Laura (1944) (13) +

Laura

— McPherson you won’t understand this… but I tried to become the kindest, the gentlest… the most sympathetic man in the world.

Laura

— Have any luck?
— Let me put it this way.

Laura

— I should be sincerely sorry to see my neighbor’s children devoured by wolves.

Realizado por Otto Preminger. Adorei este filme. Gene Tierney é de uma beleza difícil de descrever, Dana Andrews é um excelente acompanhante (também em Where the Sidewalk Ends) e de Vincent Price… que dizer? Muito bom filme.

5 Estrelas

The Fifth Element (1997) (14)

Realizado por Luc Besson. Revi com as crianças… já só se aguenta por um fio, a idade — a minha, ou a do filme — começa a ser evidente.

4 Estrelas

The Duke of Burgundy (2014) (15)

Realizado por Peter Strickland.

2 Estrelas

45 Years (2015) (16)

Realizado por Andrew Haigh.

4 Estrelas e meia

Carol (2015) (17)

Realizado por Todd Haynes.

4 Estrelas

Independence Day (1996) (19)

Realizado por Roland Emmerich. Só de me lembrar que fui ver isto ao cinema… recordo-me de já na altura ter achado extremamente divertido os aliens terem sido derrotados por um vírus informático introduzido por um Macintosh (notório ainda hoje por ser pouco achacado), que felizmente se ligou à rede vinda de outra galáxia sem qualquer problema — isto numa altura em que a Microsoft dominava e os Macs até nas redes terrestres tinham alguma dificuldade em penetrar. Agora ao rever “em família”, reparo que é um filme idiota, mas as crianças gostaram e apesar de tudo ainda está uma estrela acima dos filmes idiotas mais contemporâneos.

2 Estrelas

Kiss of Death (1947) (20)

Realizado por Henry Hathaway. Nada como um clássico noir para as coisas entrarem nos eixos, infelizmente julgava que iria gostar mais.

3 Estrelas e meia

Murder, My Sweet (1944) (21)

Realizado por Edward Dmytryk.

4 Estrelas

Love (2015) (23)

Realizado por Gaspar Noé. Admiro a liberdade criativa que infelizmente acabou por não conseguir sair do mundano e do banal, se bem que nesta sociedade em que vivemos, sexo e banalidade se tenham tornado praticamente sinónimos. É quase desesperado Noé ter colocado o personagem Murphy — que por incrível conveniência está em Paris a estudar cinema — a verbalizar exactamente quais as suas intenções para este filme. Música de Éric Satie, a sério? Gostando muito, aqui não gostei nada, deu a todo filme uma aura de cliché que não consegui evitar sentir — ou então é genial, o mundano e o banal, juntam-se ao lugar comum.

3 Estrelas

The Killers (1946) (24)

Realizado por Robert Siodmak. Tal como Laura, The Killers consegue surpreender-me numa época em que já nada me surpreende.

4 Estrelas e meia

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.