Insectos do jardim

Joaninha e afídios numa folha de Camélia
Quem anda no jardim ou na horta, cruza-se com estes seres constantemente. Uns acarinhados, mas a maior parte escorraçados, considerados repugnantes, verdadeiras pragas arruinadoras de plantas. Numa palavra, esmagados.
Não tão depressa! A grande maior parte são benéficos às nossas actividades hortícolas.

Num metro quadrado é possível encontrar mais de 2.000 insectos1. Desde os microscópicos às borboletas e escaravelhos. A maior parter são benéficos e ajudam à decomposição da matéria orgânica e formação do solo fértil. São responsáveis pela polinização de praticamente todas as culturas de fruta e vegetais.
De um ponto de vista estritamente ecológico, não podemos chamar “praga” a nenhum insecto. Todos contribuem para o equilíbrio natural e têm o seu nicho na cadeia alimentar. Se não são predadores, são presa.
Habitualmente, o jardineiro destrói indiscriminadamente os insectos do jardim, quer façam dano às plantas quer não. Mas a verdade é que a maior parte está na verdade a ajudar-nos a cultivar.
Vale a pena saber mais sobre os insectos do jardim e da horta. O seu ciclo de vida, de que se alimentam, se ajudam ou prejudicam.
Já há bastante tempo que eu, na dúvida, deixo os insectos em paz. Mesmos os mais inúteis acabam por servir de alimento a pássaros e outras criaturas que queremos no jardim. Nesse sentido, o jardineiro biológico nunca tem como objectivo exterminar nada, apenas controlar o número para que as culturas possam ter sucesso.

Na lista de insectos que não tenho dúvidas em chamar “praga” estão os seguintes: lesmas, caracóis, afídios (todos!), cochonilhas, lagartas da couve, mosca branca, escaravelho da batateira… Gostava de saber se têm outros para acrescentar à lista.

1 Carr, Anna. “Rodale’s Color Handbook of Garden Insects”. 1983. Rodale Press, Emmaus, PA.

Uma resposta para“Insectos do jardim”

  1. jardineira aprendiz

    Assim de repente salta-me à vista a falta da mosca da fruta (Ceratitis capitata) Talvez aí ao norte não chegue, mas aqui na minha zona torna impossível fazer fruta em regime biológico para toda a que amadureça em tempo quente, e seja amarela ou laranja – laranja, maça, pêssego. É terrível.

    Suponho que poderia acrescentar mais, principalmente em meios ecologicamente desiquilibrados. Mas fica esta, que é a minha frustração (impossível controlar com armadilhas, por aqui)

  2. gintoino

    Por aqui aparecem uns malditos de nome Eurydema ornata (não faço ideia do nome comum) q me destroem tudo o q é couve…ando a tentar controlar com metodos biologicos mas por agora n tem sido facil

  3. João Espinho

    Quando era miudo, chamávamos “João” a esses Eurydema ornatum. por serem vermelhos e pretos como a joaninha, mas não faço ideia se é o nome comum correcto ou não

  4. José Rui Fernandes

    Bem, não tenho dúvidas em classificar todos como pragas. Mas felizmente, não chegam cá :) — ainda.
    Tive de ir ver o que era o Eurydema ornata e não conheço mesmo.
    Gafanhoto só se for um ocasional, que os gatos se apressam a controlar.

    Este ano, foi o primeiro que os marmeleiros do quintal produziram a sério. Mas todos os marmelos foram atacados por alguma larva (de alguma mosca?). Aproveitou-se cerca de metade de cada. Alguém sabe que peste é esta dos marmeleiros?

    Como nota positiva, estes não apareceram.

  5. jardineira aprendiz

    Bem, a mosca da fruta também ataca os marmelos… espero não estar a agourar, porque essa pestinha é mesmo uma pestinha. Também pode ser bichado (Cydia pomonella), esse é bem conhecido das maçãs e peras.

  6. José Rui Fernandes

    A mosca da fruta não noto. — É a mosca do mediterrâneo, correcto? Acho que a sei identificar. Entretanto, li que tem 1 a 12 gerações por ano… De facto, assim não há fruta que resista.
    Cydia pomonella, pode ser… Tenho de observar melhor. Obrigado.

    E acrescentei as detestadas cochonilhas à minha lista + a mosca branca que é uma boa pestezita.

  7. teresa

    Temos algumas arvores de fruto e uma horta que são constantemente atacados principalmente pela mosca do mediterrâneo(a fruta), os meu pais conseguem controlar parcialmente estas pragas, tanto nas arvores de fruto como na horta, mas com pesticidas, pediram-me para investigar na net formas “biológicas” de as controlar. Mas para além de umas armadilhas que na prática ficam aquém das expectativas, pouco mais encontrei. Alguém me pode ajudar, ou sabe onde posso investigar mais? Actualmente temos 2 hipóteses ou comemos a fruta “envenenada” ou vêmo-la cair no chão cheia de bicho.

  8. teresa

    Muito obrigada pela resposta, algumas destas dicas os meus pais já experimentaram, nas armadilhas para as moscas, apanharam muitas é verdade, mas sobraram muitas mais que fizeram estragos na mesma, este ano ninguém comeu figos. Também usam a calda bordalesa e o enxofre, pois são vitivinicultores e isso é muito usado na vinha, e para as formigas põem um pano atado ao tronco da arvore embebido num liquido que eu não sei qual é, mas posso saber se for importante. Mas mesmo assim não conseguem evitar os pesticidas. Eu também procuro outro tipo de informação, por exemplo sei que se semear milho no meio das ervilheiras evita-se o “rabo de raposa” não sei o nome cientifico desta especie, mas sei que é mázinha … e não encontro muitos sites portugueses que falem da biodiversidade e de como evitar pragas com essa pratica, encontrei alguns estrangeiros mas não se adequavam muito …

  9. VASCO SILVA

    Malditas moscas & companhias!
    Este ano de duas pereiras, nem uma pera escapou. As macieiras escaparam melhor.Diospiros, um desastre também. Uvas, uma lástima. Pessegueiros mais de metade.Ameixieiras, ainda assim, talvez fosse o que mais escapou.

    Como podem concluir este ano, quase não comi fruta.

    De facto, qualquer dica biológica, será benvinda, caso contrário, só nos resta recorrer a químicos.

    É como dizem, a mosca do mediterraneo, mesmo com recurso à armadilha das garrafas, quase nem se nota o seu efeito, mesmo com a “caçada” desses milhares.
    Estou mesmo desanimado.

  10. Susana

    O melhor para apanhar a mosca é fazer no topo de uma garrafa de plastico 3 orificios de 5mm, colocar agua de bacalhau demolhado e pendurar na arvore.

  11. maria da graça

    já vou um ano atrasada nos comentários, mas formigas… alguém pode considerar formigas como praga, quando atacam tudo o que é jardim (ou pseudo, que ele é tão pequenino)?
    Que fazer?

  12. José Rui Fernandes

    Não tenho as formigas como praga… Nem me consta que ataquem as plantas. Mas protegem os afídios e esses são uma praga detestável. Nas plantas onde andam afídios, normalmente andam as formigas.

  13. Euzinha

    Eu gostaria de saber qual habitat vivem as joaninhas e saber se elas são noturnas ou diurnas alguem me ajuda?

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.