A época para podar

Mesmo não sabendo as características particulares de uma planta, pode-se aprender muito com a simples observação. Nem todas gostam de ser podadas durante a dormência do Inverno (por exemplo as cerejeiras podam-se no pico do Verão).
Se ao podar uma planta a seiva aflorar ao corte imediatamente e começar a pingar copiosamente logo a seguir ou nos dias seguintes, decididamente a altura não é a ideal.
Aconteceu-me isso ao podar o Acer palmatum var. dissectum ‘Seiryu’ no Inverno há uns tempos. Pingou seiva durante semanas. Mais recentemente, ao cortar (mais uma vez) a trepadeira Ficus repens reparei que uma seiva espumosa aflorava imediatamente.

Uma resposta para“A época para podar”

  1. VASCO SILVA

    Ora cá está um assunto muito interessante e que eu ignorava.

    Acerca da possível poda de cerejeiras, dizem por aqui os “velhos sábios” que NUNCA se devem podar as cerejeiras.
    Eu nunca podei as minhas duas.

    Aqui,no Ribatejo, não é pròpriamente local ideal para cerejeiras, pois são raras as que produzem alguma coisa, mas também pode acontecer que as variedades não sejam as adequadas.
    As minhas têm quatro anos e desde cedo, só produzem meia dúzia delas, ou seja, cerca de um quilo por arvore, para meu desgosto.
    À vista são arvores lindas.
    Enchem-se frutos e quando estes começam a crescer, pecam e caem aos milhares. Resta a tal meia dúzia que são de boa qualidade, e assim vivemos.

    Espero que alguém me possa dar umas dicas sobre isto, o que desde já agradeço.

  2. José Rui Fernandes

    Pode-se podar as cerejeiras. Pode-se podar inclusivamente para dar forma. Deve-se podar entre o fim da Primavera e início do Outono (numa palavra Verão) para evitar infecções a que as cerejeiras são altamente susceptíveis na fase de dormência.
    Deve-se podar também (isto na verdade para todas as plantas) ramos doentes até se apanhar madeira sã. E também retirar todos os ramos mortos.
    Ao ter consultado a Encyclopedia of Organic Gardening sobre este assunto, concluí que o mesmo se aplica às ameixoeiras (por outras palavras, podar agora no limite). Interessante, não é a nossa prática aqui.

  3. José Marques

    Caro amigo não desespere, plantei duas cerejeiras na região de Leiria, os cinco primeiros anos também só davam meia dúzia de cerejas, agora com oito anos dão milhares delas que servem para o consumo da casa para os amigos e para a passarada, gaios, melros, pegas. etc..
    Um pouco de paciência e verá

  4. Domingos R

    Cerejeiras, tambem Tenho umas quantas (5)na zona de Cantanhede já vão com 4 anos, crescem bem produzem pouco, a questão da poda era uma boa solução para chegar ao fruto.
    PODA-SE OU NÃO SE PODA, POR FAVOR AJUDEM-ME.

  5. Manuel Pereira

    É bom que os intusiastas aproveitem estes espaços para divulgarem as suas experiências.
    Também eu cheguei a pensar que as minhas duas cerejeiras (plantadas na Maia) nunca dariam frutos e elas aí estão.Frutificam bem, dá para a família e os pássaros.
    Os cuidados rfequeridos são poucos: poucos fertilizantes, pouca ou nenhuma poda,alguma rega no verão.

  6. Luis Gaspar

    Tenho 2 cerejeiras uma gingeira ja em flor,acerca de 1 mes enxertei garfo de gingeira em cerejeira e de seguida dei uma poda as duas.Pelos comentarios descritos ja fiz mal? Tenho ainda outra gingeira que nao foi enxertada nem podada e esta ja em flor,por causa do mau tempo,sera que ainda vou a tempo?
    Agradecia imenso uma ajudinha
    Os meus cumprimentos

  7. José Rui Fernandes

    A gingeira, não sei qual é a época. Teoricamente é o Inverno. A seiva pinga? É que depois de enxerto, deve preocupar-se com as características da gingeira, não da cerejeira. Mas se pinga, a época não é a adequada. Valha-se da observação.
    Mas, mal ou bem, as plantas suportam muita coisa. Se fez mal este ano, faz bem para o ano.

