A época para podar

Mesmo não sabendo as características particulares de uma planta, pode-se aprender muito com a simples observação. Nem todas gostam de ser podadas durante a dormência do Inverno (por exemplo as cerejeiras podam-se no pico do Verão).
Se ao podar uma planta a seiva aflorar ao corte imediatamente e começar a pingar copiosamente logo a seguir ou nos dias seguintes, decididamente a altura não é a ideal.
Aconteceu-me isso ao podar o Acer palmatum var. dissectum ‘Seiryu’ no Inverno há uns tempos. Pingou seiva durante semanas. Mais recentemente, ao cortar (mais uma vez) a trepadeira Ficus repens reparei que uma seiva espumosa aflorava imediatamente.

97 Responses to “A época para podar”

  1. Laura

    Sr. Mauricio, o que é o porta-enxertos?
    Obrigada

  2. Manuel Crisanto

    Por mero acaso, quando procurava informação sobre enxertia dei com este site que acho extremamente interessante.
    Aproveitando a oportunidade solicitava informação relativa a datas das enxertias das diversas árvores de fruta para a região do Alentejo

  3. António Marques

    Olá a todos
    Tenho 5 cerejeiras na zona de Alenquer (zona que estranho pareça,era tradicional haver muita cereja).e não consigo eliminar a praga de pulgão,que tenho há dois anos, neste momento ainda não fiz nada, disseram-me para tratar com cal e sulfato cobre neste momento,pergunto será aconselhável e útil para o primeiro tratamento?
    Um abraço e obrigado.

  4. José Rui Fernandes

    Calda bordalesa acho que sim… mas não mata os pulgões, apenas lhes dificulta a vida ao depositar uma película nas folhas. Como são só cinco, para não usar químicos, digo-lhe que nas laranjeiras tenho bons resultados com um jacto de água. Mas não sei se as folhas das cerejeiras são suficientemente fortes para aguentar esse tratamento.

  5. Machado

    Comprei ontem uma cerejeira e tenho uma duvida quanto á sua variedade.
    Vinha com uma etiqueta “cerejeira dulcenia” não sei se estava bem escrito, porque já fiz uma pesquisa e não encontro esta variedade. Alguem me sabe esclarecer se é esta variedade ou escreve-se de outra forma.
    Obrigado e boa noite.

  6. Machado

    Voltei ao horto onde a comprei e levei a etiqueta e afinal enganaram-se a escrever é uma “bigarreau burlat”.

  7. Herculano Louro Marques

    Aos quantos anos é que as cerejeiras começam a dar frutos?

  8. Manuel Santos

    Olá a todos. Quero agradecer todo o tipo de informação que dão nos vossos comentários e afirmações, pois ajudam os aprendizes. Eu reformei-me o ano passado e como tenho tempo e terreno, junto á casa de habitação, como passatempo resolvi fazer um pomar. Tenho quarenta árvores de fruto, macieiras, pereiras, pessegueiros, ameixoeiras e outras árvores como cerejeira, diopireiro, kiwi, laranjeira, etc.
    Tenho estado atento ao que se lê na internet e tenho seguido alguns tópicos. Este ano, comecei a fazer experiências, de poda e enxertos e as coisas parecem estar a correr bem. A poda, segui instruções como comentam e na realidade está a resultar porque estiveram com muita flôr e já se começam a ver pequenos frutos. Como não tive o cuidado na compra das árvores, ilucidaram-me mal e tenho qualidades repetidas, e todas a serem recolhidas ao mesmo tempo. Para não perder produção de frutos embora sejam para a familia e amigos, pensei no inicio Fevereiro recolher ramos de 7 a 10 centimetros de diâmetro de amigos várias qualidades e de tipos de frutos, que tivessem desencontro de maturação, para poder prolongar por mais tempo a recolha de frutos. Fiz em alguns casos 3 a quatro enxertias por árvore, macieira, pereira, ameixoeira e também numa cerejeira. Estes enxertos foram feitos de garfo/encosto, ou seja, que consiste em fazer um corte com inclinação de 2 cm (de chanfre) nos dois lados quer no cavalo quer no cavaleiro e fazendo o encosto perfeito com muita perfeição, a junção fiz com a fita de isolamento que se costuma ter em casa para electricidade, penso que é um enxerto pouco divulgado, mas parece resultar muito bem, pelo menos a mim . Tive um sucesso de 90% praticamente todos estão com rebentos nos enxertos já bastante fortes. Agora não sei se as árvores reagirão bem a esta alteração, uma vez que por exemplo numa ameixoeira, penso começar a colher uma qualidade em fim de Maio e a ultima será em fim de setembro, pelo meio terei mais duas qualidades. Será que é possivel que as árvores aguentam este tipo de produção tão longa no tempo? Neste momento estou a pensar enxetar um limoeiro, que já tem uns 4 anos e por ano dá quatro ou cinco limões. Já me disseram que é da qualidade e que deve ser enxertado, mas que é muito dificil, sair bem. Gostaria de que me dessem uma opinião, se o que estou a fazer tem algum nexo. Desde já agradeço antecipadamente o meu muito obrigado, pela possibilidade de expôr e possivel informação. PS. Resido no Distrito de Aveiro.

