Combater a geada com lenha e carvão

Aquecimento de pomar com fogareiros a carvão
Na Standard Cyclopedia of Horticulture de L. H. Bailey, deparei-me com estas imagens que considero extraordinárias. Há cerca de 100 anos (esta edição é de 1915), considerava-se aquecer o ar em volta das fruteiras para as manter a salvo do gelo e da geada. Este é um método que segundo Plínio o Velho (Gaius Plinius Secundus), já os romanos praticavam há 2.000 anos.
Aqui estão ilustrados 50 fogos a carvão ou a lenha por acre (4.000 metros quadrados).

Aquecimento de pomar com lenha
Embora muito esteja por fazer, já muito se fez pela eficiência energética e sempre considerei uma má ideia andar a lutar com as plantas. A diversidade é tão grande que temos à nossa disposição milhares de espécies adaptadas ao nosso clima.
Isto passava-se há relativamente pouco tempo, são vidas e práticas tão diferentes que nem parece a mesma civilização.
Mas algo me ocorreu… pois, devia ter imaginado… o método ainda hoje é utilizado, mas a gás propano. E nesta quinta (Trout Creek Orchard) até dizem que é uma agricultura sustentável… Nunca tinha imaginado tal coisa.

Uma resposta para“Combater a geada com lenha e carvão”

  1. José Rui Fernandes

    Eu tenho de compreender a agricultura. Está sujeita a todo tipo de desastres. E quando não está, colheitas abundantes acabam por ser vendidas ao desbarato ou vão para o lixo porque ninguém na sociedade enfartada passa a comer mais por ser ano de abundância.

    Mas reconheço que o mercado está tão distorcido pelos subsídios que se justificava um recomeçar do zero. Uma reavaliação do que custa o quê.

  2. SERGIO ANTONIO DE SANTI JUNIOR

    Gostei muito da matéria. Caso for possível gostaria de obter mais detalhes de como funciona a mistura (lenha e carvão), tipo se precisa-se adicionar mais algum elemento.
    Parabéns! Obrigado!

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.