  8. Luis Gaspar

    Caro Rui Fernandes
    Antes de mais quero muito agradecer pelo seu comentario.
    Pois eu sou de facto um amador nestas coisas, sou um aposentado recente,e quando era mais novato sempre sonhei ir para o quintal,gosto muito destas coisas da terra.
    Quanto as gingeiras elas nao pingão muito,mas de qualquer maneira penso que o tempo nao e muito propicio as enxertias pois tem havido muito frio,mas para ja os sinais dos enxertos nao sao negativos.
    Tenho tambem horta e vinha (pouca)-(tambem fiz enxertias).
    Oportunamente darei o resultado,pois sera preciso SOL para se comecar a ver algo.
    Mais uma vez obrigado

  9. Horácio S Rocha

    Meus caros: Aceitem uma dica ,simples mas velhinha e que é aconselhada cá pelas bandas do NORTE :-qualquer árvore cujo fruto tenha caroço,deverá ser podada depois de apanhados os frutos!!!!c

  10. Júlio Dias

    Olá pessoal, tenho um quintal com algumas árvores de fruto na zona do Minho,onde consta tambem uma cerejeira, planteia á cerca de 15 dias,já me informaram que esta zona do país não é boa para as cerejeiras, será que isso é verdade?

  11. Luis

    tenho duas no Minho na Póvoa de Lanhoso e produzem pelo segundo ano consecutivo. Passarada e vizinhos passarões encarregam-se de as colher. À cerca de 30 anos o meu avô tinha uma no mesmo quintal que foi sacrificada pela chegada da energia eléctrica e também produzia muita (?).
    não sei se dão muito pouco ou normal mas como não estorvam aproveito ( se pudesse) o que dão. Como o clima está a mudar para mais quente e seco (?) pode ser que o Minho fique como o Douro e ai sim já teremos cereja com fartura.

  12. PEQUERRUCHO

    Hoje tirei o dia para apanhar cerejas aqui para as bandas de Coimbra, mas a chuva que caiu ontem rachou-as mas não deixam de ser muito gostosas, a maioria delas já foram distribuidas pelos vizinhos pelos passaros …..
    Mas o meu problema é ter so uma cerejeira a cerca de 12 anos, e só hoje e a seguir a diversas buscas e de pergunta aqui e acola se existem cerejas AMARELAS, gostava de saber o nome da qualidade, porque a minha cerejeira dá cerejas amarelas e ainda não encontrei qulquer informação sobre esta qualidade.
    AGRADEÇO

  13. Armenio Matos

    Caro Pequerrucho as cerejas amarelas penso serem do tipo Napoleon, uma arvore com tradições antigas na Alemanha.

  14. Armenio Matos

    Caro Vasco Silva
    Varias coisas podem dar origem a pouca produção das suas cerejeiras.
    Falta de polinização,problemas com a composição do terreno, Problemas no vingamento do fruto etc.
    Para tentar resolver a situação aconselho:
    1.Saber qual o tipo de cerejeira que tem e plantar uma polinizadora.
    Em alternativa arranjar uma colmeia e na altura da floração colocá-la perto da arvore.
    2.Dar uma cura com um produto á base de Boro para melhorar o vingameto.
    Com estes processos poderá melhorar a produção.

  15. Albano Alves

    A todos os intusiastas o meu obrigado. Recorri aqui para tirar as dúvidas da poda da cerejeira, pois tenho duas e dão cerca de meio kilo de cerejas, como tal, vou poda-las este verão.
    Zona de Tomar

  16. J. Estêvão

    Amigos, li os diversos comentários sobre podas e enxertias das árvores, no caso concreto, de cerejeiras.Concordo com as podas de Verão das cerejeiras, desde que não sejam muito drásticas; no Verão , além de outras, há a vantajem de se referenciarem melhor os ramos defeituosos, que estão a definhar, pois ainda há folhas na árvore e as diferenças entre os ramos sãos e doentes, são mais notórias.Também não há o perigo das geadas precoces ou tardias dos finais de Outono e Primavera.
    Sobre as enxertias, já não estou de acordo com o que disseram atrás; – que não se deve enxertar quando a árvore pinga a seiva. Desculpem, mas acho que é o contrário, –
    devem-se fazer as enxertias quando as árvores estão no cio, ou seja, com maior circulação de seiva. Tenho várias árvores de fruto, cerejeiras, macieiras, pereiras, oliveiras, videiras etc. Já fiz enxertias em todas, com sucesso de quase cem por cento, com excepção das videiras, em que o pegamento é mais difícil, mas mesmo assim com bons resultados.
    Aprendi com as pessoas mais antigas e que me transmitiram essa sabedoria popular que vai passando de geração em geração.No entanto, gosto sempre de aprender mais, e seria interessante trocarmos aqui mais impressões sobre este tema.
    Sou de uma aldeia da Cova da Beira, – zona de árvores de fruto por excelência.

