Literatura céptica

Um anónimo inteligente deixou num comentário do Ambio uma lista de 450 artigos sujeitos a arbitragem científica supostamente escritos pelos cépticos climáticos. É um número impressionante e o Miguel B. Araújo achou curioso — porque suponho eu —, tanto quanto se sabe, artigos sujeitos a arbitragem científica a negar o aquecimento global são muito poucos.
Para seu espanto, encontrou na lista um artigo da sua própria autoria (PDF)! Não um artigo negacionista, mas um artigo (na verdade correspondência para a revista) onde os autores não criticam a base científica do artigo comentado da revista Nature mas sim o tratamento mediático que este recebeu na imprensa. Para os profissionais da desinformação, que depois utilizam estes droids anónimos e inteligentes para fazer o trabalho sujo, basta compilar artigos às centenas, porque sabem que ninguém os vai ler. E mesmo que sejam desmascarados posteriormente, como têm sido com a regularidade de um relógio suíço, sabem que os desmentidos aparecem sempre em letras pequenas e o ruído já circula por todo o lado. É isto o “cepticismo”.

E onde está a lista dos artigos? No blogue do senhor Watts, meteorologista reformado, negacionista profissional, que pelos vistos não lê o que publica. Apesar disso, a lista é útil. Por exemplo, muitos dos artigos (mais de 80?) são da revista Energy & Environment editada por Sonja Boehmer-Christiansen uma negacionista de longa data. A arbitragem científica nesta revista é contestada e não faz parte da lista do ISI (Institute for Scientific Information). Outros são antigos e com dados desactualizados. Outros já foram respondidos e que conste provados errados (porque não se inclui tudo na discussão?). Outros, como o do Miguel B. Araújo, só com grande imaginação (leia-se distorção) podem ser considerados negacionistas e como esse há outros que não passam de correspondência. O que sobra? Se sobrar alguma coisa, agradeço que me informem. Publico aqui.

Uma resposta para“Literatura céptica”

  1. Lowlander

    Quando Einstein primeiro publicou a sua teoria da Relatividade Geral tambem foi criada uma destas listas intitulada:

    – “100 cientistas contra Einstein”

    A resposta de Eistein foi:

    – “Se eu stivesse realmente errado, um bastaria.”

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.