As árvores vêm do ar

Richard Feynman é provavelmente a mente mais brilhante desde Eisntein, entre os 10 maiores cientistas do nosso tempo deve estar de certeza. Eu adoro ver os pequenos filmes em que ele explica conceitos por vezes simples, mas que na verdade o são para nós porque nunca pensamos verdadeiramente neles (até porque se pensássemos, a maior parte seria de facto inconcebível). Adoro a clareza e o entusiasmo que transparece nas filmagens.
Contra aquilo que parece ser o senso comum, as árvores não extraem do solo a sua massa por vezes colossal, mas sim do ar. Com água que eventualmente também cai do céu e energia do Sol, conseguem extrair praticamente toda a sua massa, cerca de 95% formada por carbono, directamente do ar. Do CO2, sendo o oxigénio um inestimável subproduto do processo. Já tinha reparado nisso, porque tenho árvores em vasos que há muito superaram a massa do solo contido no vaso (que de facto continua lá em grande parte). Vejam Richard Feynman a explicar o fogo e as árvores.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.