Muitas joaninhas

Joaninhas
O meu pai chamou-se para ver as favas. Carregadas de piolheira e… joaninhas. Nunca vi tantas juntas na minha vida. Cheguei a ver 19 ao mesmo tempo. Todas em grande actividade, incluindo a “fazer como as abelhas”. Parece que a guerra química está suspensa para já… Claro que se as pontas tivessem sido cortadas a tempo, talvez as favas se safassem. Agora quero observar de perto o que se vai passar. Vou procurar ovos e larvas. — Aliás, agora que consultei a internet, sei que já vi ovos — se bem que em grupos que não serão de mais que meia dúzia (julgo que deviam ser mais numerosos).
Não posso deixar de sentir que isto é resultado do meu trabalho destes dois ou três últimos anos. Sinto-me bem ao ver estas joaninhas todas.
Se assistirem a uma proliferação de fotografias de joaninhas nos próximos tempos, não se admirem. É que estou verdadeiramente entusiasmado.
Mais fotografias depois do salto.

Joaninhas

Joaninhas

Joaninhas

Joaninhas

Joaninhas

Uma resposta para“Muitas joaninhas”

  1. Esteva

    Eina, tantas! Então é por aí que elas andam… :) Eu também tenho visto algumas, mas nunca mais do que uma de cada vez e em dias separados. Tenho as dálias com piolho (ou coisa parecida), pode ser que tenha a mesma sorte que tu.

    Parabéns pelas joaninhas e pelas fotos!

  2. José Rui Fernandes

    Então é por aí que elas andam…

    Hehe.
    Obrigado. Mas não há joaninhas que cheguem para tanto afídio. Daqui a um mês já deve haver uma nova geração! Quero ver se é este ano que elas vencem.

  3. bárbara silva

    tenho um pequeno jardim, e gostaria de introduzir joaninhas como população residente, como devo fazer, onde as posso encontrar para as introduzir pois elas não andam por estes lados!(Vila Nova de Gaia – Porto)
    Alguém me pode ajudar?
    obrigada

  4. José Rui Fernandes

    Cara Bárbara, já tinha respondido mas por alguma razão não ficou…
    Eu não introduzi joaninhas. Elas apareceram nesta quantidade ao fim de uns poucos anos sem utilizar químicos. Não há razão para que não apareçam noutros lados.

  5. Veronica Lopes

    Eu moro num ultimo andar e tenho um terraço.
    Pode dizer-me onde comprar joaninhas? E os ninhos?
    Muito obrigada
    Veronica

  6. Muitas joaninhas | Quinta do Sargaçal

    […] se conseguir convencer os vizinhos a desistir dos insecticidas. Infelizmente há uma geração que nem vendo se acredita ou faz o mínimo para modificar os hábitos e práticas erradas, que são as únicas que dizem […]

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.