  9. Maurício

    Boa Noite Laura,
    Desculpe por só agora responder, mas só agora vi a pergunta.
    Porta-enxertos é o mesmo que “cavalo” é a parte de baixo onde a árvore é enxertada.
    No caso da cerejeira existem vários espécies de porta-enxertos:
    Gisela, colt, maxma, …
    Maurício

  10. alves

    boa tarde.Eu tambem tenho uma duvida, e grande eu tenho mais ou menos 50 cerejeiros com 10 anos ainda posso enxertalos.

  11. Lucy

    Boa noite
    Tenho uma cerejeira que está com um pontos castanhos/avermelhados na folhas. Por aquilo que percebi chama-se “crivado”. Como posso trata-la ou prevenir, sem produtos nocivos para o ambiente?
    Obrigada pela ajuda!

  12. luis santos

    Ola a todos, vivo numa zona agrícola região oeste (torres vedras) tenho 6 cerejeiras que não produzem praticamente nada. Não sou um amante das cerejeiras mas decidi fazer um esforço para que a situação se revertesse,tenho variedades que se polinizam umas ás outras(napoléon,burlat,hedelfingen e até uma variedade que não sei o nome é um fruto mais pequeno e disseram-me que era polinizadora das outras variedades),faço a poda em verde, já sulfatei com boro mas continuo a não ter cerejas, ninguém tem aqui na região, mas a uns anos atrás existiam cerejeiras de boas variedades que produziam bem, penso que as variedades que se vendem agora são as utilizadas nas zonas de produção de cerejas, cova da beira ,fundão etc. Que são variedades que necessitam de muitas horas de frio como aqui o frio é bastante menos elas não produzem.
    O que eu pedia era se me sabem informar quais as variedades que necessitam de menos horas de frio. Penso que essas sim vão resolver estes nossos problemas.
    Muito obrigado

  13. S. de Sousa

    Olá a todos
    Moro na zona de Almada, Ch. da Caparica e o meu problema é igual ao de muitos, tenho 2 cerejeiras ainda novas uma deu 6 cerejas que os amigos Melros fizeram o favor de colher, mas aqui a produção segundo os nativos desta zona dizem que a cereja não se dá, mas há um vizinho a cerca de 500 metros que tem 2 e dois anos seguidos sempre cheias, e como
    aqui é uma zona com menos frio peço ase alguem me pode informar onde posso comprar as cerejeiras autofertilizantes e que não necessitem de muitas horas de frio.Aqui na zona onde moro não teem experiencia sobre cerejeiras.
    Muito obrigado a todos pelas preciosas dicas e conselhos que aqui foram dados.
    S. de Sousa

  14. luis santos

    Bom dia a todos.
    Sabe S. de Sousa poderia começar por perguntar a esse seu vizinho a variedade das cerejeiras que ele tem, depois então procurar nos viveiros produtores de plantas.

  15. S de Sousa

    Olá Sr. Mauricio
    Segundo li nos seus conselho que se devia dar uma calda de Boro, qual é a melhor altura para ser dada.
    Obrigado
    S. de Sousa

  16. Hugo

    Olá a todos,
    Moro na zona de Torres Vedras que pelo que li não tem um numero de horas de frio suficientes para a maior parte das especies de cereja, no entanto a cerejeira que tenho com 4 anos produz bastantes frutos, mas estes apenas chegam ao tamanho de uma ervilha, depois ficam amarelos e caiem. A dúvida que tenho é a seguinte: O facto de os frutos cairem pode estar relacionado com a falta de frio ou pelo facto de dar os frutos já “ultrapassou” esta necessidade? Relativamente a árvores polonizadoras as que tenho só foram plantadas nos anos seguintes por isso são ainda muito pequenas. Pode ser falta de polonização?
    Muito obrigado a todos pelas dicas.
    Hugo

  17. Odete

    Olá bom dia, há cerca de 2 semanas o meu marido cortou alguns ramos da parte de dentro de uma laranjeira, para que entrasse mais sol “laranjeira com alguns anos,muito doçe e sem caroço” mas não sei porque lentamente parece que está morrer.as folhas parecem que estão a ficar secas…água não falta! o que poderá ser?
    obrigado

  18. Irene Simões

    Olá! Bom dia!
    Amiga Odete, não desanime com a poda que o seu marido fez na sua laranjeira. Todos os citrinos devem ser cortados os ramos por dentro, para que a árvore seja arejada.Esse procedimento foi correcto. A época mais aconselhável para a poda seria no mês de Junho, mas não tem problema algum, ter sido feita ultimamente. Pode se quiser pulverizar as folhas com Frutamina.Este produto é muito bom para o seu desenvolvimento.Bom domingo!!!

