Publicado por

Publicado em
30 de Outubro de 2008

Arquivo
Técnicas e dicas

Tags

A época para podar

Mesmo não sabendo as características particulares de uma planta, pode-se aprender muito com a simples observação. Nem todas gostam de ser podadas durante a dormência do Inverno (por exemplo as cerejeiras podam-se no pico do Verão).
Se ao podar uma planta a seiva aflorar ao corte imediatamente e começar a pingar copiosamente logo a seguir ou nos dias seguintes, decididamente a altura não é a ideal.
Aconteceu-me isso ao podar o Acer palmatum var. dissectum ‘Seiryu’ no Inverno há uns tempos. Pingou seiva durante semanas. Mais recentemente, ao cortar (mais uma vez) a trepadeira Ficus repens reparei que uma seiva espumosa aflorava imediatamente.


97 Comentários

Os comentários já estão fechados.

Comentado por
VASCO SILVA
30 de Outubro 2008 / 17:33

Ora cá está um assunto muito interessante e que eu ignorava.

Acerca da possível poda de cerejeiras, dizem por aqui os “velhos sábios” que NUNCA se devem podar as cerejeiras.
Eu nunca podei as minhas duas.

Aqui,no Ribatejo, não é pròpriamente local ideal para cerejeiras, pois são raras as que produzem alguma coisa, mas também pode acontecer que as variedades não sejam as adequadas.
As minhas têm quatro anos e desde cedo, só produzem meia dúzia delas, ou seja, cerca de um quilo por arvore, para meu desgosto.
À vista são arvores lindas.
Enchem-se frutos e quando estes começam a crescer, pecam e caem aos milhares. Resta a tal meia dúzia que são de boa qualidade, e assim vivemos.

Espero que alguém me possa dar umas dicas sobre isto, o que desde já agradeço.


Comentado por
José Rui Fernandes
31 de Outubro 2008 / 01:26

Pode-se podar as cerejeiras. Pode-se podar inclusivamente para dar forma. Deve-se podar entre o fim da Primavera e início do Outono (numa palavra Verão) para evitar infecções a que as cerejeiras são altamente susceptíveis na fase de dormência.
Deve-se podar também (isto na verdade para todas as plantas) ramos doentes até se apanhar madeira sã. E também retirar todos os ramos mortos.
Ao ter consultado a Encyclopedia of Organic Gardening sobre este assunto, concluí que o mesmo se aplica às ameixoeiras (por outras palavras, podar agora no limite). Interessante, não é a nossa prática aqui.


Comentado por
José Marques
07 de Junho 2009 / 18:51

Caro amigo não desespere, plantei duas cerejeiras na região de Leiria, os cinco primeiros anos também só davam meia dúzia de cerejas, agora com oito anos dão milhares delas que servem para o consumo da casa para os amigos e para a passarada, gaios, melros, pegas. etc..
Um pouco de paciência e verá


Comentado por
Domingos R
14 de Dezembro 2009 / 17:29

Cerejeiras, tambem Tenho umas quantas (5)na zona de Cantanhede já vão com 4 anos, crescem bem produzem pouco, a questão da poda era uma boa solução para chegar ao fruto.
PODA-SE OU NÃO SE PODA, POR FAVOR AJUDEM-ME.


Comentado por
José Rui Fernandes
14 de Dezembro 2009 / 21:20

Como digo no texto, poda-se no Verão. Mas não são podas drásticas.


Comentado por
Manuel Pereira
18 de Janeiro 2010 / 10:38

É bom que os intusiastas aproveitem estes espaços para divulgarem as suas experiências.
Também eu cheguei a pensar que as minhas duas cerejeiras (plantadas na Maia) nunca dariam frutos e elas aí estão.Frutificam bem, dá para a família e os pássaros.
Os cuidados rfequeridos são poucos: poucos fertilizantes, pouca ou nenhuma poda,alguma rega no verão.


Comentado por
Luis Gaspar
05 de Março 2010 / 23:57

Tenho 2 cerejeiras uma gingeira ja em flor,acerca de 1 mes enxertei garfo de gingeira em cerejeira e de seguida dei uma poda as duas.Pelos comentarios descritos ja fiz mal? Tenho ainda outra gingeira que nao foi enxertada nem podada e esta ja em flor,por causa do mau tempo,sera que ainda vou a tempo?
Agradecia imenso uma ajudinha
Os meus cumprimentos


Comentado por
José Rui Fernandes
06 de Março 2010 / 00:44

A gingeira, não sei qual é a época. Teoricamente é o Inverno. A seiva pinga? É que depois de enxerto, deve preocupar-se com as características da gingeira, não da cerejeira. Mas se pinga, a época não é a adequada. Valha-se da observação.
Mas, mal ou bem, as plantas suportam muita coisa. Se fez mal este ano, faz bem para o ano.


Comentado por
Luis Gaspar
08 de Março 2010 / 18:18

Caro Rui Fernandes
Antes de mais quero muito agradecer pelo seu comentario.
Pois eu sou de facto um amador nestas coisas, sou um aposentado recente,e quando era mais novato sempre sonhei ir para o quintal,gosto muito destas coisas da terra.
Quanto as gingeiras elas nao pingão muito,mas de qualquer maneira penso que o tempo nao e muito propicio as enxertias pois tem havido muito frio,mas para ja os sinais dos enxertos nao sao negativos.
Tenho tambem horta e vinha (pouca)-(tambem fiz enxertias).
Oportunamente darei o resultado,pois sera preciso SOL para se comecar a ver algo.
Mais uma vez obrigado


Comentado por
Horácio S Rocha
11 de Março 2010 / 23:56

Meus caros: Aceitem uma dica ,simples mas velhinha e que é aconselhada cá pelas bandas do NORTE :-qualquer árvore cujo fruto tenha caroço,deverá ser podada depois de apanhados os frutos!!!!c


Comentado por
Júlio Dias
19 de Março 2010 / 10:53

Olá pessoal, tenho um quintal com algumas árvores de fruto na zona do Minho,onde consta tambem uma cerejeira, planteia á cerca de 15 dias,já me informaram que esta zona do país não é boa para as cerejeiras, será que isso é verdade?


Comentado por
Luis
06 de Junho 2010 / 22:33

tenho duas no Minho na Póvoa de Lanhoso e produzem pelo segundo ano consecutivo. Passarada e vizinhos passarões encarregam-se de as colher. À cerca de 30 anos o meu avô tinha uma no mesmo quintal que foi sacrificada pela chegada da energia eléctrica e também produzia muita (?).
não sei se dão muito pouco ou normal mas como não estorvam aproveito ( se pudesse) o que dão. Como o clima está a mudar para mais quente e seco (?) pode ser que o Minho fique como o Douro e ai sim já teremos cereja com fartura.


Comentado por
PEQUERRUCHO
10 de Junho 2010 / 19:39

Hoje tirei o dia para apanhar cerejas aqui para as bandas de Coimbra, mas a chuva que caiu ontem rachou-as mas não deixam de ser muito gostosas, a maioria delas já foram distribuidas pelos vizinhos pelos passaros …..
Mas o meu problema é ter so uma cerejeira a cerca de 12 anos, e só hoje e a seguir a diversas buscas e de pergunta aqui e acola se existem cerejas AMARELAS, gostava de saber o nome da qualidade, porque a minha cerejeira dá cerejas amarelas e ainda não encontrei qulquer informação sobre esta qualidade.
AGRADEÇO


Comentado por
Armenio Matos
14 de Junho 2010 / 18:51

Caro Pequerrucho as cerejas amarelas penso serem do tipo Napoleon, uma arvore com tradições antigas na Alemanha.


