Um jardim perfeito

Flor amarela
Ando aqui numa experiência… Depois da época de chuva intensa, tenho jardinado regularmente e entre jardim da casa e do escritório (ao lado), chegará a 150 metros quadrados? Duvido. Mas que seja, também não vou agora medir nem interessa assim muito.
Interessa, que como área total, é pequena. A juntar a isso, tenho muitos vasos (talvez 100 ou mais). De terracota (entre portugueses e italianos) e de plástico, de árvores que quero levar para o Sargacal (este ano zero). É esse o universo.

Se há particularidade que salta à vista nos livros e revistas de jardinagem, são os jardins onde está tudo impecável, ao ponto de não existir uma planta desalinhada ou uma folha no chão. Verdadeiramente “garden porn”, como diz a Gayla Trail. Algo que sempre achei que falta nesse livros e revistas, é uma apresentação da mão-de-obra e maquinaria necessária para manter um jardim tão perfeito. Muitas vezes penso que são realmente jardins de fantasia, que não existem no dia a dia, preparados como se prepara uma modelo para uma sessão fotográfica. Estes mundos de fantasia não são exclusivos da jardinagem, ou da moda. Vivemos tão rodeados de fantasia e de imagens impossíveis que já nem distinguimos da realidade.
Apesar de tudo, na horticultura, quem faz dá muito valor a quem consegue realmente ter um jardim, um quintal, uma horta cuidada. Porque não é fácil. O jardim sem manutenção é uma treta inacreditável, se bem que se pode sempre tentar a versão selva dessa tão almejada variante da jardinagem.
A minha experiência, consiste em saber se mantendo uma regularidade invejável, consigo chegar a algo remotamente parecido com um jardim fantasioso para a fotografia. Com os cães é impossível chegar a “garden porn”, já nem peço tanto.
A que propósito vem isto… Vem a propósito de uma fotografia que considerei casual de uns vasos para Chelsea 2009, num horto com uma área de gravilha. E nessa fotografia casual, diabos me levem se há uma folha no chão. Fico na dúvida se prepararam o local para a fotografia, neste caso julgo que não, é o estado natural. Não sei como é que vou conseguir algo parecido. A sério que não.

Uma resposta para“Um jardim perfeito”

  1. Ana Silva Fernandes

    Pessoalmente, nunca gostei de jardins muito arrumadinhos, gosto de uma situação intermédia, com partes mais tipo selva.
    O cãozinho é atrevidote, pelos vistos, implicou mesmo com aquele vaso, o maroto! Mas tem a sorte de poder andar à solta, como eles tanto gostam.

  2. Ana Silva Fernandes

    Concordo inteiramente, o que quis dizer era precisamente isso! Que tem a sorte de ter donos que gostam dele.
    Sempre gostei de cães vivaços, mesmo com as diabruras que inventam.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.