  19. Augusto

    Esclareção podanse ao tirar o fruto ou depois passado algum tempo.

  20. maria

    Porque só falam de cerejeiras e não falam de gingeiras?
    è que tenho uma gingeira que só dá folhas e flores e fruto começa mas depois cai. trouxe-a da beira alta para coimbra.
    Alguém percebe de gingeiras?

  21. daniel

    O tratamento da gingeira é como o da cerejeira sendo ela da mesma especi. quantos anos tem a gingeira ? se tem mesmos de 4 anos é normal que ainda não esteja a frutificar eu tenho algumas e o tratamento é igual
    cumprimentos

  22. Sampaio Coelho

    Olá amigos do belo fruto.

    espero ajudar com os elementos que forneço

    Variedade de cerejeiras
    Ordenadas segundo a época de amadurecimento:
    Early rivers – Qualidade excelente. Sabor óptimo. Fruto muito grande, com polpa vermelho-escura. Maturação por meados de Junho. Produtividade grande. Muito vigorosa. Copa um tanto dispersa. Bigarreau goucher – Boa qualidade e doce. Frutos grandes vermelho-escuros. Colheita no final de Julho. Produz bem. Vigoroso.
    Brandbourne black – Cereja carmesim-escura. Fruto grande de boa qualidade. Maturação no final Julho. Muito produtiva. Vigorosa de ramos pendentes.
    Governor wood – Sabor razoavelmente bom. Fruto médio para grande, vermelho escuro, polpa amare1ada. Colheita em princípios de Julho. Grande Produtividade. Árvore vigorosa em nova.
    Merton glory – Boa e sumarenta, Fruto muito grande, com coloração branco-creme com manchas vermelhas. Polpa amarelada. Colheita em meados de Julho. Produtividade muito boa e contínua. Vigoroso de copa dispersa.
    Merton bigarreau – Cerejas preta, de boa qualidade. Frutos grandes, de cor purpúrea que escurece com o amadurecimento. Colheita pelo final de Julho. Produtividade estável, vigoroso.
    Merton favourite – Sabor excelente. Fruto grande, pele preta. Amadurecimento no final de Julho. Boa produtividade. Árvore vigorosa com copa fechada.
    Noir de guben – Sabor regular, sumarenta. Fruto grande, Castanho-avermelhado muito escuro. Polpa firme e de cor vermelho-escuro. Maturação para o final Junho. Produtividade moderada. Muito boa resistência ao cancro. Vigorosa.
    Roundel – Sabor muito agradável. Fruto de excelente, bastante grande, com pele vermelha. Polpa macia, doce e de cor avermelhada. Maturação no inicio de Julho. Produtividade para o regular. Vigorosa.
    Stella – Fruto de boa qualidade, grande vermelho-escuro. Maturação no final de Julho. Boa produtividade, Auto fértil. Crescimento vigoroso.
    Van -Sabor doce. Fruto grande vermelho vivo. Polpa cor vermelho-escura. Maturação no final de Julho. Vigorosa de copa dispersa.

    Compatibilidade entre as árvores por grupos de polinização

    Grupo A – Early rivers, Noir de guben.

    Grupo B – Merton favourite, Merton glory.

    Grupo C – Merton bigarreau, Roundel.

    Grupo D – Governor wood, Napoleon bigarreau, Stella (auto-fertil), Van.

    Grupo E – Bigarreau goucher, Brandbourne black.

    Apenas se polinizam arvores do mesmo grupo.

  23. luis santos

    Olá boa noite a todos. Depois de uma pesquisa intensiva encontrei um site que nos vai ajudar muito, a pesquisa que vem no site não é feita na Europa mas nos Estados Unidos penso que pode ajudar bastante.
    O site é-www.ehou.com/info_8417887-
    mais para o fim da pagina há uma hiperligação importante
    -Dave Wilson Nursery:Cherries-
    no fim desta pagina há outra hiperligação
    -Comparison chart-
    espero ter ajudado.
    Muito boa noite a todos.