Comentado por
Armenio Matos
14 de Junho 2010 / 19:01

Caro Vasco Silva
Varias coisas podem dar origem a pouca produção das suas cerejeiras.
Falta de polinização,problemas com a composição do terreno, Problemas no vingamento do fruto etc.
Para tentar resolver a situação aconselho:
1.Saber qual o tipo de cerejeira que tem e plantar uma polinizadora.
Em alternativa arranjar uma colmeia e na altura da floração colocá-la perto da arvore.
2.Dar uma cura com um produto á base de Boro para melhorar o vingameto.
Com estes processos poderá melhorar a produção.


Comentado por
Albano Alves
06 de Julho 2010 / 16:52

A todos os intusiastas o meu obrigado. Recorri aqui para tirar as dúvidas da poda da cerejeira, pois tenho duas e dão cerca de meio kilo de cerejas, como tal, vou poda-las este verão.
Zona de Tomar


Comentado por
J. Estêvão
06 de Julho 2010 / 23:40

Amigos, li os diversos comentários sobre podas e enxertias das árvores, no caso concreto, de cerejeiras.Concordo com as podas de Verão das cerejeiras, desde que não sejam muito drásticas; no Verão , além de outras, há a vantajem de se referenciarem melhor os ramos defeituosos, que estão a definhar, pois ainda há folhas na árvore e as diferenças entre os ramos sãos e doentes, são mais notórias.Também não há o perigo das geadas precoces ou tardias dos finais de Outono e Primavera.
Sobre as enxertias, já não estou de acordo com o que disseram atrás; – que não se deve enxertar quando a árvore pinga a seiva. Desculpem, mas acho que é o contrário, -
devem-se fazer as enxertias quando as árvores estão no cio, ou seja, com maior circulação de seiva. Tenho várias árvores de fruto, cerejeiras, macieiras, pereiras, oliveiras, videiras etc. Já fiz enxertias em todas, com sucesso de quase cem por cento, com excepção das videiras, em que o pegamento é mais difícil, mas mesmo assim com bons resultados.
Aprendi com as pessoas mais antigas e que me transmitiram essa sabedoria popular que vai passando de geração em geração.No entanto, gosto sempre de aprender mais, e seria interessante trocarmos aqui mais impressões sobre este tema.
Sou de uma aldeia da Cova da Beira, – zona de árvores de fruto por excelência.


Comentado por
J.Santos
16 de Julho 2010 / 22:07

Amigo J.Estêvão desculpe a minha ignorância mas a que meses se refere quando diz(devem-se fazer as enxertias quando as árvores estão no cio, ou seja, com maior circulação de seiva),como sou iniciante tenho muito para aprender.Obrigado


Comentado por
Olga Teixeira
19 de Julho 2010 / 12:44

Olá a todos. Depois de ler todos estes comentários e não encontrando o que procuro, peço ajuda.Vivo em Belver (Gavião/Portalegre)e tenho uma cerejeira plantada à 2 anos, ela está a secar embora regue-a várias vezes. Disseram-me que na altura dos rebentos deveria fazer um golpe, de cima a baixo, na casca para que ela podesse alargar. Procedi desta maneira e agora no verão, noto que alargou bastante. Mas continua num processo de luta entre secar e viver. O que devo fazer? Obrigada


Comentado por
J. Estêvão
19 de Julho 2010 / 22:56

Amigo J.Santos,
antes de falar própriamente nas enxertias, quero dizer que
a época do cio para qualquer árvore, é a que acontece antes e durante a rebentação, ou seja, no fim do inverno e início da primavera. No outono e no inverno, grande parte das árvores, estão no período de dormência, sem circulação normal da seiva. Esta só vai explodir em força, com a chegada dos primeiros calores da primavera. – Temos portanto a época do cio, que varia de árvore para árvore.
Pode-se saber se a árvore está no cio, cortando um pequeno
ramo e experimentando se a casca descola bem do lenho. Se
isso acontecer, então é a altura ideal para fazer a enxertia; isto no método que eu utilizo, – enxertia de garfo colocado entre a casca e o lenho. Faço assim para
as cerejeiras, macieiras, pereiras, oliveiras etc.
Para as árvores de folha caduca, cerejeiras, macieiras, pereiras etc, as enxertias terão que ser feitas antes da rebentação, normalmente no início de março. Nas oliveiras, visto serem árvores de folha persistente, costumo fazer as enxertias em maio, antes de iniciarem a floração, mas não sem antes fazer a experiência se a casca descola bem.
Amigo, não sei se respondi às suas dúvidas, mas vá perguntando, que eu cá estarei para tentar esclarecer no que souber, e aprender no que me quiserem ensinar.
Obrigado e boas experiências.


Comentado por
Ze Ferreira
23 de Julho 2010 / 00:53

Olga a coisa que as cerejeiras gostam mais é de morrer.

porque dizes q esta a secar? tem folhas amarelas ou com manchas amarelas? se sim temta ver na parte de baixo da folha com ajuda de uma lupa se tem uns bichinhos mesmo pequeninos se sim não é muito grave e a arvore não seca podes despontala um pouco para q cresçam novas ramas.

se tiver as folhas mesmo ainda verdes, retorcidas, penduradas para baixo ou seja sem força no pé da folha para se manterem erguidas ai sim esta a secar. se a agua não ajudar as folhas ganharem uma cor mais viva e ergueremse um pouco entao é porque tem outra doeça qualquer e como disse antes as crejeiras gostam muito de morrer.


Comentado por
Tó Medeiros
29 de Julho 2010 / 00:33

Olá Amigos da agricultura!Foi bom ler os vossos comentários e experiências em relação à poda e não só! Sou transmontano e agora vivo na zona do Marco de Canaveses, gosto da agricultura e estou a fazer experiências com plantas que trago de Trás-os-Montes. Em relação à minha cerejeira transmontana vai fazer 2 anos (ainda não deu fruto)e podei-a agora porque só tinha dois ramos e já estava mais alta que a casa! Vamos ver se para o ano já provo as cerejas!
Grande Abraço


Comentado por
E. Matos
09 de Agosto 2010 / 18:40

Olá Amigos!

Tenho duas cerejeiras. Uma com 2 e outra com 3 anos. Ambas ficam cheias de flor, mas depois só “vingam” 1/2 dúzia de cerejas.

Talvez por estarem perto do galinheiro, crescem, crescem que nunca mais param. Pensava dar-lhes nesta altura uma boa podadela, isto é, cortar-lhes a “coroa”, mais os ramos mais altos, bem como os extremos dos ramos laterais, logo a seguir à última rebentação. Será que poderei proceder desta forma e nesta altura do ano sem as estragar muito?

Confesso que na prática não entendo nada de podas, o pouco que sei é só teoria, por isso apelo a todos mas sobretudo ao amigo J. Estêvão que, sendo da Cova da Beira, certamente tem conhecimentos e experiência que não se importará de partilhar.

Da última vez que passei pela Cova da Beira, lembro-me de ter visto as cerejeiras muito baixas, apenas com os ramos laterais já muito grossos e todos carregadíssimos de fruto. Na altura não reparei nos pormenores da poda, porque não possuia cerejeiras e não estava interessado, mas hoje gostaria de fazer uma poda idêntica, pois a idade já não me permite andar empoleirado nas árvores a grandes alturas.

Antecipadamente grato.


Comentado por
José Rui Fernandes
09 de Agosto 2010 / 21:56

Como época, avance agora. Sobre a forma, não posso dizer nada.


Comentado por
E. Matos
10 de Agosto 2010 / 10:13

Obrigado, caro amigo José Rui Fernandes, pela resposta pronta.

Vou aguardar mais alguns dias, esperançado em que apareça uma “alma caridosa” que me elucide sobre a forma de as podar.

Abraço a todos.


