
    Mais vale cortar os ramos secos e ver o que acontece.

  2. Carlos

    Boas malta ,
    Eu para a mosca da fruta uso uma garrafa de água de 1,5ml com três furos e meto a primeira água de demolhar o bacalhau meto uma em cada árvore e não tive mais problema com a mosca ,
    De inverno desde outubro começo a por o sulfate de cobre e cal no pé da árvore evitando a maioria dessas parasitas , para a formiga meto canela a volta do pé também resolve
    Espero ter ajudado alguém

  3. Amâncio lima

    Ex mos Ses. Venho de ler com atenção a solução para o “problema dos citrinos do quintal”, Constato que é uma tradução de inglês para português. muita informação sobre a peste (…) mas no que consiste o tratamento destas pestes… não vejo nada, Zero… APENAS O OLEIO DE SABÃO… o que é isto?

  4. José Carlos da Silva

    Bom Domingo.
    De remédios p’rós bichinhos eu ñ entendo, mas estou com um problema e talvez alguém me possa ajudar. Tenho uma pequena árvore de Kumquats, em vaso grande, á cerca de 3 anos e que sempre tem dado frutos saborosos que vamos comendo. Este ano, começaram a aparecer os frutos maduros (… como era normal), mas depois caiam, estavam moles e deitavam um liquido gomoso (… seiva?) quando espremidos e, ao abrir alguns, reparei que tinham lagartitas brancas que deslizavam mas depois se encolhiam e davam saltitos.
    Resultado final: todos os frutos acabaram por cair e os que ñ caíram eu arranquei-os e, ao abri-los… a maioria tinham essas lagartitas.
    … e foi tudo p’ró lixo!!!
    Que bichito teria provocado isto, em que altura do ano, e o que poderei fazer para evitar…?
    Muito Obrigado pelo vosso apoio!!!
    J. Carlos

  5. Pedro Cruz

    Tenho uma laranjeira e um limoeiro no quintal. Em pouco tempo ficaram infestados com mosca branca e cochinilhas. Os frutos que eram belssimos começarama cair com a casca coberta de cochinilhas. as folhas que começaram a cair, estão cobertas de lanugem branca. Alguns ramos estão secos.
    Tenho tentado saber como combater estas pragas e não consigo menhuma resposta.
    Será que alguém me pode ajudar?
    Ficaria eternamentde grato.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.