  24. Sousa

    Gostaria que me dissessem se Agosto é o mês correto para enxertar uma cerejeira de borbulha.

  25. Luciana

    Bom dia!Gostaria de obter informaçoes sobre o cultivo de cerejeira flor (sakura) em vaso, qual o tipo de terra, quantia, e se precisa de outros produtos? De quanto em quanto tempo devo colocar produtos (se caso esta necessite)? AH!! Quando sei que já está na hora de fazer a poda? Li as informaçoes a respeito do tempo exato para a poda (verao), serve tb para a cerejeira flor Quanto podar??

  26. Manuel Santos

    Olá a todos. Como principiante nestas coisas de fruteiras, estou muito contente, porque aprendi muito nestas trocas de impressões nos comentários. Foi pela primeira vez que fiz a poda no meu quintal ás árvores de fruto de todos os tipos, e posso dizer que nunca tive tanta fruta como este ano. Estou a dar há família e a todos amigos e vizinhos. Nunca o tinha feito. Fiquei cheio de coragem e foi vendo os comentários nesta página e na verdade quero agradecer a todos pelos comentários e por tantos ensinamentos que obtive.

  27. Edmundo Rodrigues

    Uma muito boa noite a todos os amantes de hortas e de ARVORES de fruta Gostei imensso de ler os varios comentarios fiquei a saber que nos os Portugueses somos do melhor em termos de comunicaçao eespirito de Ajuda agora a minha pergunta da bom resultado enxertar cerejeiras com outras qualidades de cerejeiras

  28. Francisca

    Olá, boa noite!

    Muito obrigada pela partilha de conhecimentos, aprendi imenso visto ser uma principiante

    Tenho uma pequena horta em casa com vários legumes e frutas.Uma das novas aquisições foi uma Prunus avium B. Burlat, pelo que li a cima ainda é nova para dar fruto, mas também me dei conta que precisa de uma outra cerejeira compatível para a polinizar….

    Aqui está a minha questão : Qual é (ou quais são) a cerejeira compativel com esta?
    Espero que me possam ajudar, eu tentei pesquisar mas provavelmente não da forma mais correcta, pois não obtive resultados.

    Só mais uma… não consigo saber o número de horas de frio da minha região… eu moro no distrito do Porto, mais propriamente em V. N. de Gaia e para piorar a situação perto da praia…talvez não seja o melhor local para ter uma cerejeira…mas toda a família é doida por cerejas… =)

    Espero que me possam ajudar, obrigada pela atenção.

    Francisca Lobo

  29. mario rui

    OLÁ a todos,

    Acho este site / blog deveras interessante e peço a quem souber elucidar-me, a seguinte informação:

    Tenho 1 Chorão ( não sei o verdadeiro nome da arvore ) plantado no quintal, tem 7 ou 8 anos de vida, e este ano não pára de largar uma espécie de resina ( ou será seiva ?? ) para o chão, deixando o pátio, à volta dele, completamente peganhoso, onde, para meu espanto, passei a ter largas dezenas de moscas !!! a cheirar a zona onde as ditas pingas caem para o chão.

    Não sei o que fazer para ultrapassar isto. Alguém me poderá ajudar a resolver esta situação ?

    O meu muito Obrigado. Mario Rui

  30. José Rui Fernandes

    Deve ser um Salix babylonica e deve ter um insecto sugador de seiva, tem de observar bem as folhas ou os ramos, provavelmente afídios… tente removê-los com um jacto de água. Ou então um óleo hortícola (uma colher de sopa de Fairy, uma colher de sopa de óleo vegetal e um litro de água). Boa sorte.

  31. luis santos

    Boa noite a todos,vou responder à Francisca e a todos os interessados, coloquei um site um pouco acima que revela as principais polinizadoras e também a necessidade de horas de frio de algumas variedades existentes no nosso pais.
    No litoral penso que terão de ser as que necessitam de menos horas de frio.
    Adeus

  32. Otelinda Ferreira Gomes

    Obrigada a todos, ajudaram-me bastante.Boa noite.

  33. Sergio Batista

    Ola a todos,
    Gostaria de saber como e onde devo podar uma cerejeira de grande porte, ou seja, esta tao alta que se tornou quase impossivel de chegar?
    Obrigado

  34. José Rui Fernandes

    Deve ser no Verão. Se está a planear uma poda radical para lhe baixar a copa, faça isso em vários anos, para evitar um choque demasiado grande. No resto não o posso ajudar.