Comentado por
Joaquim Faustino
11 de Agosto 2010 / 18:45

Olá amigos gostei muito de ler estes interessantes comentários mas ainda não consegui o que desejaria saber: é que as minhas cerejeiras estão praticamente mortas, são cinco só uma ainda tem ramos verdes, e o que mais me impreciona é que os rebentos de ginjeira filhos das mesmas estão de boa saúde assim como as outras cinco ginjeiras que tenho. Serà
algum virus? não sei mas gostava de saber se é que alguem me possa esclarecer. obrigado e um abraço a todos


Comentado por
Altino Amaral
12 de Agosto 2010 / 16:22

Boa tarde, aos amantes das cerejeiras:
Sendo natural da Cova da Beira e vivendo numa zona em que não existem cerejeias (Sul de Coimbra), plantei quatro cerejeiras, só para ver o que dava (e porque gosto muito de gerejas).
Ainda não desesperei de esperar pelas cerejas, pois dizem que só ao 3º ou 4º ano é que dão alguma coisa, e ainda só vão três.
Parece-me que estão com bom desenvolvimento no crescimento, mas acontece que uma delas tem as folhas das extremidades dos ramos todas retorcidas e cheias de formigas. Como não entendo lá grande coisa destas andanças, pergunto a quem me possa elucidar: é grave? Tem tratamento?
Obrigado desde já pela vossa atenção!


Comentado por
J. Estêvão
19 de Agosto 2010 / 22:08

Amigos,
A regra base da poda, é a mesma para todas as árvores, -
deve ser equilibrada e feita na época certa. Tem como objectivo de além de dar forma estética à árvore, de reduzir o excesso de ramos, na quantidade e comprimento, de
modo a que fique com uma estrutura equilibrada, na relação
dos ramos com o tronco.Portanto o amigo E. Matos, pode e deve fazer o que pensou, – reduzir na altura e comprimento
os ramos mais longos, como poderá cortar alguns ramos, se a cerejeira tiver muitos, principalmente os do interior da
árvore. Há também outro pormenor que está relacionado com o
aparecimento de muito ramagem, e por sua vez da pouca produção, que é a adubação ou estrumação excessiva.
Sobre a morte das cerejeiras. Todas as árvores morrem, e as cerejeiras não são excepção, pelo contrário, se não
tiverem as condições ideais de terreno e clima, secam com mais facilidade. Mesmo nos micro climas já definidos no país, como ideais para as cerejeiras – Cova da Beira, Resende e Mirandela, elas vão morrendo. É preciso não desistir, e ir replantando.
Acerca do problema que o amigo Altino Amaral indica, das
folhas retorcidas na estremidade dos ramos. Isso é um ataque de piolho negro, uma praga que este ano apareceu em
força. Se reparar, por dentro das folhas retorcidas deve
encontrá-los aos montes. Atacam sempre nos rebentos mais
tenros. As formigas estão lá por causa dos piolhos, por serem os seus predadores. No entanto, para os combater,
de forma mais eficaz, só com produto químico, que qualquer
loja de produtos para a agricultura poderá indicar.

Vão dando notícias!
Um abraço para todos.


Comentado por
José Rui Fernandes
19 de Agosto 2010 / 22:21

Caro J. Estevão, permita-me corrigi-lo só num detalhe: as formigas não são predadores, pelo contrário. São protectoras dos piolhos, uma espécie de pastores. O que pretendem deles é a substância açucarada que segregam, em troca oferecem protecção de alguns predadores.
Ootra coisa… o tratamento químico não é coisa que eu aconselhe. Só serve para causar mais desiquilíbrios. Há uma série de alternativas, mas no curto prazo dão todas mais trabalho. No longo prazo, permitindo que os predadores naturais se estabeleçam e tendo as árvores fortes, resistem bem ao piolho.
No entanto, para os murcões que aparecem dentro das cerejas, não conheço nenhum tratamento que não seja químico e sistémico. Tal como os pêssegos, a cereja é uma fruta demasiado melindrosa para o meu gosto. Para ter tudo cheio de químicos, mais vale comprar, fica mais barato.


Comentado por
J. Estêvão
20 de Agosto 2010 / 15:12

Amigo José Rui Fernandes, agradeço a correcção da informação errada que dei, sobre as formigas e a sua relação com os piolhos das árvores; mas a mesma foi-me transmitida por um “técnico” de uma loja de produtos
para a agricultura, também mal informado certamente. De facto faz todo o sentido, – se as formigas fossem predadores dos piolhos, então estes diminuiriam, e pelo contrário vão aumentando com a presença delas.
Peço desculpa pelo erro, e realço a importância desta partilha de conhecimentos que, como no caso presente, permitiu a correção do erro, e por conseguinte, aprender mais.
Sobre a utilização ou não de produtos químicos, aí o problema é mais
complicado e controverso. Eu também não gosto deles – acho que ninguém gosta, mas qual é a alternativa? A agricultura biológica é interessante e seria o ideal, mas com as condições actuais é impossível dar resposta às necessidades de consumo. E mesmo não aplicando
químicos nas nossas culturas particulares, vamos levar com eles, inevitávelmente, nos produtos que compramos.
Os ataques dos fungos e insectos às culturas, são cada vez mais intensos. Se não houver o cuidado de combater o mal logo no início e de forma eficaz, perdem-se culturas inteiras, com todas as consequências que se imaginam.
Há um insecto que, duma forma especial, causa enormes prejuízos, anualmente, em muitas variedades de fruta, – a Mosca do Mediterrâneo.
As formas de combate que se conhecem são – os químicos, as
armadilhas, ou a esterelização dos machos da mosca feita em laboratório, para depois serem lançados nos locais, – não sei se estarei a cometer alguma imprecisão, mas foi a informação que me chegou. Pergunto: – porque é que este método não é mais desenvolvido e aplicado? Será que não é suficientemente eficaz? Não é rentável? Tem efeitos graves de impacto ambiental? Ou será que, é porque vai colidir com os interesses instalados dos fabricantes de produtos químicos?
Ficam estas questões no ar. Gostaria que comentassem.
Abraços.


Comentado por
Altino Amaral
20 de Agosto 2010 / 16:55

Boa tarde, amigos.

Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
Mas a propósito de químicos e bilógicos, e já depois de ter postado aqui o meu comentário, à conversa com um colega, ele referiu-me um costume antigo, ali para os lados de Cernache (Condeixa), em que utilizavam água com sabão para tratar as árvores, dizendo que ainda hoje há quem continue a utilizar este tratamento.
O que vos parece? Encontram alguma lógica nisto?
Obrigado.


Comentado por
José Rui Fernandes
20 de Agosto 2010 / 17:07

Sim, eu já utilizei. Se bem que é água, sabão e uma gordura tipo óleo vegetal. Os afídios morrem asfixiados.
Mas como imagina é um tratamente de contacto, tem de os atingir. Se chover acaba o efeito. E independentemente disso é necessário estar a aplicar muito regularmente.
Já comprei um produto pré-misturado na Inglaterra que se chama Savona. É admitido na agricultura biológica e resultou muito bem contra afídios nos citrinos.
Eu no quintal, ao fim de dois anos sem químicos tinha centenas de joaninhas. Mesmo assim não eram suficientes para tanta piolheira, mas é inegável a recuperação do equilíbrio (mesmo sabendo que não estou isolado dos outros quintais).
Veja este post sobre o óleo hortícola. Direi que resulta se tiver a seu cargo uma quantidade manuseável de árvores. Para grandes explorações tenho dúvidas.


Comentado por
E. Matos
22 de Agosto 2010 / 11:36

Olá Amigos!

