Sementeiras à janela

Sementeiras à janela

Resolvi semear super-cedo Manjericão-limão, Ocimum x citriodorum1; Manjericão-vermelho, Ocimum basilicum ‘Atropurpureum’ e Ervilha-de-cheiro, Lathyrus odoratus. Como não tenho estufa, coloquei os vasos no parapeito (interior) de duas janelas do escritório. É uma experiência, porque é de facto muito cedo no caso do Manjericão.
Como substrato utilizei como base um saco da Jardiland, onde misturei húmus de minhoca da Siro — que desta vez trazia minhocas que tentei retirar e colocar nos meus próprios compostores —, um pouco de perlite e um pouco vermiculite.

  1. Também vejo chamarem Ocimum basilicum ‘Citriodora’, mas não a Jekka McVicar que é grande especialista em aromáticas. []

Uma resposta para“Sementeiras à janela”

  1. José Rui

    Há um livro em português “O Poder das Ervas Aromáticas”, acho que é da Civilização/DK. Não o tenho visto, até gostava de o ter.
    A Jekka tem o Herbetum que é uma ideia bem boa, gostava de o visitar, mas cada vez saio menos.
    O Manjericão é suposto ser uma anual, devia dar semente e morrer — aqui, nestas duas variedades aconteceu isso. Mas as plantas também surpreendem.

  2. Paula

    Eu li sobre o Herbetum. Mais do que lá ir gostava de fazer um :) Os ingleses são mestres na arte de jardins. Constroem-nos com planeamento mas de forma a parecerem selvagens e naturais. Cheios de requinte e sensibilidade.

    Sair faz tão bem!!! :)

    O livro também não conheço mas já consegui alguns na Wook, mesmo esgotados. Têm um excelente serviço (pelo menos tinham, já não compro há algum tempo)
    http://www.wook.pt/product/facets?palavras=O+Poder+das+Ervas+Arom%C3%A1ticas%E2%80%9D. Experimenta contactá-los.

    Ah! E é dela, não tinha reparado! Não o vi no site ou está com outro nome “Complete Herb Book”?

  3. José Rui

    Também gostava de fazer um Herbetum… se calhar faço, em breve, porque vou ter espaço!
    Sair faz bem, não digo que não, mas: a) Tomei e vou tomando decisões conforme vou vivendo, que são mutuamente exclusivas — no sentido que não dá para tudo, o dinheiro e o tempo; b) Sou franco, cada vez gosto mais de estar em casa e ainda espero gostar mais no futuro, porque é onde passo a maior parte da vida e é em casa principalmente que me quero sentir bem (em casa!).

    O Livro, sendo da DK, deve ser o “New Book of Herbs”. (E é mesmo que já confirmei.)

  4. Sementeiras | Quinta do Sargaçal

    […] Das sementeiras à janela (de Janeiro), germinaram apenas dois Manjericão-vermelho que estão raquíticos, não vale a pena tentar tão cedo sem aquecimento. Vou repetir tudo. As Ervilhas-de-cheiro já repeti, voltaram a não germinar, se continuar assim vou considerar as sementes que tenho inviáveis. […]

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.