Praga odiosa

Palmeira

Palmeira em Julho de 2015.

Palmeira-de-leque atacada pelo escaravelho

Palmeira-de-leque atacada pelo escaravelho.

Ainda me chateei para manter esta palmeira de pé, mas foi inglório, o odioso Escaravelho-vermelho (Rhynchophorus ferrugineus) tratou de a liquidar este Verão. É uma pena, tinha uns 30 anos e estava enorme (daí a vontade permanente de a deitar abaixo). Era uma Palmeira-de-leque (não sei a espécie), o que indica claramente que o escaravelho avança agora para diversas variedades para além da habitual Phoenix canariensis. Uma tristeza isto.

Escaravelho-vermelho

Escaravelho-vermelho, Rhynchophorus ferrugineus.

Ninho de Escaravelho-vermelho

Ninho de Escaravelho-vermelho.

Uma resposta para“Praga odiosa”

  1. Péssima ideia | Quinta do Sargaçal

    […] Quando vieram abater a palmeira dos meus pais, acabei por pedir para deixarem dois sacos de serrim. Como é serrim limpo e livre de doenças, achei que depois de secar serviria para utilizar como “castanho” nas diversas pilhas de composto. O problema é que os escaravelhos que eventualmente habitavam a palmeira voltaram às dezenas e instalaram-se no serrim. Hoje esmaguei duas dúzias ou mais (isso é positivo, funciona quase como armadilha), mas isto revelou-se uma péssima ideia. […]

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.