  17. J.Santos

    Amigo J.Estêvão desculpe a minha ignorância mas a que meses se refere quando diz(devem-se fazer as enxertias quando as árvores estão no cio, ou seja, com maior circulação de seiva),como sou iniciante tenho muito para aprender.Obrigado

  18. Olga Teixeira

    Olá a todos. Depois de ler todos estes comentários e não encontrando o que procuro, peço ajuda.Vivo em Belver (Gavião/Portalegre)e tenho uma cerejeira plantada à 2 anos, ela está a secar embora regue-a várias vezes. Disseram-me que na altura dos rebentos deveria fazer um golpe, de cima a baixo, na casca para que ela podesse alargar. Procedi desta maneira e agora no verão, noto que alargou bastante. Mas continua num processo de luta entre secar e viver. O que devo fazer? Obrigada

  19. J. Estêvão

    Amigo J.Santos,
    antes de falar própriamente nas enxertias, quero dizer que
    a época do cio para qualquer árvore, é a que acontece antes e durante a rebentação, ou seja, no fim do inverno e início da primavera. No outono e no inverno, grande parte das árvores, estão no período de dormência, sem circulação normal da seiva. Esta só vai explodir em força, com a chegada dos primeiros calores da primavera. – Temos portanto a época do cio, que varia de árvore para árvore.
    Pode-se saber se a árvore está no cio, cortando um pequeno
    ramo e experimentando se a casca descola bem do lenho. Se
    isso acontecer, então é a altura ideal para fazer a enxertia; isto no método que eu utilizo, – enxertia de garfo colocado entre a casca e o lenho. Faço assim para
    as cerejeiras, macieiras, pereiras, oliveiras etc.
    Para as árvores de folha caduca, cerejeiras, macieiras, pereiras etc, as enxertias terão que ser feitas antes da rebentação, normalmente no início de março. Nas oliveiras, visto serem árvores de folha persistente, costumo fazer as enxertias em maio, antes de iniciarem a floração, mas não sem antes fazer a experiência se a casca descola bem.
    Amigo, não sei se respondi às suas dúvidas, mas vá perguntando, que eu cá estarei para tentar esclarecer no que souber, e aprender no que me quiserem ensinar.
    Obrigado e boas experiências.

  20. Ze Ferreira

    Olga a coisa que as cerejeiras gostam mais é de morrer.

    porque dizes q esta a secar? tem folhas amarelas ou com manchas amarelas? se sim temta ver na parte de baixo da folha com ajuda de uma lupa se tem uns bichinhos mesmo pequeninos se sim não é muito grave e a arvore não seca podes despontala um pouco para q cresçam novas ramas.

    se tiver as folhas mesmo ainda verdes, retorcidas, penduradas para baixo ou seja sem força no pé da folha para se manterem erguidas ai sim esta a secar. se a agua não ajudar as folhas ganharem uma cor mais viva e ergueremse um pouco entao é porque tem outra doeça qualquer e como disse antes as crejeiras gostam muito de morrer.

  21. Tó Medeiros

    Olá Amigos da agricultura!Foi bom ler os vossos comentários e experiências em relação à poda e não só! Sou transmontano e agora vivo na zona do Marco de Canaveses, gosto da agricultura e estou a fazer experiências com plantas que trago de Trás-os-Montes. Em relação à minha cerejeira transmontana vai fazer 2 anos (ainda não deu fruto)e podei-a agora porque só tinha dois ramos e já estava mais alta que a casa! Vamos ver se para o ano já provo as cerejas!
    Grande Abraço

  22. E. Matos

    Olá Amigos!

    Tenho duas cerejeiras. Uma com 2 e outra com 3 anos. Ambas ficam cheias de flor, mas depois só “vingam” 1/2 dúzia de cerejas.

    Talvez por estarem perto do galinheiro, crescem, crescem que nunca mais param. Pensava dar-lhes nesta altura uma boa podadela, isto é, cortar-lhes a “coroa”, mais os ramos mais altos, bem como os extremos dos ramos laterais, logo a seguir à última rebentação. Será que poderei proceder desta forma e nesta altura do ano sem as estragar muito?

