Afastar insectos das frutíferas

Flor de laranjeira

Flor de laranjeira.

Mr. Denis, director da Eschola de Arboricultura do parque da Tête-d’Or, em Lyon, acaba de descobrir um meio de afastar das árvores fructiferas os insectos, que, na epocha da floração, perfuram o ovario das flores, para n’elle deporem os seus ovos.
O meio a que Mr. Denis allude consiste em borrifar as arvores, no momento em que as flores estão a desabrochar, com um liquido composto de agua e vinagre na proporção de 1 litro deste para 2 d’aquella.

de Oliveira Junior, José Duarte. “Chronica Horticolo-Agricola”. Jornal de Horticultura Pratica. Maio de 1873. Vol. IV: 213-220.

Uma resposta para“Afastar insectos das frutíferas”

  1. VASCO SILVA

    Volto a este tema por ser demasiado importante.
    Agora que se aproxima o “adormecimento” talvez seja tempo de pensar em “desinfectar” as arvores no pau como soi dizer-se.

    Com a dica da água e vinagre, talvez haja outras que possam ajudar.
    Daqui lanço o apelo para os mais experientes, para que ajudem a resolver este problema.
    De facto é uma luta contra esses bichinhos que não nos deixam saborear a fruta na sua plenitude, mas com que todos temos a lucrar.

    Vou tentar contactar por aqui alguns anciãos e a agricultura bio. e depois digo.

    Um abraço para os “GUERRILHEIROS” desta guerra.

  2. José Rui Fernandes

    Caro Vasco Silva, obrigado por voltar ao tema, que eu ando pouco hortícola devido à mudança de livraria e (espero eu) abertura em breve.
    Agora no Inverno, o que fazemos aqui é pulverizar com calda bordalesa, a árvore toda (incluindo tronco). O meu pai às vezes também utiliza cal no tronco.

  3. VASCO SILVA

    Caríssimo José Rui Fernandes, também faço como o senhor seu pai.
    Faço uma calda bastante pastosa de calda bordalesa e com um pincel de caiar, “pinto” todo o tronco e ramos até uma boa altura.
    Noto uma melhor saúde nas arvores. Devo dizer que “salvei” este ano uma ameixieira com este método e pude ter nessa arvore, ameixas pela primeira vez, até em boa quantidade.

    A minha frustração, está na impossibilidade de aniquilar as moscas e outras pragas,que inviabilizam a possibilidade de podermos ter fruta com ausência de podridão.

  4. Emília alves

    Bom dia a todos, ainda não experimentaram colocar garrafas de plástico, de litro e meio, penduradas nas árvores com água e restos de bacalhau ou vinagre (a água deve ocupar cerca de 2/3 da garrafa)? As garrafas devem ter furos de cerca de 5mm na parte superior e devem ser colocadas antes da floração. As moscas são atraídas pelo cheiro e são capturadas. Estou este ano a fazer a experiência, mas pelo menos capturas já há…

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.