Vale a Pena

Lameiro da Gracía
Infelizmente tenho de concluir que apesar de ter plantado muitas árvores no Sargaçal, digamos mais de 800, a maior parte não sobreviveu. Muitas das que sobrevivem estão fracas e no geral, visto por este prisma, foi uma experiência bastante desoladora. Mas terá sido mesmo?
Não. Nada pode estragar a experiência que foi plantar aquelas árvores. Eu não sabia o futuro, se sobreviveriam ou não. É um facto que esperava que sim, muitas não conseguiram, terei de plantar mais. Gostei muito de andar todos aqueles dias a plantar árvores durante vários anos. Há muitas que morrem, mas bastaria ter sobrevivido uma e já teria valido a pena.
Este pequeno bosque no Lameiro da Gracia, está a ficar bonito.

Uma resposta para“Vale a Pena”

  1. antonio

    Pois é pena, tanta árvore que não vingou.
    Uma pergunta pertinente me surge. Será que não foram regadas na época da canícula?… Tal como um bébé nos primeiros anos após a plantação devem ser acariciadas.

    (antonio)

  2. José Rui

    Foram regadas, principalmente nos primeiros anos de maior entusiasmo e principalmente castanheiros que se revelaram bem frágeis, se bem que em adultos são grandes e fortes árvores.
    As florestais, como diz um amigo engenheiro florestal — a floresta não é regada. Mas aquilo é uma terra arenosa que é obra e no Verão a água desaparece.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.