    Confesso que na prática não entendo nada de podas, o pouco que sei é só teoria, por isso apelo a todos mas sobretudo ao amigo J. Estêvão que, sendo da Cova da Beira, certamente tem conhecimentos e experiência que não se importará de partilhar.

    Da última vez que passei pela Cova da Beira, lembro-me de ter visto as cerejeiras muito baixas, apenas com os ramos laterais já muito grossos e todos carregadíssimos de fruto. Na altura não reparei nos pormenores da poda, porque não possuia cerejeiras e não estava interessado, mas hoje gostaria de fazer uma poda idêntica, pois a idade já não me permite andar empoleirado nas árvores a grandes alturas.

    Antecipadamente grato.

  23. E. Matos

    Obrigado, caro amigo José Rui Fernandes, pela resposta pronta.

    Vou aguardar mais alguns dias, esperançado em que apareça uma “alma caridosa” que me elucide sobre a forma de as podar.

    Abraço a todos.

  24. Joaquim Faustino

    Olá amigos gostei muito de ler estes interessantes comentários mas ainda não consegui o que desejaria saber: é que as minhas cerejeiras estão praticamente mortas, são cinco só uma ainda tem ramos verdes, e o que mais me impreciona é que os rebentos de ginjeira filhos das mesmas estão de boa saúde assim como as outras cinco ginjeiras que tenho. Serà
    algum virus? não sei mas gostava de saber se é que alguem me possa esclarecer. obrigado e um abraço a todos

  25. Altino Amaral

    Boa tarde, aos amantes das cerejeiras:
    Sendo natural da Cova da Beira e vivendo numa zona em que não existem cerejeias (Sul de Coimbra), plantei quatro cerejeiras, só para ver o que dava (e porque gosto muito de gerejas).
    Ainda não desesperei de esperar pelas cerejas, pois dizem que só ao 3º ou 4º ano é que dão alguma coisa, e ainda só vão três.
    Parece-me que estão com bom desenvolvimento no crescimento, mas acontece que uma delas tem as folhas das extremidades dos ramos todas retorcidas e cheias de formigas. Como não entendo lá grande coisa destas andanças, pergunto a quem me possa elucidar: é grave? Tem tratamento?
    Obrigado desde já pela vossa atenção!

  26. J. Estêvão

    Amigos,
    A regra base da poda, é a mesma para todas as árvores, –
    deve ser equilibrada e feita na época certa. Tem como objectivo de além de dar forma estética à árvore, de reduzir o excesso de ramos, na quantidade e comprimento, de
    modo a que fique com uma estrutura equilibrada, na relação
    dos ramos com o tronco.Portanto o amigo E. Matos, pode e deve fazer o que pensou, – reduzir na altura e comprimento
    os ramos mais longos, como poderá cortar alguns ramos, se a cerejeira tiver muitos, principalmente os do interior da
    árvore. Há também outro pormenor que está relacionado com o
    aparecimento de muito ramagem, e por sua vez da pouca produção, que é a adubação ou estrumação excessiva.
    Sobre a morte das cerejeiras. Todas as árvores morrem, e as cerejeiras não são excepção, pelo contrário, se não
    tiverem as condições ideais de terreno e clima, secam com mais facilidade. Mesmo nos micro climas já definidos no país, como ideais para as cerejeiras – Cova da Beira, Resende e Mirandela, elas vão morrendo. É preciso não desistir, e ir replantando.
    Acerca do problema que o amigo Altino Amaral indica, das
    folhas retorcidas na estremidade dos ramos. Isso é um ataque de piolho negro, uma praga que este ano apareceu em
    força. Se reparar, por dentro das folhas retorcidas deve
    encontrá-los aos montes. Atacam sempre nos rebentos mais
    tenros. As formigas estão lá por causa dos piolhos, por serem os seus predadores. No entanto, para os combater,
    de forma mais eficaz, só com produto químico, que qualquer
    loja de produtos para a agricultura poderá indicar.

    Vão dando notícias!
    Um abraço para todos.