Quero agradecer ao amigo J. Estêvão as informações que me dá sobre a poda das cerejeiras, apesar de já as ter podado.Considero-as mesmo assim muito úteis, não só porque estão em consonância com o tabalho que fiz, mas também porque vão esclarecer muita gente que tenha dúvidas sobre este tema.
Quanto ao pormenor do “excesso” de ramagem, pouco ou nada posso fazer, dado que os 600m2 do meu quintal estão bem estrumados, graças aos coelhos e galinhas que possuo. Não uso qualquer produto químico (fertilizantes, herbicidas, pesticidas, etc), mas, como consequência de tal opção, a par de alguns sapos e joaninhas que muito acarinho, também tenho toupeiras e ratos do campo que bem dispensava.
No meio destes prós-e-contras, resta-me a consolação de comer a fruta e legumes que produzo, com um sabor totalmente diferente (para melhor) dos que se compram nos Hipermercados. São as vantagens de praticar uma horticultura orgânica.

Achei deveras interessante o esclarecimento que o amigo José Rui Fernandes nos dá a todos, sobre as formigas e a sua relação com os ácaros. Eu até estava convencido que estes eram uma fonte de alimento das ditas, mas afinal andava enganado. É com este tipo de informações que nos tornamos mais ricos em conhecimento.

Abraço a todos.


Comentado por
João Baptista Fernandes
02 de Setembro 2010 / 15:48

Não sou agricultor, mas tenho 30 cerejeiras na Serra da Gardunha.(Fundão.O bom fruto exige que as plantas sejam de boa qualidade; de preferência auto-polonizáveis; bom fertilizante; boa lavra, boa rega e boa poda.Concordo que a pode deve ser efectuada no Verão.


Comentado por
E. Matos
17 de Setembro 2010 / 12:53

Olá Amigos!
Quero partilhar convosco um acontecimento que para mim é anormal.
Seguindo os conselhos dos amigos José Rui Fernandes e J. Estêvão, em meados de Agosto procedi à poda das 2 cerejeiras que tenho. Entretanto fui de férias e hoje, ao regressar, verifiquei que as mesmas, para além de manterem a folhagem antiga ainda bem verdejante, estavam com novos rebentos já com folhas bem desenvolvidas e, para espanto meu, com flor em muitos dos seus ramos.
Perante o exposto, pergunto:
- Já a alguém aconteceu ter cerejeiras em flor no mês de Setembro?
- Esta floração, quanto a mim fora de tempo, vai prejudicar ou beneficiar a próxima?
Antecipadamente grato a quem souber e ou quiser responder-me.
Abraço a todos.


Comentado por
José Rui Fernandes
17 de Setembro 2010 / 20:30

A mim não. Mas este ano reparei numa série de comportamentos atípicos (para mim) — como o Ácer que publiquei hoje.


Comentado por
eni ferreira
05 de Novembro 2010 / 17:39

Fazendo pesquisa na Internet, entrei nesse site e fiquei maravilhada com meus irmaos, lá de Portugal….sou descendente de portugueses..moro no Sul do Brasil e tenho uma Cerejeira há dez anos que nao dá fruto….fiquei pesquisando e estudando na Internet, quando acessei este Site maravilhoso..Se alguem puder me ajudar…aqui com o clima do Sul do Brasil faz periodos de frio e temos mais ou menos 5 meses de verao e outono.. Gostei muito das perguntas e respostas e gostaria de participar se me fosse permitido.abraços..


Comentado por
José Rui Fernandes
05 de Novembro 2010 / 17:40

Claro que pode participar… obrigado por aparecer.


Comentado por
Ana Cristina worm
29 de Novembro 2010 / 11:22

Olá,
da geração da Anita tenho o fascínio das cerejeiras. Ditou-me a casa que comprei que seria uma ginjeira. Não sei que idade tem e apesar de muitas e lindas flores as ginjas foram poucas. :)as suficientes para cumprir um sonho adaptado. Apesar do vento que se fez sentir entre a floração e o fruto fiquei convicta que alguma coisa mais poderia ser feita, encontrei assim o vosso espaço. Animada primeiro pelo o que podia absorver sobre as podas, confusa depois pelo o que fui lendo: com seiva, sem seiva; no verão … após a recolha do fruto. Ora, isto para quem nada sabe desmoraliza um bocadinho. Será portanto preciso pensar. Do raciocínio que fui cumprindo ficam-me duas coisas: 1. faz sentido podar depois de apanhar o fruto, com o fruto completa-se um ciclo. 2. Mas, como ser vivo que é a arvore precisará de um periodo para se restabelecer, assim fica-me a ideia de que dependendo do clima e talvés dos solos, a poda tenha que desandar para pós-fruto mais além. Quero dizer, se o solo e o clima não forem amenos e favoráveis à recuperação da árvore para novo ciclo de vida, então será melhor esperar por sinais de força da árvore para a podar. E isto depois dependerá de cada árvore. Se o solo e o clima forem amenos/ favoráveis à recuperação da árvore, provavelmente uma poda em final de ciclo até vai saber bem e facilitar o início do próximo ciclo.
Em conclusão vou seguir o conselho do nosso Anfitrião, José Rui Fernandes e observar a árvore.
Muito obrigada a todos!,agora já tenho uma ideia do que vou fazer.
P.S. é possivel que a questão da seiva tenha sido mal lida por mim que agora passei um segundo olhar e li enxertia.


Comentado por
luis lino
07 de Dezembro 2010 / 17:11

amigos,eu encontrei este site,e despertou-me a curiosidade de ler os comentarios aqui descritos,eu sendo produtor dessas mesmas cereijas,na zona do Fundaoe tendo algumas milhares de cerejeiras,posso afirmar que a melhor poda é mesmo noverao,mas porque em principio nao ha chuvae nao existe o problema de haver «cancros» na arvore por causa da humidade,quanto a enxertia,pode ser no mes de Agosto,se for de borbulha e no mes de Fevereiro se for de Garfo.


Comentado por
Santos
12 de Dezembro 2010 / 12:27

Tenho uma cerejeira na zona de coimbra e ela produz muita seiva mesmo muita…é normal? será stress?


Comentado por
José Rui Fernandes
12 de Dezembro 2010 / 15:24

Quando corta os ramos? Está a cortar na época errada. As cerejeiras devem ser podadas depois da frutificação, em pleno Verão.


Comentado por
nuno ribeiro
16 de Dezembro 2010 / 23:29

olá a todos.
Tenho um acer muito bonito (pelo menos quando o adquirí)de folhagem verde parecida à Cannabis, quando velha e mais típica dos acers quando nova além de ser de um vermelho intenso nessa fase. A variedade (segundo o vendedor do horto espanhol onde a comprei) é Beniotake. Vivo no Minho, relativamente perto do mar e o vento e ar marítimo sentem-se no meu quintal, este ano plantei-a no Verão e as folhas enrolaram-se e ficaram com as margens secas. Em concreto gostava que me esclarecessem sobre como devo fertilizar e regar este acer e qual a melhor altura para podar,bem como orientações sobre essa a mesma


Comentado por
Laura
17 de Dezembro 2010 / 02:08

Olá a todos. Aventurei-me e plantei uma cerejeira em Alcochete,Ribatejo. Já sei que não será o melhor clima, mas como disse, aventurei-me porque gosto de cerejas e é um desafio. Agora,como estou a começar nesta lida de “agricultora biológica”, sou muito ignorante em muita coisa,e tenho muitas dúvidas, o que posso eu fazer com a minha cerejeira que tem um anito, que agora está “depenada”,o que posso fazer para a ajudar a sobreviver neste clima que não é tão frio como no Fundão? Disseram-me para pôr gelo na caldeira da árvore,aí para Janeiro e Fevereiro. Será? Posso protegê-la,também,com calda bordaleza,em Janeiro? Obrigado


