Espuma

Espuma na levada

Espuma na levada

Não gostei de ver esta espuma na água da levada. Raramente ou nunca é bom sinal. Não é inteiramente verdade o que se diz nesta reportagem, que o Rio Bestança não tenha fontes de poluição em grande parte do seu percurso. A agricultura (agro-química) é uma enorme fonte de poluição em todo o Mundo, designadamente o escoamento de fertilizantes industriais para as linhas de água. Gigantescas zonas mortas existem em lagos e no mar à conta desses fertilizantes. A nossa nascente de baixo tem a água a saber a derivados de petróleo e a única coisa que me ocorre é a fertilização dos campos acima.

Uma resposta para“Espuma”

  1. A. Filipe Maçarico

    A espuma pode ser duma fonte poluente, mas existem várias plantas que antigamente se usavam em substituição do sabão e a sua classificação em latim vem normalmente com saponaria como o aloe saponaria, estas plantas contêm um composto saponina (?) (estou escrever sem consultar, podem daqui sair alguns erros) que se extrai da planta batendo as folhas em água, esta é a ideia por alto que tenho, mas há ervas nativas que têm essa caracteristica.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.