  27. José Rui Fernandes

    Caro J. Estevão, permita-me corrigi-lo só num detalhe: as formigas não são predadores, pelo contrário. São protectoras dos piolhos, uma espécie de pastores. O que pretendem deles é a substância açucarada que segregam, em troca oferecem protecção de alguns predadores.
    Ootra coisa… o tratamento químico não é coisa que eu aconselhe. Só serve para causar mais desiquilíbrios. Há uma série de alternativas, mas no curto prazo dão todas mais trabalho. No longo prazo, permitindo que os predadores naturais se estabeleçam e tendo as árvores fortes, resistem bem ao piolho.
    No entanto, para os murcões que aparecem dentro das cerejas, não conheço nenhum tratamento que não seja químico e sistémico. Tal como os pêssegos, a cereja é uma fruta demasiado melindrosa para o meu gosto. Para ter tudo cheio de químicos, mais vale comprar, fica mais barato.

  28. J. Estêvão

    Amigo José Rui Fernandes, agradeço a correcção da informação errada que dei, sobre as formigas e a sua relação com os piolhos das árvores; mas a mesma foi-me transmitida por um “técnico” de uma loja de produtos
    para a agricultura, também mal informado certamente. De facto faz todo o sentido, – se as formigas fossem predadores dos piolhos, então estes diminuiriam, e pelo contrário vão aumentando com a presença delas.
    Peço desculpa pelo erro, e realço a importância desta partilha de conhecimentos que, como no caso presente, permitiu a correção do erro, e por conseguinte, aprender mais.
    Sobre a utilização ou não de produtos químicos, aí o problema é mais
    complicado e controverso. Eu também não gosto deles – acho que ninguém gosta, mas qual é a alternativa? A agricultura biológica é interessante e seria o ideal, mas com as condições actuais é impossível dar resposta às necessidades de consumo. E mesmo não aplicando
    químicos nas nossas culturas particulares, vamos levar com eles, inevitávelmente, nos produtos que compramos.
    Os ataques dos fungos e insectos às culturas, são cada vez mais intensos. Se não houver o cuidado de combater o mal logo no início e de forma eficaz, perdem-se culturas inteiras, com todas as consequências que se imaginam.
    Há um insecto que, duma forma especial, causa enormes prejuízos, anualmente, em muitas variedades de fruta, – a Mosca do Mediterrâneo.
    As formas de combate que se conhecem são – os químicos, as
    armadilhas, ou a esterelização dos machos da mosca feita em laboratório, para depois serem lançados nos locais, – não sei se estarei a cometer alguma imprecisão, mas foi a informação que me chegou. Pergunto: – porque é que este método não é mais desenvolvido e aplicado? Será que não é suficientemente eficaz? Não é rentável? Tem efeitos graves de impacto ambiental? Ou será que, é porque vai colidir com os interesses instalados dos fabricantes de produtos químicos?
    Ficam estas questões no ar. Gostaria que comentassem.
    Abraços.

  29. Altino Amaral

    Boa tarde, amigos.

    Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
    Mas a propósito de químicos e bilógicos, e já depois de ter postado aqui o meu comentário, à conversa com um colega, ele referiu-me um costume antigo, ali para os lados de Cernache (Condeixa), em que utilizavam água com sabão para tratar as árvores, dizendo que ainda hoje há quem continue a utilizar este tratamento.
    O que vos parece? Encontram alguma lógica nisto?
    Obrigado.

  30. José Rui Fernandes

    Sim, eu já utilizei. Se bem que é água, sabão e uma gordura tipo óleo vegetal. Os afídios morrem asfixiados.
    Mas como imagina é um tratamente de contacto, tem de os atingir. Se chover acaba o efeito. E independentemente disso é necessário estar a aplicar muito regularmente.
    Já comprei um produto pré-misturado na Inglaterra que se chama Savona. É admitido na agricultura biológica e resultou muito bem contra afídios nos citrinos.
    Eu no quintal, ao fim de dois anos sem químicos tinha centenas de joaninhas. Mesmo assim não eram suficientes para tanta piolheira, mas é inegável a recuperação do equilíbrio (mesmo sabendo que não estou isolado dos outros quintais).
    Veja este post sobre o óleo hortícola. Direi que resulta se tiver a seu cargo uma quantidade manuseável de árvores. Para grandes explorações tenho dúvidas.

  31. E. Matos

    Olá Amigos!