  35. hernani

    olá a todos
    Sou da zona de oliveira de azemeis.
    Tenho uma cerejeira de grande porte e um tronco bastante groço.
    Tem não sei ao certo,rs,mas por ai uns 6 anos ou 7.
    Nunca deu nada ,este ano deu algumas flores poucas,mas nunca tinha dado nada nem flores.Um vizinho me diz que aquela zona especifica não dá nada,não sei se é por inveja,rs.
    O certo é que a arvore cresceu bastante e não dá nada,eu até não desgosto ,devo dizer que é linda.
    Hà! É de cereja preta,pelo menos isso que me disseram quando a comprei,rs.
    Gostava que me informacem quem sabe,se devo ter alguma esperança de algum ano vir a ter frutos ,porque é a fruta que mais gosto,rsrss
    O meu obrigado a todos ,uma boa noite.

  36. Antonio Martins

    Ola a todos
    Hernani!
    Oliveira de azemeis nao e propriamente o solar da cerejeira .
    No entanto, quando uma fruteira dispara a crescer e não frutifica ,deve aplicar-se a regra “cortar na comida e na bebida”.Evitar adubos azotados e se necessario no inicio da primavera retirar um anel de casca(não completo)no tronco com cerca de tres/quatro milimetros
    Boa noite

  37. vitor oliveira

    Tenho um olival na zona de Coimbra, e gostaria de saber sobre a epoca (qual o mês) de podar as oliveiras.

  38. ramiro

    Sou igualmente de Coimbra.
    Tenho uma só oliveira, mas que por razões pessoais muito quero tratar com todos os cuidados, a ornamentar um pequeno jardim, que necessita ser podada.
    Tem tres anos e o meu desejo é que se torne mais bonita semme preocupar muitocom a quantidade de fruto qwuer possa dar.
    A limpeza e poda deve ser feita já ou mais no final do ano.
    ObrigADO PELA AJUDA.

  39. vitor oliveira

    Boa tarde, Amigos
    Depóis de ler todos estes artigos, já tirei algumas duvidas de como tratár diverças árvores de fruto, mas em relação às Oliveras gostava de tirar umas duvidas, de quando se deve podar, o que são os ladrões, os tratamentos que se devem fazer e quando enfim.
    Estou a pensar pltantar um olival e gostaria de ter um conhecimento maior.
    Aradecia que ajudacem.

  40. ECosta

    Boa tarde
    Nasci na praia e à poucos anos tive que vir para o Ribatejo, portanto nada sei sobre o campo, embora tivesse desejo de saber.
    Estou a entrar pela primeira vez,porque andava à procurar da poda e enxertia para amendoeiras e cerejeiras (que já estavam no terreno que comprei) e por sorte encontrei-vos e já esclareci várias dúvidas.
    Já não vou podar as cerejeiras que iria fazer amanhã.
    Já sobre as amendoeiras parece que eram bravas e já com 4 a 5 metros, este verão cortei-as pelo tronco a 1 metro do chão deixando apenas uns rebentos em cada uma.
    A pergunta aos meus amigos é o que lhes devo fazer.
    Tenho quase todas as qualidades de árvores incluindo tropicais algumas que até produzem bem ex. goiabeiras,pitangas,araçais e outras
    Pelo que possam ajudar o meu antecipado OBRIGADO

  41. delgadpo

    tenho um pequeno olival de 300 plantas, e todos os anos me pergunto qual a melhor época para as podar, uns dizem que deve ser no fim de tirar a azeitona outros que deve ser no principio de primavera, ou senão entram em stress, com esta confusão toda fico na duvida, pelo facto de ser uma zona onde geia muito: Qual será a melhor época para fazer a poda , se alguém entendido na matéria me poder ajudar ? obrigado

  42. Tiago

    Ola a todos,
    em relação ás oliveiras posso dizer-vos que aqui na minha zona (Viseu) procedemos à poda no inicio da primavera, pois as oliveiras não gostam de geada nos cortes(e aqui geia muito). E há uma grande diferença de produção (para melhor) comparando com as oliveiras podadas na altura da apanha da azeitona (Novembro e Dezembro), talvez por falta de tempo e para não subir 2 vezes por ano à árvore. Outra coisa importante, a oliveira é uma árvore que traz as raízes que a alimenta próximo da superfície, logo, não é aconselhável fresar a terra circundante, pois estamos a cortar essas mesmas raízes. Aqui é costume cobrir essa área com estrume (mato rasteiro dos pinhais) num raio de 1m (com 15 cm de altura) em volta da oliveira para ela se alimentar bem.
    Espero ter ajudado em algo, um abraço a todos!

  43. vitor guedes

    Tenho uma cerejeira carregada de seiva o que fazez ????

Comments are closed.