Comentado por
luiz carlos tencatt
22 de Dezembro 2010 / 21:22

Amigos da cereja!
Pela primeira vez opino sobre este assunto, “cerejas”, plantei em meu quintal a tres anos e este ano ela resolveu florescer, porém não frutificou.
A variedade que tenho hoje tem caule liso e lembra o caule do pau ferro, vai descamando e se mostrar verde claro, como ainda não vi os frutos penso se não me enrolaram novamente. A cerca de seis anos obtive uma muda que na ocasião foi me dada com o nome de cereja gaúcha. Esta logo no segundo ano deu muitos frutos porém, eram estranhos e sem gosto agradável seus ramos tinham um espinho fino na base das folhas. Esta tive que tirar do quintal e quase me fez desistir das cerejas. Bom isso já é passado, vamos ao futuro. Gostaria de saber onde encontrar fotos de todas as variedades, para comparar com a minha.
Por ter lido as opiniões quanto a solução de problemas com pragas etc…Penso que muito lhes ajudaria o uso de óleo de Nin para pulverização contra formigas, pulgões, cochonilhas e ácaros.
Outra saida seria um controle a base de calda bordalesa bem coada em pano de algodão e pulverizada em toda a planta. Enquanto isto espero colher uma cereja que seja aqui em Campo Grande MS.
Forte abraço a todos e um feliz natal.
Tencatt


Comentado por
Casimiro Andre
24 de Dezembro 2010 / 23:08

Olá a todos, eu com pouca experência, acabo de dar conta de uma ceregeira que se farta largar ceiva, será que esta ceregeira se vai secar? À partida não me parece pela aparencia da arvore, mas agradeço a quem tenha mais conhecimentos, uma dica sobre o assunto, os meus agradecimentos.


Comentado por
carlos pinho
23 de Janeiro 2011 / 19:33

olá a todos
Só hoje descobri este site.
Sou do douro litoral (alvarelhos) mas gosto muito da região da cova da beira nomeadamente da gardunha (alcongosta), como tal decidi trazer um pouco dessa linda região para cá e plantei 5 cerejeiras. 1 delas já estava enchertada, as outras 4 eram bravas. Este ano quero enchertar-las, qual será o melhoe método, e em que altura.
onde arranjar enxertia.
Obrigado e boas colheitas a todos


Comentado por
Armenio
24 de Janeiro 2011 / 17:58

Olá a todos os amigos das cerejeiras!
Primeiro que tudo a Olga diz que tem uma cerejeira em Belver, pergunto em que rua é o seu quintal?
Quanto ao problema que está a citar a sua cerejeira deve ter cancro bacteriano. Aconselho a raspar a zona afectada e a colocar um produto para isolar essa ferida e no inverno desinfectar a arvore com um produto á base de cobre, que poderá por exemplo ser o Cupravit da Bayer. O produto a utilizar pode comprá-lo na loja das sementes em Gavião. Diga que é para isolar uma ferida numa arvore. Se tiver interessada poderei dizer-lhe o nome.
Havia alguém que dizia que as cerejeiras davam muita flor e não davam fruto porque os frutos caíam. Como sabem há cerejeiras autoférteis e cerejeiras que necessitam de polinizadoras, possivelmente tem uma variedade que necessita de polinizadora. As últimas novidades em termos de novas variedades de cerejeiras provêm de Summerland no Canadá,onde se aposta nas variedades autoférteis como são as variedades Santina, Celeste, Satin, Samba, Sonata, Lapins, Staccato,Synphony etc.etc.
Quando pretender comprar uma cerejeira peça uma destas variedades e analise se vêm com o passaporte fitosanitário. Não vá na cantiga quando lhe dizem que é a melhor cereja que existe ou dizerem que é cereja preta ou encarnada, porque isto não é nenhuma variedade.
Depois deverá verificar se junto ao enxerto existe alguma ferida na pele porque se houver pode ser sintoma de cancro bacteriano.
Normalmente a maioria das variedades de cerejeiras necessitam de 800 a 1000 horas de frio no entanto também se encontram variedades que somente necessitam de 200 horas.
Para sabermos se existem essas temperaturas na região onde pretendemos plantar a cerejeira podemos consultar o site do Ministério da Agricultura.
Quanto á poda dizem os entendidos que algumas variedades necessitam de poda para produzirem frutos de bom calibre.
Também quando plantar uma cerejeira deverá no acto da plantação cortá-la mais ou menos a um metro para que a arvore ramifique a essa altura.
As cerejeiras não gostam de terrenos muito encharcados e também não necessitam de muita água nas regas.
Relativamente ás doenças que normalmente as atacam são a moniliose e o cancro bacteriano.
Aconselho a desinfectarem as arvores com umproduto á base de cobre no inicio, meio e fim da queda das folhas dado ser a altura em que as arvores estão mais vulneráveis a estas doenças.
Sobre cerejeiras já vos dei muitas dicas.
Bom trabalho


Comentado por
Maurrício
30 de Janeiro 2011 / 13:21

OLá todos,
Encontrei este bloguen por acaso e fiquei maravilhado com a troca de experiências sobre cerejeiras.
Pasarei também por aqui a deixar as minhas opiniões. Também tenho muito a dizer sobre cereijeiras que não cabem neste post.
Cresci numa quinta a ouvir dizer que na zona(Ribatejo) não se dava cereijeiras, pois, este desafio levou-me a ganhar uma paixão pelas cerejeiras que tenho actualmente mais de 50 variedades.
Deixo-vos uma certeza baseada na prática, sim no Ribatejo podem cultivar cerejeiras. Tenham em atenção as variedades:
autofertés, porta-enxertos, horas de frio e depois um tratamento com boro para ajudar o vingamento.
E depois esperem 5 a 6 anos nos porta-enxertos mais usados e verão o que são cerejeiras a dar cerejas.
Estou ansioso pela chegada da primavera para ver a colheita deste ano.
Termino dizendo que é uma paixão que não tem fim a minha filha traduz isso num post do seu blog:
http://baunilha-caramelo.blogspot.com/2010/06/finalmente-elas-chegaram-cerejas.html
Um abraço a todos
Maurício


Comentado por
Helder Dias
30 de Janeiro 2011 / 22:51

Tenho meia duzia de cerejeiras e nunca as podei, pois dizam-me que não se deviam podar, mas algumas estão muito altas e resolvi procurar uma solução.
Encontrei o que procurava, poda no verão.
Relativamente á perda de seiva tenho duas com o mesmo problema e um ex tecnico da bayer disse-me ser um problema bacteriano só podendo ser tratadas com antibioticos.Será.


Comentado por
Laura
02 de Fevereiro 2011 / 01:10

Sr. Mauricio, o que é o porta-enxertos?
Obrigada


Comentado por
Manuel Crisanto
10 de Fevereiro 2011 / 21:27

Por mero acaso, quando procurava informação sobre enxertia dei com este site que acho extremamente interessante.
Aproveitando a oportunidade solicitava informação relativa a datas das enxertias das diversas árvores de fruta para a região do Alentejo


Comentado por
António Marques
13 de Fevereiro 2011 / 11:57

Olá a todos
Tenho 5 cerejeiras na zona de Alenquer (zona que estranho pareça,era tradicional haver muita cereja).e não consigo eliminar a praga de pulgão,que tenho há dois anos, neste momento ainda não fiz nada, disseram-me para tratar com cal e sulfato cobre neste momento,pergunto será aconselhável e útil para o primeiro tratamento?
Um abraço e obrigado.


Comentado por
José Rui Fernandes
13 de Fevereiro 2011 / 14:09

Calda bordalesa acho que sim… mas não mata os pulgões, apenas lhes dificulta a vida ao depositar uma película nas folhas. Como são só cinco, para não usar químicos, digo-lhe que nas laranjeiras tenho bons resultados com um jacto de água. Mas não sei se as folhas das cerejeiras são suficientemente fortes para aguentar esse tratamento.