    Quero agradecer ao amigo J. Estêvão as informações que me dá sobre a poda das cerejeiras, apesar de já as ter podado.Considero-as mesmo assim muito úteis, não só porque estão em consonância com o tabalho que fiz, mas também porque vão esclarecer muita gente que tenha dúvidas sobre este tema.
    Quanto ao pormenor do “excesso” de ramagem, pouco ou nada posso fazer, dado que os 600m2 do meu quintal estão bem estrumados, graças aos coelhos e galinhas que possuo. Não uso qualquer produto químico (fertilizantes, herbicidas, pesticidas, etc), mas, como consequência de tal opção, a par de alguns sapos e joaninhas que muito acarinho, também tenho toupeiras e ratos do campo que bem dispensava.
    No meio destes prós-e-contras, resta-me a consolação de comer a fruta e legumes que produzo, com um sabor totalmente diferente (para melhor) dos que se compram nos Hipermercados. São as vantagens de praticar uma horticultura orgânica.

    Achei deveras interessante o esclarecimento que o amigo José Rui Fernandes nos dá a todos, sobre as formigas e a sua relação com os ácaros. Eu até estava convencido que estes eram uma fonte de alimento das ditas, mas afinal andava enganado. É com este tipo de informações que nos tornamos mais ricos em conhecimento.

    Abraço a todos.

  32. João Baptista Fernandes

    Não sou agricultor, mas tenho 30 cerejeiras na Serra da Gardunha.(Fundão.O bom fruto exige que as plantas sejam de boa qualidade; de preferência auto-polonizáveis; bom fertilizante; boa lavra, boa rega e boa poda.Concordo que a pode deve ser efectuada no Verão.

  33. E. Matos

    Olá Amigos!
    Quero partilhar convosco um acontecimento que para mim é anormal.
    Seguindo os conselhos dos amigos José Rui Fernandes e J. Estêvão, em meados de Agosto procedi à poda das 2 cerejeiras que tenho. Entretanto fui de férias e hoje, ao regressar, verifiquei que as mesmas, para além de manterem a folhagem antiga ainda bem verdejante, estavam com novos rebentos já com folhas bem desenvolvidas e, para espanto meu, com flor em muitos dos seus ramos.
    Perante o exposto, pergunto:
    – Já a alguém aconteceu ter cerejeiras em flor no mês de Setembro?
    – Esta floração, quanto a mim fora de tempo, vai prejudicar ou beneficiar a próxima?
    Antecipadamente grato a quem souber e ou quiser responder-me.
    Abraço a todos.

  34. eni ferreira

    Fazendo pesquisa na Internet, entrei nesse site e fiquei maravilhada com meus irmaos, lá de Portugal….sou descendente de portugueses..moro no Sul do Brasil e tenho uma Cerejeira há dez anos que nao dá fruto….fiquei pesquisando e estudando na Internet, quando acessei este Site maravilhoso..Se alguem puder me ajudar…aqui com o clima do Sul do Brasil faz periodos de frio e temos mais ou menos 5 meses de verao e outono.. Gostei muito das perguntas e respostas e gostaria de participar se me fosse permitido.abraços..

  35. Ana Cristina worm

    Olá,
    da geração da Anita tenho o fascínio das cerejeiras. Ditou-me a casa que comprei que seria uma ginjeira. Não sei que idade tem e apesar de muitas e lindas flores as ginjas foram poucas. :)as suficientes para cumprir um sonho adaptado. Apesar do vento que se fez sentir entre a floração e o fruto fiquei convicta que alguma coisa mais poderia ser feita, encontrei assim o vosso espaço. Animada primeiro pelo o que podia absorver sobre as podas, confusa depois pelo o que fui lendo: com seiva, sem seiva; no verão … após a recolha do fruto. Ora, isto para quem nada sabe desmoraliza um bocadinho. Será portanto preciso pensar. Do raciocínio que fui cumprindo ficam-me duas coisas: 1. faz sentido podar depois de apanhar o fruto, com o fruto completa-se um ciclo. 2. Mas, como ser vivo que é a arvore precisará de um periodo para se restabelecer, assim fica-me a ideia de que dependendo do clima e talvés dos solos, a poda tenha que desandar para pós-fruto mais além. Quero dizer, se o solo e o clima não forem amenos e favoráveis à recuperação da árvore para novo ciclo de vida, então será melhor esperar por sinais de força da árvore para a podar. E isto depois dependerá de cada árvore. Se o solo e o clima forem amenos/ favoráveis à recuperação da árvore, provavelmente uma poda em final de ciclo até vai saber bem e facilitar o início do próximo ciclo.
    Em conclusão vou seguir o conselho do nosso Anfitrião, José Rui Fernandes e observar a árvore.
    Muito obrigada a todos!,agora já tenho uma ideia do que vou fazer.
    P.S. é possivel que a questão da seiva tenha sido mal lida por mim que agora passei um segundo olhar e li enxertia.

