Muitas joaninhas (continuação)

Larva de joaninha e afídios
Depois das muitas joaninhas que apareceram nas favas pejadas de piolheira e dos ovos que consegui localizar, choveu, arrefeceu e as joaninhas desapareceram praticamente todas primeiro e de seguida mesmo todas.
Passada cerca de uma semana, andava a observar a laranjeira quando dei com esta larva de joaninha a fazer o que as larvas de joaninha fazem. Entretanto, nas favas…

Joaninha Coccinella bipunctata
…apareceu uma nova colónia de joaninhas. Os mais atentos já repararam nas diferenças. Uma difícil de identificar pelas fotografias, é o menor tamanho. Outra, muito evidente, é que estas são Coccinella bipunctata e as anteriores eram Coccinella septempunctata (vejam).
Não sei o que isto significa, ou se tem algum significado especial. Entretanto já vi mais duas variedades por aqui. As joaninhas só vivem durante seis meses, talvez tenham morrido depois de se reproduzirem e isso explique terem desaparecido.

Joaninha Coccinella bipunctata
Tinha esperança de poder observar o processo de desenvolvimento dos ovos, mas o meu pai mandou arrancar as favas, julgo que antes que as novas joaninhas pudessem nascer. Tinha-lhe dito o tempo necessário (cerca de cinco semanas entre ovos, larva, pupa e novos indivíduos), mas não adianta nada. Como as larvas não têm meios para grandes locomoções, estão dependentes de alimento perto. Tenho dúvidas que no estrume tenham sobrevivido, ainda por cima com galinhas por perto. É assim que as coisas são.

2 Responses to “Muitas joaninhas (continuação)”

  1. Teresa

    É por isso que às vezes é interessante manter plantas infestadas por perto, de preferência com afídios diferentes dos que atacam as nossas plantas, elas servem como refúgio de auxiliares!
    (Mas isto é um bocado controverso :) )

Deixe uma resposta

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.