Comentado por
Machado
08 de Março 2011 / 22:40

Comprei ontem uma cerejeira e tenho uma duvida quanto á sua variedade.
Vinha com uma etiqueta “cerejeira dulcenia” não sei se estava bem escrito, porque já fiz uma pesquisa e não encontro esta variedade. Alguem me sabe esclarecer se é esta variedade ou escreve-se de outra forma.
Obrigado e boa noite.


Comentado por
José Rui Fernandes
09 de Março 2011 / 00:09

Nunca ouvi falar… também procurei “dulcinea” e nada.


Comentado por
Machado
10 de Março 2011 / 22:28

Voltei ao horto onde a comprei e levei a etiqueta e afinal enganaram-se a escrever é uma “bigarreau burlat”.


Comentado por
José Rui Fernandes
11 de Março 2011 / 00:13

Ora aí está algo que nunca ouvi falar… mas pelo menos aparece nas pesquisas! :)


Comentado por
Herculano Louro Marques
06 de Abril 2011 / 14:31

Aos quantos anos é que as cerejeiras começam a dar frutos?


Comentado por
Manuel Santos
09 de Abril 2011 / 23:45

Olá a todos. Quero agradecer todo o tipo de informação que dão nos vossos comentários e afirmações, pois ajudam os aprendizes. Eu reformei-me o ano passado e como tenho tempo e terreno, junto á casa de habitação, como passatempo resolvi fazer um pomar. Tenho quarenta árvores de fruto, macieiras, pereiras, pessegueiros, ameixoeiras e outras árvores como cerejeira, diopireiro, kiwi, laranjeira, etc.
Tenho estado atento ao que se lê na internet e tenho seguido alguns tópicos. Este ano, comecei a fazer experiências, de poda e enxertos e as coisas parecem estar a correr bem. A poda, segui instruções como comentam e na realidade está a resultar porque estiveram com muita flôr e já se começam a ver pequenos frutos. Como não tive o cuidado na compra das árvores, ilucidaram-me mal e tenho qualidades repetidas, e todas a serem recolhidas ao mesmo tempo. Para não perder produção de frutos embora sejam para a familia e amigos, pensei no inicio Fevereiro recolher ramos de 7 a 10 centimetros de diâmetro de amigos várias qualidades e de tipos de frutos, que tivessem desencontro de maturação, para poder prolongar por mais tempo a recolha de frutos. Fiz em alguns casos 3 a quatro enxertias por árvore, macieira, pereira, ameixoeira e também numa cerejeira. Estes enxertos foram feitos de garfo/encosto, ou seja, que consiste em fazer um corte com inclinação de 2 cm (de chanfre) nos dois lados quer no cavalo quer no cavaleiro e fazendo o encosto perfeito com muita perfeição, a junção fiz com a fita de isolamento que se costuma ter em casa para electricidade, penso que é um enxerto pouco divulgado, mas parece resultar muito bem, pelo menos a mim . Tive um sucesso de 90% praticamente todos estão com rebentos nos enxertos já bastante fortes. Agora não sei se as árvores reagirão bem a esta alteração, uma vez que por exemplo numa ameixoeira, penso começar a colher uma qualidade em fim de Maio e a ultima será em fim de setembro, pelo meio terei mais duas qualidades. Será que é possivel que as árvores aguentam este tipo de produção tão longa no tempo? Neste momento estou a pensar enxetar um limoeiro, que já tem uns 4 anos e por ano dá quatro ou cinco limões. Já me disseram que é da qualidade e que deve ser enxertado, mas que é muito dificil, sair bem. Gostaria de que me dessem uma opinião, se o que estou a fazer tem algum nexo. Desde já agradeço antecipadamente o meu muito obrigado, pela possibilidade de expôr e possivel informação. PS. Resido no Distrito de Aveiro.


Comentado por
Maurício
13 de Abril 2011 / 21:28

Boa Noite Laura,
Desculpe por só agora responder, mas só agora vi a pergunta.
Porta-enxertos é o mesmo que “cavalo” é a parte de baixo onde a árvore é enxertada.
No caso da cerejeira existem vários espécies de porta-enxertos:
Gisela, colt, maxma, …
Maurício


Comentado por
alves
15 de Abril 2011 / 16:15

boa tarde.Eu tambem tenho uma duvida, e grande eu tenho mais ou menos 50 cerejeiros com 10 anos ainda posso enxertalos.


Comentado por
Lucy
05 de Maio 2011 / 21:29

Boa noite
Tenho uma cerejeira que está com um pontos castanhos/avermelhados na folhas. Por aquilo que percebi chama-se “crivado”. Como posso trata-la ou prevenir, sem produtos nocivos para o ambiente?
Obrigada pela ajuda!


Comentado por
luis santos
18 de Maio 2011 / 01:37

Ola a todos, vivo numa zona agrícola região oeste (torres vedras) tenho 6 cerejeiras que não produzem praticamente nada. Não sou um amante das cerejeiras mas decidi fazer um esforço para que a situação se revertesse,tenho variedades que se polinizam umas ás outras(napoléon,burlat,hedelfingen e até uma variedade que não sei o nome é um fruto mais pequeno e disseram-me que era polinizadora das outras variedades),faço a poda em verde, já sulfatei com boro mas continuo a não ter cerejas, ninguém tem aqui na região, mas a uns anos atrás existiam cerejeiras de boas variedades que produziam bem, penso que as variedades que se vendem agora são as utilizadas nas zonas de produção de cerejas, cova da beira ,fundão etc. Que são variedades que necessitam de muitas horas de frio como aqui o frio é bastante menos elas não produzem.
O que eu pedia era se me sabem informar quais as variedades que necessitam de menos horas de frio. Penso que essas sim vão resolver estes nossos problemas.
Muito obrigado


Comentado por
José Rui Fernandes
18 de Maio 2011 / 01:42

Não lhe sei responder… pode ser que apareça alguém que saiba.


Comentado por
S. de Sousa
18 de Maio 2011 / 11:56

Olá a todos
Moro na zona de Almada, Ch. da Caparica e o meu problema é igual ao de muitos, tenho 2 cerejeiras ainda novas uma deu 6 cerejas que os amigos Melros fizeram o favor de colher, mas aqui a produção segundo os nativos desta zona dizem que a cereja não se dá, mas há um vizinho a cerca de 500 metros que tem 2 e dois anos seguidos sempre cheias, e como
aqui é uma zona com menos frio peço ase alguem me pode informar onde posso comprar as cerejeiras autofertilizantes e que não necessitem de muitas horas de frio.Aqui na zona onde moro não teem experiencia sobre cerejeiras.
Muito obrigado a todos pelas preciosas dicas e conselhos que aqui foram dados.
S. de Sousa


Comentado por
luis santos
20 de Maio 2011 / 00:21

Bom dia a todos.
Sabe S. de Sousa poderia começar por perguntar a esse seu vizinho a variedade das cerejeiras que ele tem, depois então procurar nos viveiros produtores de plantas.