  36. luis lino

    amigos,eu encontrei este site,e despertou-me a curiosidade de ler os comentarios aqui descritos,eu sendo produtor dessas mesmas cereijas,na zona do Fundaoe tendo algumas milhares de cerejeiras,posso afirmar que a melhor poda é mesmo noverao,mas porque em principio nao ha chuvae nao existe o problema de haver «cancros» na arvore por causa da humidade,quanto a enxertia,pode ser no mes de Agosto,se for de borbulha e no mes de Fevereiro se for de Garfo.

  37. Santos

    Tenho uma cerejeira na zona de coimbra e ela produz muita seiva mesmo muita…é normal? será stress?

  38. nuno ribeiro

    olá a todos.
    Tenho um acer muito bonito (pelo menos quando o adquirí)de folhagem verde parecida à Cannabis, quando velha e mais típica dos acers quando nova além de ser de um vermelho intenso nessa fase. A variedade (segundo o vendedor do horto espanhol onde a comprei) é Beniotake. Vivo no Minho, relativamente perto do mar e o vento e ar marítimo sentem-se no meu quintal, este ano plantei-a no Verão e as folhas enrolaram-se e ficaram com as margens secas. Em concreto gostava que me esclarecessem sobre como devo fertilizar e regar este acer e qual a melhor altura para podar,bem como orientações sobre essa a mesma

  39. Laura

    Olá a todos. Aventurei-me e plantei uma cerejeira em Alcochete,Ribatejo. Já sei que não será o melhor clima, mas como disse, aventurei-me porque gosto de cerejas e é um desafio. Agora,como estou a começar nesta lida de “agricultora biológica”, sou muito ignorante em muita coisa,e tenho muitas dúvidas, o que posso eu fazer com a minha cerejeira que tem um anito, que agora está “depenada”,o que posso fazer para a ajudar a sobreviver neste clima que não é tão frio como no Fundão? Disseram-me para pôr gelo na caldeira da árvore,aí para Janeiro e Fevereiro. Será? Posso protegê-la,também,com calda bordaleza,em Janeiro? Obrigado

  40. luiz carlos tencatt

    Amigos da cereja!
    Pela primeira vez opino sobre este assunto, “cerejas”, plantei em meu quintal a tres anos e este ano ela resolveu florescer, porém não frutificou.
    A variedade que tenho hoje tem caule liso e lembra o caule do pau ferro, vai descamando e se mostrar verde claro, como ainda não vi os frutos penso se não me enrolaram novamente. A cerca de seis anos obtive uma muda que na ocasião foi me dada com o nome de cereja gaúcha. Esta logo no segundo ano deu muitos frutos porém, eram estranhos e sem gosto agradável seus ramos tinham um espinho fino na base das folhas. Esta tive que tirar do quintal e quase me fez desistir das cerejas. Bom isso já é passado, vamos ao futuro. Gostaria de saber onde encontrar fotos de todas as variedades, para comparar com a minha.
    Por ter lido as opiniões quanto a solução de problemas com pragas etc…Penso que muito lhes ajudaria o uso de óleo de Nin para pulverização contra formigas, pulgões, cochonilhas e ácaros.
    Outra saida seria um controle a base de calda bordalesa bem coada em pano de algodão e pulverizada em toda a planta. Enquanto isto espero colher uma cereja que seja aqui em Campo Grande MS.
    Forte abraço a todos e um feliz natal.
    Tencatt

  41. Casimiro Andre

    Olá a todos, eu com pouca experência, acabo de dar conta de uma ceregeira que se farta largar ceiva, será que esta ceregeira se vai secar? À partida não me parece pela aparencia da arvore, mas agradeço a quem tenha mais conhecimentos, uma dica sobre o assunto, os meus agradecimentos.

