A imagem de marca da conservação da natureza em Portugal +

Em 2099 a Terra pode estar irreconhecível
Entre outras coisas, uma subida de temperatura de 4ºC. NewScientist.


A imagem de marca da conservação da natureza em Portugal

O macho do único casal de águia-imperial que nidificou com sucesso em Portugal em 2008 foi encontrado morto na sexta-feira passada com chumbos de caçadeira. Não há corja como a dos caçadores. Isto é terrível. O Estrago da Nação.

Macho de águia-imperial encontrado morto junto ao ninho
Numa zona de protecção especial, localizada dentro de uma zona de caça associativa. Leram bem. Este país é inconcebível. Mas não temam prezados leitores, este crime “configura uma contra-ordenação ambiental muito grave”, portanto o autor decerto que espera muitos e longos anos no calabouço. Público.

Golfinhos e baleias presos numa praia às centenas
Na Austrália. Se investigarem, devem concluir que andam sonares militares por perto. Telegraph.

A casa pré-fabricada de 100.000 euros
Tem aspecto, para o meu gosto. Espero que não seja apenas um “gesto verde”. Jetson Green.

Uma resposta para“A imagem de marca da conservação da natureza em Portugal +”

  1. Adriana e Filipe

    Olá Rui,

    Muitos parabéns pelo teu diário hortícola. Foi uma surpresa quando encontramos este blog com a tua assinatura porque te conheciamos de outras andanças. :)
    Talvez ainda te lembres de nós. Somos o Filipe e a Adriana. O Filipe é cliente do Mundo Fantasma e a Adriana já trabalhou contigo na Duo Design e na loja de BD, ainda no Parque Itália.
    Também somos fotógrafos amadores e temos um site (www.adrifil.net) e um blog (click.adrifil.net) dedicados ao nosso hobby e ainda, só do Filipe, um blog de BD (www.afilactera.wordpress.com). Temos ainda galerias em vários sites de fotos, entre os quais o Flickr. E foi no Flickr que encontramos a Quinta do Sargaçal. :)

    Esta notícia da morte criminosa do macho Águia-Imperial deixou-nos muito tristes. Somos visitantes assíduos do Park & Zoo Quinta de S. Inácio, em Avintes e aí, graças à exibição das aves de rapina, aprendemos a gostar e a respeitar ainda mais estes magníficos animais. Sabemos que há quem não goste e concorde com este tipo de shows e também de falcoaria mas pessoalmente temos muito a agradecer aos tratadores que lá trabalham pelo muito que nos ensinaram.
    Além dos animais, a Quinta de S. Inácio também tem um bosque e um jardim lindíssimos. Há lá uma colecção de camélias fabulosa. Se não conheces o parque, devias ir visitá-lo um dia.

    Há uns meses tinhamos sabido deste casal de águias que nidificou cá e até nos lembramos de na altura não terem divulgado o local exacto onde estavam para evitar que as “corjas” lá fossem. Não sabiamos é que esta zona protegida estava dentro de uma zona de caça. Realmente, em muitas coisas este país é uma anedota.

    Voltaremos aqui mais vezes, para saber notícias da Quinta do Sargaçal.

    Abraços,
    Adriana e Filipe

  2. José Rui Fernandes

    Olá Adriana e Filipe. Claro que sei quem são. Aliás, por coincidência perguntei pelo Filipe ao Vasco esta semana (ou seria a semana passada?).
    Já estive a ver os sites, mas tenho de lá ir com mais calma. Também vi as fotos no Onexposure. Obrigado por terem passado (ainda há outro o Jardinagem.org).

    É estranho terem encontrado o site no Flickr. Já não vou lá há meses. Aparece quarta (dia 11, 18h00) para a inauguração da expo do James Sturm.

  3. Adriana e Filipe

    Deves ter perguntado ao Vasco “Há quantos meses estão estas coisas na caixa do Filipe?” :)
    Vou ver se passo lá nesta semana ou na outra até porque ainda não conheço as instalações novas.
    Também já vimos o Jardinagem.org e o Quotes on Horticulture. Não dá para fazeres uma versão em português deste último?

    (O Onexposure é muito elitista, nem sabemos como é que aquelas três entraram)

  4. José Rui Fernandes

    Não, nem sabia disso — e até me surpreende. O Vasco é muito protector dos que valem a pena, não disse nada também.

    Para já não queria fazer versão em português. Mas queria autores portugueses traduzidos, não há voluntários?

    O Onexposure é muito elitista, nem sabemos como é que aquelas três entraram

    Pois, foi por isso que lá fui. Não sei se lhe chamaria elitista (enviei meia-duzia de fotos e não entraram, portanto até estou à vontade). Não acho negativo há demasiado lixo muito material na internet. Cada vez estou mais convencido que é necessária edição. Selecção. Curadoria.

  5. Adriana e Filipe

    Desculpa fugir do tópico deste “post” mas é só para acrescentar que concordamos que deve haver edição e selecção na net e que apesar de o Onexposure também não estar completamente livre de “panelinhas”, a qualidade das fotos lá publicadas está muito acima da média geral.

  6. José Rui Fernandes

    Imagino que não, mas é como dizes está muito acima da média. E na minha opinião tem outra vantagem — depois de entrar as fotografias são bastante vistas (no Flickr um anónimo demora décadas a atingir os mesmos números).

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.