Comentado por
S de Sousa
20 de Maio 2011 / 00:25

Olá Sr. Mauricio
Segundo li nos seus conselho que se devia dar uma calda de Boro, qual é a melhor altura para ser dada.
Obrigado
S. de Sousa


Comentado por
Hugo
23 de Maio 2011 / 22:57

Olá a todos,
Moro na zona de Torres Vedras que pelo que li não tem um numero de horas de frio suficientes para a maior parte das especies de cereja, no entanto a cerejeira que tenho com 4 anos produz bastantes frutos, mas estes apenas chegam ao tamanho de uma ervilha, depois ficam amarelos e caiem. A dúvida que tenho é a seguinte: O facto de os frutos cairem pode estar relacionado com a falta de frio ou pelo facto de dar os frutos já “ultrapassou” esta necessidade? Relativamente a árvores polonizadoras as que tenho só foram plantadas nos anos seguintes por isso são ainda muito pequenas. Pode ser falta de polonização?
Muito obrigado a todos pelas dicas.
Hugo


Comentado por
Odete
25 de Maio 2011 / 09:25

Olá bom dia, há cerca de 2 semanas o meu marido cortou alguns ramos da parte de dentro de uma laranjeira, para que entrasse mais sol “laranjeira com alguns anos,muito doçe e sem caroço” mas não sei porque lentamente parece que está morrer.as folhas parecem que estão a ficar secas…água não falta! o que poderá ser?
obrigado


Comentado por
Irene Simões
29 de Maio 2011 / 10:49

Olá! Bom dia!
Amiga Odete, não desanime com a poda que o seu marido fez na sua laranjeira. Todos os citrinos devem ser cortados os ramos por dentro, para que a árvore seja arejada.Esse procedimento foi correcto. A época mais aconselhável para a poda seria no mês de Junho, mas não tem problema algum, ter sido feita ultimamente. Pode se quiser pulverizar as folhas com Frutamina.Este produto é muito bom para o seu desenvolvimento.Bom domingo!!!


Comentado por
Augusto
03 de Junho 2011 / 22:12

Esclareção podanse ao tirar o fruto ou depois passado algum tempo.


Comentado por
maria
11 de Junho 2011 / 18:53

Porque só falam de cerejeiras e não falam de gingeiras?
è que tenho uma gingeira que só dá folhas e flores e fruto começa mas depois cai. trouxe-a da beira alta para coimbra.
Alguém percebe de gingeiras?


Comentado por
daniel
13 de Junho 2011 / 11:40

O tratamento da gingeira é como o da cerejeira sendo ela da mesma especi. quantos anos tem a gingeira ? se tem mesmos de 4 anos é normal que ainda não esteja a frutificar eu tenho algumas e o tratamento é igual
cumprimentos


Comentado por
Sampaio Coelho
30 de Junho 2011 / 20:03

Olá amigos do belo fruto.

espero ajudar com os elementos que forneço

Variedade de cerejeiras
Ordenadas segundo a época de amadurecimento:
Early rivers – Qualidade excelente. Sabor óptimo. Fruto muito grande, com polpa vermelho-escura. Maturação por meados de Junho. Produtividade grande. Muito vigorosa. Copa um tanto dispersa. Bigarreau goucher – Boa qualidade e doce. Frutos grandes vermelho-escuros. Colheita no final de Julho. Produz bem. Vigoroso.
Brandbourne black – Cereja carmesim-escura. Fruto grande de boa qualidade. Maturação no final Julho. Muito produtiva. Vigorosa de ramos pendentes.
Governor wood – Sabor razoavelmente bom. Fruto médio para grande, vermelho escuro, polpa amare1ada. Colheita em princípios de Julho. Grande Produtividade. Árvore vigorosa em nova.
Merton glory – Boa e sumarenta, Fruto muito grande, com coloração branco-creme com manchas vermelhas. Polpa amarelada. Colheita em meados de Julho. Produtividade muito boa e contínua. Vigoroso de copa dispersa.
Merton bigarreau – Cerejas preta, de boa qualidade. Frutos grandes, de cor purpúrea que escurece com o amadurecimento. Colheita pelo final de Julho. Produtividade estável, vigoroso.
Merton favourite – Sabor excelente. Fruto grande, pele preta. Amadurecimento no final de Julho. Boa produtividade. Árvore vigorosa com copa fechada.
Noir de guben – Sabor regular, sumarenta. Fruto grande, Castanho-avermelhado muito escuro. Polpa firme e de cor vermelho-escuro. Maturação para o final Junho. Produtividade moderada. Muito boa resistência ao cancro. Vigorosa.
Roundel – Sabor muito agradável. Fruto de excelente, bastante grande, com pele vermelha. Polpa macia, doce e de cor avermelhada. Maturação no inicio de Julho. Produtividade para o regular. Vigorosa.
Stella – Fruto de boa qualidade, grande vermelho-escuro. Maturação no final de Julho. Boa produtividade, Auto fértil. Crescimento vigoroso.
Van -Sabor doce. Fruto grande vermelho vivo. Polpa cor vermelho-escura. Maturação no final de Julho. Vigorosa de copa dispersa.

Compatibilidade entre as árvores por grupos de polinização

Grupo A – Early rivers, Noir de guben.

Grupo B – Merton favourite, Merton glory.

Grupo C – Merton bigarreau, Roundel.

Grupo D – Governor wood, Napoleon bigarreau, Stella (auto-fertil), Van.

Grupo E – Bigarreau goucher, Brandbourne black.

Apenas se polinizam arvores do mesmo grupo.


Comentado por
luis santos
15 de Julho 2011 / 00:32

Olá boa noite a todos. Depois de uma pesquisa intensiva encontrei um site que nos vai ajudar muito, a pesquisa que vem no site não é feita na Europa mas nos Estados Unidos penso que pode ajudar bastante.
O site é-www.ehou.com/info_8417887-
mais para o fim da pagina há uma hiperligação importante
-Dave Wilson Nursery:Cherries-
no fim desta pagina há outra hiperligação
-Comparison chart-
espero ter ajudado.
Muito boa noite a todos.


Comentado por
Sousa
25 de Julho 2011 / 11:31

Gostaria que me dissessem se Agosto é o mês correto para enxertar uma cerejeira de borbulha.


Comentado por
Luciana
01 de Agosto 2011 / 15:30

Bom dia!Gostaria de obter informaçoes sobre o cultivo de cerejeira flor (sakura) em vaso, qual o tipo de terra, quantia, e se precisa de outros produtos? De quanto em quanto tempo devo colocar produtos (se caso esta necessite)? AH!! Quando sei que já está na hora de fazer a poda? Li as informaçoes a respeito do tempo exato para a poda (verao), serve tb para a cerejeira flor Quanto podar??


Comentado por
Manuel Santos
08 de Agosto 2011 / 22:55

Olá a todos. Como principiante nestas coisas de fruteiras, estou muito contente, porque aprendi muito nestas trocas de impressões nos comentários. Foi pela primeira vez que fiz a poda no meu quintal ás árvores de fruto de todos os tipos, e posso dizer que nunca tive tanta fruta como este ano. Estou a dar há família e a todos amigos e vizinhos. Nunca o tinha feito. Fiquei cheio de coragem e foi vendo os comentários nesta página e na verdade quero agradecer a todos pelos comentários e por tantos ensinamentos que obtive.


Comentado por
Edmundo Rodrigues
09 de Agosto 2011 / 22:48

Uma muito boa noite a todos os amantes de hortas e de ARVORES de fruta Gostei imensso de ler os varios comentarios fiquei a saber que nos os Portugueses somos do melhor em termos de comunicaçao eespirito de Ajuda agora a minha pergunta da bom resultado enxertar cerejeiras com outras qualidades de cerejeiras


Comentado por
Francisca
11 de Agosto 2011 / 23:59

Olá, boa noite!

Muito obrigada pela partilha de conhecimentos, aprendi imenso visto ser uma principiante

Tenho uma pequena horta em casa com vários legumes e frutas.Uma das novas aquisições foi uma Prunus avium B. Burlat, pelo que li a cima ainda é nova para dar fruto, mas também me dei conta que precisa de uma outra cerejeira compatível para a polinizar….

Aqui está a minha questão : Qual é (ou quais são) a cerejeira compativel com esta?
Espero que me possam ajudar, eu tentei pesquisar mas provavelmente não da forma mais correcta, pois não obtive resultados.