  42. carlos pinho

    olá a todos
    Só hoje descobri este site.
    Sou do douro litoral (alvarelhos) mas gosto muito da região da cova da beira nomeadamente da gardunha (alcongosta), como tal decidi trazer um pouco dessa linda região para cá e plantei 5 cerejeiras. 1 delas já estava enchertada, as outras 4 eram bravas. Este ano quero enchertar-las, qual será o melhoe método, e em que altura.
    onde arranjar enxertia.
    Obrigado e boas colheitas a todos

  43. Armenio

    Olá a todos os amigos das cerejeiras!
    Primeiro que tudo a Olga diz que tem uma cerejeira em Belver, pergunto em que rua é o seu quintal?
    Quanto ao problema que está a citar a sua cerejeira deve ter cancro bacteriano. Aconselho a raspar a zona afectada e a colocar um produto para isolar essa ferida e no inverno desinfectar a arvore com um produto á base de cobre, que poderá por exemplo ser o Cupravit da Bayer. O produto a utilizar pode comprá-lo na loja das sementes em Gavião. Diga que é para isolar uma ferida numa arvore. Se tiver interessada poderei dizer-lhe o nome.
    Havia alguém que dizia que as cerejeiras davam muita flor e não davam fruto porque os frutos caíam. Como sabem há cerejeiras autoférteis e cerejeiras que necessitam de polinizadoras, possivelmente tem uma variedade que necessita de polinizadora. As últimas novidades em termos de novas variedades de cerejeiras provêm de Summerland no Canadá,onde se aposta nas variedades autoférteis como são as variedades Santina, Celeste, Satin, Samba, Sonata, Lapins, Staccato,Synphony etc.etc.
    Quando pretender comprar uma cerejeira peça uma destas variedades e analise se vêm com o passaporte fitosanitário. Não vá na cantiga quando lhe dizem que é a melhor cereja que existe ou dizerem que é cereja preta ou encarnada, porque isto não é nenhuma variedade.
    Depois deverá verificar se junto ao enxerto existe alguma ferida na pele porque se houver pode ser sintoma de cancro bacteriano.
    Normalmente a maioria das variedades de cerejeiras necessitam de 800 a 1000 horas de frio no entanto também se encontram variedades que somente necessitam de 200 horas.
    Para sabermos se existem essas temperaturas na região onde pretendemos plantar a cerejeira podemos consultar o site do Ministério da Agricultura.
    Quanto á poda dizem os entendidos que algumas variedades necessitam de poda para produzirem frutos de bom calibre.
    Também quando plantar uma cerejeira deverá no acto da plantação cortá-la mais ou menos a um metro para que a arvore ramifique a essa altura.
    As cerejeiras não gostam de terrenos muito encharcados e também não necessitam de muita água nas regas.
    Relativamente ás doenças que normalmente as atacam são a moniliose e o cancro bacteriano.
    Aconselho a desinfectarem as arvores com umproduto á base de cobre no inicio, meio e fim da queda das folhas dado ser a altura em que as arvores estão mais vulneráveis a estas doenças.
    Sobre cerejeiras já vos dei muitas dicas.
    Bom trabalho

  44. Maurrício

    OLá todos,
    Encontrei este bloguen por acaso e fiquei maravilhado com a troca de experiências sobre cerejeiras.
    Pasarei também por aqui a deixar as minhas opiniões. Também tenho muito a dizer sobre cereijeiras que não cabem neste post.
    Cresci numa quinta a ouvir dizer que na zona(Ribatejo) não se dava cereijeiras, pois, este desafio levou-me a ganhar uma paixão pelas cerejeiras que tenho actualmente mais de 50 variedades.
    Deixo-vos uma certeza baseada na prática, sim no Ribatejo podem cultivar cerejeiras. Tenham em atenção as variedades:
    autofertés, porta-enxertos, horas de frio e depois um tratamento com boro para ajudar o vingamento.
    E depois esperem 5 a 6 anos nos porta-enxertos mais usados e verão o que são cerejeiras a dar cerejas.
    Estou ansioso pela chegada da primavera para ver a colheita deste ano.
    Termino dizendo que é uma paixão que não tem fim a minha filha traduz isso num post do seu blog:
    http://baunilha-caramelo.blogspot.com/2010/06/finalmente-elas-chegaram-cerejas.html
    Um abraço a todos
    Maurício

  45. Helder Dias

    Tenho meia duzia de cerejeiras e nunca as podei, pois dizam-me que não se deviam podar, mas algumas estão muito altas e resolvi procurar uma solução.
    Encontrei o que procurava, poda no verão.
    Relativamente á perda de seiva tenho duas com o mesmo problema e um ex tecnico da bayer disse-me ser um problema bacteriano só podendo ser tratadas com antibioticos.Será.

Os comentários estão fechados.