Só mais uma… não consigo saber o número de horas de frio da minha região… eu moro no distrito do Porto, mais propriamente em V. N. de Gaia e para piorar a situação perto da praia…talvez não seja o melhor local para ter uma cerejeira…mas toda a família é doida por cerejas… =)

Espero que me possam ajudar, obrigada pela atenção.

Francisca Lobo


Comentado por
mario rui
18 de Agosto 2011 / 19:56

OLÁ a todos,

Acho este site / blog deveras interessante e peço a quem souber elucidar-me, a seguinte informação:

Tenho 1 Chorão ( não sei o verdadeiro nome da arvore ) plantado no quintal, tem 7 ou 8 anos de vida, e este ano não pára de largar uma espécie de resina ( ou será seiva ?? ) para o chão, deixando o pátio, à volta dele, completamente peganhoso, onde, para meu espanto, passei a ter largas dezenas de moscas !!! a cheirar a zona onde as ditas pingas caem para o chão.

Não sei o que fazer para ultrapassar isto. Alguém me poderá ajudar a resolver esta situação ?

O meu muito Obrigado. Mario Rui


Comentado por
José Rui Fernandes
18 de Agosto 2011 / 20:16

Deve ser um Salix babylonica e deve ter um insecto sugador de seiva, tem de observar bem as folhas ou os ramos, provavelmente afídios… tente removê-los com um jacto de água. Ou então um óleo hortícola (uma colher de sopa de Fairy, uma colher de sopa de óleo vegetal e um litro de água). Boa sorte.


Comentado por
luis santos
21 de Agosto 2011 / 01:06

Boa noite a todos,vou responder à Francisca e a todos os interessados, coloquei um site um pouco acima que revela as principais polinizadoras e também a necessidade de horas de frio de algumas variedades existentes no nosso pais.
No litoral penso que terão de ser as que necessitam de menos horas de frio.
Adeus


Comentado por
Otelinda Ferreira Gomes
28 de Agosto 2011 / 23:32

Obrigada a todos, ajudaram-me bastante.Boa noite.


Comentado por
Sergio Batista
22 de Setembro 2011 / 15:00

Ola a todos,
Gostaria de saber como e onde devo podar uma cerejeira de grande porte, ou seja, esta tao alta que se tornou quase impossivel de chegar?
Obrigado


Comentado por
José Rui Fernandes
22 de Setembro 2011 / 15:03

Deve ser no Verão. Se está a planear uma poda radical para lhe baixar a copa, faça isso em vários anos, para evitar um choque demasiado grande. No resto não o posso ajudar.


Comentado por
hernani
09 de Outubro 2011 / 23:18

olá a todos
Sou da zona de oliveira de azemeis.
Tenho uma cerejeira de grande porte e um tronco bastante groço.
Tem não sei ao certo,rs,mas por ai uns 6 anos ou 7.
Nunca deu nada ,este ano deu algumas flores poucas,mas nunca tinha dado nada nem flores.Um vizinho me diz que aquela zona especifica não dá nada,não sei se é por inveja,rs.
O certo é que a arvore cresceu bastante e não dá nada,eu até não desgosto ,devo dizer que é linda.
Hà! É de cereja preta,pelo menos isso que me disseram quando a comprei,rs.
Gostava que me informacem quem sabe,se devo ter alguma esperança de algum ano vir a ter frutos ,porque é a fruta que mais gosto,rsrss
O meu obrigado a todos ,uma boa noite.


Comentado por
Antonio Martins
27 de Outubro 2011 / 13:38

Ola a todos
Hernani!
Oliveira de azemeis nao e propriamente o solar da cerejeira .
No entanto, quando uma fruteira dispara a crescer e não frutifica ,deve aplicar-se a regra “cortar na comida e na bebida”.Evitar adubos azotados e se necessario no inicio da primavera retirar um anel de casca(não completo)no tronco com cerca de tres/quatro milimetros
Boa noite


Comentado por
vitor oliveira
03 de Novembro 2011 / 15:08

Tenho um olival na zona de Coimbra, e gostaria de saber sobre a epoca (qual o mês) de podar as oliveiras.


Comentado por
ramiro
05 de Novembro 2011 / 21:33

Sou igualmente de Coimbra.
Tenho uma só oliveira, mas que por razões pessoais muito quero tratar com todos os cuidados, a ornamentar um pequeno jardim, que necessita ser podada.
Tem tres anos e o meu desejo é que se torne mais bonita semme preocupar muitocom a quantidade de fruto qwuer possa dar.
A limpeza e poda deve ser feita já ou mais no final do ano.
ObrigADO PELA AJUDA.


Comentado por
vitor oliveira
17 de Novembro 2011 / 13:59

Boa tarde, Amigos
Depóis de ler todos estes artigos, já tirei algumas duvidas de como tratár diverças árvores de fruto, mas em relação às Oliveras gostava de tirar umas duvidas, de quando se deve podar, o que são os ladrões, os tratamentos que se devem fazer e quando enfim.
Estou a pensar pltantar um olival e gostaria de ter um conhecimento maior.
Aradecia que ajudacem.


Comentado por
ECosta
23 de Novembro 2011 / 19:15

Boa tarde
Nasci na praia e à poucos anos tive que vir para o Ribatejo, portanto nada sei sobre o campo, embora tivesse desejo de saber.
Estou a entrar pela primeira vez,porque andava à procurar da poda e enxertia para amendoeiras e cerejeiras (que já estavam no terreno que comprei) e por sorte encontrei-vos e já esclareci várias dúvidas.
Já não vou podar as cerejeiras que iria fazer amanhã.
Já sobre as amendoeiras parece que eram bravas e já com 4 a 5 metros, este verão cortei-as pelo tronco a 1 metro do chão deixando apenas uns rebentos em cada uma.
A pergunta aos meus amigos é o que lhes devo fazer.
Tenho quase todas as qualidades de árvores incluindo tropicais algumas que até produzem bem ex. goiabeiras,pitangas,araçais e outras
Pelo que possam ajudar o meu antecipado OBRIGADO


Comentado por
delgadpo
01 de Dezembro 2011 / 22:47

tenho um pequeno olival de 300 plantas, e todos os anos me pergunto qual a melhor época para as podar, uns dizem que deve ser no fim de tirar a azeitona outros que deve ser no principio de primavera, ou senão entram em stress, com esta confusão toda fico na duvida, pelo facto de ser uma zona onde geia muito: Qual será a melhor época para fazer a poda , se alguém entendido na matéria me poder ajudar ? obrigado


Comentado por
Tiago
09 de Dezembro 2011 / 23:37

Ola a todos,
em relação ás oliveiras posso dizer-vos que aqui na minha zona (Viseu) procedemos à poda no inicio da primavera, pois as oliveiras não gostam de geada nos cortes(e aqui geia muito). E há uma grande diferença de produção (para melhor) comparando com as oliveiras podadas na altura da apanha da azeitona (Novembro e Dezembro), talvez por falta de tempo e para não subir 2 vezes por ano à árvore. Outra coisa importante, a oliveira é uma árvore que traz as raízes que a alimenta próximo da superfície, logo, não é aconselhável fresar a terra circundante, pois estamos a cortar essas mesmas raízes. Aqui é costume cobrir essa área com estrume (mato rasteiro dos pinhais) num raio de 1m (com 15 cm de altura) em volta da oliveira para ela se alimentar bem.
Espero ter ajudado em algo, um abraço a todos!


Comentado por
vitor guedes
14 de Dezembro 2011 / 15:35

Tenho uma cerejeira carregada de seiva o que fazez ????


Comentado por
José Rui Fernandes
14 de Dezembro 2011 / 23:23

Diz no texto: não a podar no Inverno.






Voltar à primeira página Voltar ao topo